Pular navegação

Relatório do terceiro dia - plano aberto, fechado e livre

Ajuda

Relatório do terceiro dia - plano aberto, fechado e livre

Hoje nós decidimos trabalhar em cima de um texto apenas, aquele elaborado no primeiro dia que introduz o Design Livre. O objetivo era conseguir definir melhor o Design Livre para que pessoas que chegassem no meio do processo conseguissem visualizar como contribuir. 

A Drica Veloso, por exemplo, participou da conferência conversando com a gente sobre seu envolvimento na comunidade Estúdio Livre e Metareciclagem, comunidades estas que desenvolvem também projetos de Design Livre. Ela compartilhou com o livro uma parte de sua monografia que trabalha com o tema Open Design.

No fim do dia, tivemos uma inevitável discussão do que é Design para a partir dela, definir o que é Design Livre. Tomamos a noção de design enquanto plano. Muitas pessoas definem Design como uma preparação, um planejamento para uma ação coordenada. A execução não seria Design. Porém, no Design Livre, o plano é revisto constantemente, não é possível tal separação entre planejamento e execução. Então, chegamos a 3 modelos de planos:

Pra entender esse diagrama, explicamos no vídeo abaixo.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.