Tipos de projetos - templates

Quando se cria um novo projeto, pode se escolher alguns tipos de projetos, que já vem configurados com certas ferramentas habilitadas e um painel diferente. Alguém teria alguma ideia para outros tipos de projetos?

captura_de_tela_2014-08-25_as_19.50.50.png

Acho que essa opção pode ser bem interessante para ajudar quem está começando a escolher as ferramentas mais indicadas para o seu projeto e não ficar com tudo habilitado. Eu percebo alguns padrões de projetos, mas não saberia dizer que tipo de ferramentas seriam as mais adequadas, até porque na maioria das vezes os projetos habilitam tudo:

  • Produtora cultural colaborativa
  • Grupos de trabalho

Além das ferramentas pré-selecionadas, a gente poderia ter também uma seção específica na Ajuda do Corais sobre como desenvolver esse tipo de projeto.

Comentários

#1

Essa ideia é excelente! Mas não saberia sugerir agora, teria que ver a partir do que os grupos que customizam paineis costumam fazer em novos projetos. Ideias?

#2

Salve Fred, Gonzatto e demais integrantes da Comunidade MetaDESIGN,

Acho muito boa a idéia de acrescentarmos um modelo de projeto customizado com o conjunto de ferramentas que contemple as demandas de intrumentais e metodologias da tecnologia social das produtoras culturais colaborativas, isso facilitaria para coletivos que desejam criar ambientes virtuais na plataforma CORAIS para gerenciar este tipo de empreendimento criativo.

Neste caso eu considero que temos o caso do Movimento ConchATIVA e da Universidade LIVRE de Teatro Vila Velha que são ambientes virtuais de Produtoras Culturais Colaborativas que utilizam um modelo comum de configuração no CORAIS e poderia ser inicialmente o modelo a ser disponibilizado aos usuários que optam por esta configuração de projeto.

Nestes projetos temos apenas o módulo de cursos desabilitados, talvez podemos incluir o de mapa mental também como uma opção inicialmente não ativa pois ainda é dificil utilizar a ferramenta por usuários menos experientes.

Ao analisar estes dois casos encontrei nesta configuração uma solução que me permite criar instrumentos e adotar metodologias da tecnologia social para gestão coletiva de seis áreas do empreendimento: Produção, Gestão , Educação, Comunicação, Memória e Economia.

Acho importante também indicar para os usuários que criam projetos, os tutoriais do CORAIS disponíveis na árvore do conhecimento que contemplam as ferramentas de colaboração e as metodologias de uso da funcionalidade de moeda social.

#3

Eu fico pensando se não seria mais interessante para as Produtoras Culturais Colaborativas começar gradualmente. Acho que não tem nada mais intimidador do que ver todos aqueles ícones de uma vez. Quais seriam as ferramentas básicas para começar? Será que a Moeda Social é tão importante assim para todas as produtoras?

O sistema pode exibir mensagens de aviso quando acontece alguma coisa, por exemplo, o projeto já conta com 20 tarefas concluídas. A mensagem pode sugerir uma ferramenta nova a ser habilitada, por exemplo moeda social. "Você quer saber como criar uma economia solidária à partir da execução de tarefas? Clique aqui e aprenda mais sobre moeda social."

Outra mensagem interessante é avisando "Você acabou de criar um projeto de Produtora Cultural Colaborativa. Quer aprender como organiza as pessoas assim? Veja essa página na Árvore do Conhecimento".

Isso tem que ser pensado com cuidado, do ponto de vista do usuário. Eu posso implementar essas ideias, mas pensar essas ideias não requer habilidade de programação, ou seja, todos podem participar.

#4

Salve Fred,

Acho mto boa sua sugestão do processo ser gradual, mas com o usuário tendo a liberdade (como tem hoje) de a qualquer momento habilitar todas funcionalidades e começar a aprender testando as ferramentas disponíveis.

Sugiro então seguirmos no fluxo de fazer os tutoriais e depois pensarmos na ordem e no conjunto minimo.

A tecnologia social oferece um conjunto de metodologias que podem ou não ser implementadas, adaptadas ou agregadas a outras já existentes no grupo. Então a moeda social não é obrigatória, é apenas um dispositivo a mais que o grupo pode utilizar se isso fizer sentido territorialmente. Por exemplo se no territorio, ja existe uma moeda social que circula em formato fisico, nao faz sentido o grupo criar uma nova moeda, e mto mais interessante entrar na economia local já existente.

O módulo de votação e sugestão so faz sentido se o grupo adotar metodologias de tomada de decisão que se apoiem nestes intrumentos complementares aos encontros presenciais. Então realmente inicialmente é dificil prever qual o cenário que o ambiente virtual vai atender.

Sua proposta interativa possibilita oferecermos caminhos e o grupo percorrer de acordo com seus interesses. Topo seguir pensando estes cenários aqui no grupo e tentarmos contruir uma configuração de projeto que não se limite a mais um item no radio button que temos atualmente.