Corais migra para um servidor dedicado

Graças a doações generosas dos coletivos iTEIA, Colabor [at] tiva [dot] PE, Soylocoporti e Oxe Hacklab a Plataforma Corais migrou para o servidor dedicado Blue Moon 4 da Dreamhost, no plano mensal.

Desde que começou a Teia da Diversidade estávamos enfrentando uma sobrecarga que praticamente impedia o uso da plataforma. O servidor tinha que ser resetado com frequência e cada vez que isso acontecia os textos colaborativos abertos tinham dados corrompidos e ficavam inacessíveis. Veja no gráfico abaixo o aumento considerável na carga do servidor compartilhado em que estávamos.

servidor_corais_teia.png

Acredito que esse novo servidor aguente o tranco da Teia e o crescimento da plataforma por mais alguns meses. Futuramente, podemos ainda fazer upgrades para servidores dedicados mais poderosos na Dreamhost mesmo, caso consigamos aumentar nossa arrecadação. Uma possibilidade também é organizar um crowdfunding para cobrir os custos por um ano.

O servidor dedicado irá permitir o desenvolvimento de novas funcionalidades que exigem um pouco mais de processamento. Uma novidade já implementada é o chat para até 60 usuários simultâneos. O chat anterior suportava apenas 10 pessoas conectadas. Nesse novo chat há 3 salas de reunião, além da sala pública.

É importante frisar que a sustentabilidade da Plataforma Corais depende de seus habitantes. Se essas doações de hospedagem não acontecerem nos próximos meses, teremos que voltar ao servidor compartilhado, muito mais devagar.

Para fazer uma doação, siga o link no rodapé da página. O meio de pagamento é Paypal, que aceita cartão de crédito internacional ou débito bancário nos seguintes bancos: HSBC, Itaú e Bradesco. Como a doação é feita direto ao servidor de hospedagem, nós não podemos gastar tudo em cachaça!

Comentários

#1

Olá, Fred e demais

Fiz uma doação de U$100 pelo Paypal, em nome da FLACSO Brasil - Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, para contribuir com a hospedagem do CORAIS.

Peço a gentileza de confirmar se o pagamento foi mesmo direcionado a esta nossa querida Plataforma, pois o sistema de pagamento via PayPal não informa isso.

Valeu! Que venham mais contribuições!

#2

Olá Luana! Muito obrigado pela contribuição! Chegou sim. Posso esperar regularidade nessa doação? De quanto em quanto tempo?

#3

Agradeço a confirmação!

O que consigo prever hoje é mais uma contribuição dessas até o final do ano de 2014. 

Estamos discutindo na FLACSO formas de apoiar mais regularmente a plataforma e caso tenhamos novidades, comentarei aqui!