Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

 

PROJETO PARA

MAPEAMENTO

DOS GRUPOS CULTURAIS DE ITAETÊ

 

 

ANO 2019

 

 

Responsável Técnica: Cris Alves

Te.: (71)  9.9952 9753

Coordenação Geral:  Lisias Azevedo

 

 

 

APRESENTAÇÃO

O Projeto Mapeamento dos Grupos Culturais de Itaetê será coordenado pela CASA DE CULTURA E CIDADANIA ROSA PRETA - Amigos da Terra, em parceria com o GRÃO DE LUZ E GRIÔ; Terá  o Apoio da SECULT/BAHIA e pretende estabelecer parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura do município de Itaetê; já confirma também a continuação da parceria com o Instituto Intercidadania/Pontão de Cultura Digital Iteia.net.

Objetiva fomentar a valorização tanto da identidade quanto da diversidade cultural local, utilizando-se de um processo educativo integrado que possibilitará além do mapeamento, a formação de agentes de cultura multiplicadores que possam a partir daí contribuir com o município no reconhecimento e pertencimento de seu patrimônio cultural.  De certo que os resultados dessa ousada proposta vai contribuir também com a consolidação de uma política de valorização da cultura popular e tradicional que vem sendo defendida e celebrada na Bahia e em nível de Brasil pela Ação Griô.

Tem ainda a finalidade de contribuir como material de pesquisa a ser disponibilizado no Acervo da Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta, bem como em formatos digitais nas Plataformas do Iteia. Net e Corais.org. O projeto visa mapear: grupos culturais tradicionais; Comunidades Tradicionais; Manifestações culturais, grupos musicais, samba de roda, capoeira e outras danças tradicionais, mestres da cultura popular, práticas tradicionais como:

parteiras, benzedeiras, contadores de histórias; saberes e fazeres que se reúnem no município em particular nas zonas rurais.

Como faremos isso? Organizaremos a execução do projeto em fases distintas que compreendem:  a) Preparação de material e desenvolvimento de um plano de trabalho; b) Realização de oficinas integradas para capacitação dos agentes de cultura/multiplicadores c) Pesquisa de Campo;  d) Sistematização dos dados coletados e) finalização de produtos e por fim f) apresentação pública dos resultados. Utilizaremos o potencial de comunicação dos agentes culturais,

jovens e adultos compreendendo a faixa etária de 16 a 28 anos que serão capacitados por meio das referidas  oficinas integradas.

Três oficinas integradas estarão previstas para o alcance dos objetivos conforme abaixo:

1) Oficina introdutória sobre Cultura Popular e Ação Griô – promovendo a interação e conhecimentos básicos dos processos culturais, conceitos e dimensões da cultura; destacar e localizar historicamente e geograficamente a formação dos grupos tradicionais e manifestações culturais do município e a sua releitura no âmbito  da Ação Griô e como esta se estabelece como caminho da valorização da identidade e ancestralidade no processo político cultural.  Fase importante para que os agentes culturais possam compreender a tarefa do mapeamento com  mais propriedade e compromisso.

 2) Oficina de Introdução a Pesquisa de Campo   - voltada para o conhecimento e reconhecimento dos saberes locais;  possibilitando contato com as definições e conceitos e utilidades da pesquisa e  uso de ferramentas específicas a exemplo do georeferenciamento   proporcionando a percepção de pontos  importantes a serem considerados para um resultado em cartografia  cultural e como se dará a coleta e sistematização dos dados; 

3) Oficina de Comunicação Colaborativa e uso de plataformas virtuais  - onde permitirá o aprendizado do uso de  plataformas de comunicação e interatividade;   construção de  conteúdos; registros;  e  banco de dados para repositórios a partir da coleta de informações na pesquisa de campo e por fim traduzir  em apresentação pública por meio de multimídias.

O envolvimento com a comunidade se dará inicialmente através da seleção dos  Agentes Culturais; na relação com as escolas e organizações da sociedade civil,  órgãos do poder público municipal  que demonstrarem interesse pelas atividades  meios e fins específicos e posteriormente na organização da apresentação pública e difusão dos resultados e produtos finais. 

O projeto aponta como foco das atividades: 

Despertar o Interesse pela Pesquisa – voltada para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio cultural  e  saberes locais;

Qualificação de Informações –  contornada com  o  exercício da cidadania,  respeito  humano  e respeito as diversidades culturais, profissionalismo e  boa comunicação;

Produção – habilidades e valorização das  ações que organizam a cultura popular,  as  arte  e  os aspectos  de logísticas  para atividades  locais.

Difusão - importância da comunicação e socialização do conhecimento adquirido;

Intercâmbio - habilidade e valorização da integração entre as pessoas, grupos,  órgãos do municípios, setores da sociedade e redes sociais.

Aspectos Metodológicos Gerais

A metodologia a ser empregada nesse projeto consistirá no desenvolvimento de atividades em três distintas linhas de atuação, quais sejam:

  • Ações articuladas de educação para a cidadania e diretos culturais;
  • Ações articuladas ao processo de educação para sustentabilidade cultural/empreender na cultura;
  • Ações articuladas ao processo de educação para o planejamento,  e gestão e produção  colaborativa

As técnicas

As técnicas são específicas cada oficina trás no seu elenco de conteúdos material didático-prático para apreensão pelos agentes culturais.

Instrumentos a serem empregados

Equipamentos específicos mas que estão no cotidiano dos jovens, computadores, celulares e outros eletrônicos  requerendo do aprendizado o domínio básico da sua tecnologia.

Aspectos Metodológicos de destaque  

a) Envolvimento dos agentes de cultura/multiplicadores de forma constante num processo de construção do conhecimento e operatividade grupal;

  1. b)  Incentivá-los a um processo de gestão e produção colaborativa que vai do planejamento das ações, cuidados com o compromisso de prazos e qualidade do trabalho a ser desenvolvido.

 

LOCALIZAÇÃO

A sede da  Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta fica situada na.Cidade de Itaetê Bahia.

 

OBJETIVO PRINCIPAL

O projeto tem como objetivo principal: fomentar a valorização da identidade cultural local e tornar de conhecimento público a existência de grupos culturais e de tradição oral, saberes e fazeres no município de Itaetê.   Propõe na sua  dimensão  contribuir com a consolidação de uma política de valorização da cultura popular e tradicional, celebrado na Bahia e no Brasil como Ação Griô. 

 

Objetivos Específicos

  • Resignificar a aprendizagem proporcionando a compreensão da realidade social e cultural onde os agentes culturais estão inseridos criando possibilidade de valorização da identidade cultural, da diversidade e sentimento de pertencimento;
  • Contribuir com a valorização da cultura popular em particular com a tradição oral, permitindo uma atuação das escolas utilizando-o como material didático;
  • Instigar o interesse no desenvolvimento de outros projetos no município que envolvam os mestres e griôs identificados na comunidade envolvendo  as escolas localizadas no município e adjacências;
  • Possibilitar a compreensão da tradição oral existente nos distritos e o impacto social a partir do deslocamento destas comunidades tradicionais para os centros urbanos;
  • Desperta; para a valorização do saber, da cultura e ancestralidade. Nesta avaliação, a proposta sugere levar para a escola a contribuição da tradição oral incentivando a comunidade desenvolver a capacidade crítica, a valorização da cultura, que não pode e nem deve ser apenas substituída pelas tecnologias ou simplesmente pelo vazio.
  • Por fim reorganizar no tempo e no espaço as pessoas que trazem suas histórias de vida, seus saberes, onde estão localizadas nas comunidades,  neste caso fazer com que a comunidade passe a valorizar o bem cultural de memória e contribua com a sua preservação;

 

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

Participação da Comunidade – Facilitar a participação do público interessado juntamente com os agentes de cultura nas atividades introdutórias que abordará o processo cultural de Itaetê e a Ação Griô, e fará a apresentação pública do projeto. No segundo momento dessa dinâmica promover a identificação dos agentes culturais interessados na execução do projeto.

Pesquisa orientada dos grupos culturais tradicionais; Comunidades Tradicionais; Manifestações culturais, grupos musicais, samba de roda, capoeira e outras danças tradicionais, mestres da cultura popular, práticas tradicionais como parteiras, benzedeiras, contadores de histórias; saberes e fazeres.

Comunicação colaborativa e uso de multimídia

Uso do portal interativo Iteia.net no cadastramento dos grupos tradicionais e seus componentes, bem como  divulgando as atividades, registros de memórias etc.,  num exercício de produção de conteúdos, notícias  de forma

autônoma mas consolidando a socialização dos resultados através da comunicação em rede.

Justificativa

Estamos, com a execução da presente proposta, atendendo a necessidade de valorização dos processos culturais e memórias impetrado pela Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta  - considerando o legado deixado pela Figura simbólica da Mestra Rosalina Maria de Jesus, nome popular “Rosa Preta”   até então não tão bem compreendida pelos habitantes  do município.

Compreendendo que a socialização de informações sobre o processo de conformação dos grupos culturais tradicionais, seus saberes e fazeres podem contribuir com uma nova postura de valorização da cultura local  ainda que no  intuito de mobilizá-los na busca de políticas públicas locais que compreendam a cultura como principal vetor de desenvolvimento das  comunidades.

É certamente a oportunidade de concretizar uma maior visibilidade para o município como pertencente a um espaço geográfico que o qualifica no Território de Identidade Cultural da Chapada Diamantina.

Visando a contribuição da própria comunidade na construção da cartografia cultural de Itaetê a partir de referenciais conceituais e de pertencimento  enquanto forma de construção do conhecimento e de trocas  de saberes e experiências com as mais variadas comunidades,  irradiando desta forma práticas produtivas que promovam   ainda mais a auto-estima, a solidariedade e criando novas formas de interações mesmo frente a um cenário adverso.

Justificamos também pela confiança depositada na liderança local nos  formadores de opiniões  que consideram a cidade um elemento importante para incentivar o  

turismo cultural.  É com base nessas premissas que a Casa de Cultura e Cidadania Rosa Preta aposta na importância do presente projeto dando o pontapé inicial para identificar Itaetê no mapa e perfis de Cidade de Importância Cultural para o Estado da Bahia.

De forma qualificada,  o projeto toma  como ponto de partida valores que definem e explicam na suas práticas cotidianas e aposta  também na viabilidade de execução de projetos futuros na mesma linha de atuação da  educação, cultura e turismo. 

Operacionalização  (Anexo o cronograma físico-financeiro)

                                                                             

Tempo de execução

O tempo estimado para realização inicialmente  foi estimado em  04 (quatro)   meses  contando a partir do mês de março/2019

Período de execução

Início: a partir da  Assinatura do Convênio com  o Grão de Luz  / Março 2019

Término:  junho/2019

ETAPAS DE TRABALHO

1 – Sensibilização dos envolvidos através da capacitação da equipe e conhecimento do

      Projeto;   

2 – Aquisição de Material e  preparação de material didático;

3  –  Produção das Oficinas - 

3.1 - Realização da Oficina no. 01 -  Cultura e Ação Griô

3.2 – Realização da Oficina  02  -

3.4 - Pesquisa de campo; coleta e sistematização de dados;  acompanhamento dos

         agentes culturais pesquisadores

3.5  – Realização da Oficina 03  -

5 –  Finalização de Produtos

6 -  Apresentação Final dos Resultados

7 – Relatório e Prestação de Contas.

PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO CULTURAL

Tipo do Produto

Quantidade Projetada

Locais de Distribuição

 

Cartografia

1.000  (exemplares)

200

100

100

100

300

100

100

 

Casa de Cultura Rosa Preta

Secretaria de Educação

Secretaria de Cultura e Turismo

Secult Bahia

Grupos culturais Escolas

Bibliotecas

Comércio

 

 

 

Conteúdos virtuais

 

 

03 plataformas

Iteia

Corais

Sites oficiais Locais

 

 

Vídeo / DVD

 

 

200  cópias

Casa de Cultura Rosa Preta

Secretaria de Educação

Secretaria de Cultura e Turismo

Secult Bahia

Grupos culturais Escolas

Bibliotecas

 

 

Relatório

 

20  cópias

Casa Rosa Preta

Grãos de Luz

Secult Bahia

Iteia

Prefeitura Municipal

  PLANO DE DIVULGAÇÃO

PEÇAS DE DIVULGAÇÃO

- SPOT - Para rádio

- CARTAZ

- FOLDER INSTITUCIONAL

- MATÉRIA JORNALISTICA PARA

  •  Rádio
  •  Iteia
  •  Redes Sociais

10 -  PLANO DE DIVULGAÇÃO

 A  -  Acompanhar o desenvolvimento do projeto  contemplando  matérias

             jornalísticas com:

- entrevistas com os coordenadores e participantes do projeto

- com as instituições que vão dar apoios institucionais e efetivar parcerias;

- com entidades educacionais e entidades da rede de relacionamento;

B  – RÁDIOS - Utilizar os espaços de informe cultural e entrevistas das Rádios oficiais e comunitárias (meio spot, entrevistas)

C - Folderes Institucionais – distribuídos qualitativamente. 

D  - CARTAZ - As peças serão colocadas em pontos estratégicos, contando com os  apoios.

E  Portal Interativo  Iteia. Net e demais redes sociais 

 

Informações complementares

Casa de Cultura Rosa Preta  - Tel.:

http://www.corais.org/mapeamentoitaetebahia/dashboard

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Principal
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.