Pular navegação

1ª reunião com o grupo

Ajuda

1ª reunião com o grupo

Hoje foi realizada a primeira reunião com o grupo que vai realizar as atividades participativas do Arcaz. 

Para começar a reunião, foi feita uma intodução a respeito do Design Participativo, ressaltando seus aspectos éticos/filosóficos que devem basear nossas atividades, especialmente:

  • Todos os participantes devem ter voz ativa no projeto.
  • Todos os participantes são criativos e podem contribuir.
  • O processo de design participativo é um processo de aprendizado mútuo.
  • Design Participativo é sobre vislumbrar um futuro possivel.

Foi ressaltado, também, a diferença em relação a outras prática que envolvem o "usuário", como aquelas do design centrado no usuário. Basicamente, nestas práticas tradicionais, o usuário é visto como uma fonte de informação para o designer/programador, uma forma de alcançar as metas de eficiência e facilidade de uso que o projeto impõe. No caso do Design Participativo eficiência e facilidade de uso são colocadas em segundo plano, consideradas consequências do envolvimento pleno do usuário, que deve contribuir para que o design atenda efetivamente suas necessidades. Para isso, ele deve ter o mesmo papel decisório que todos os envolvidos no processo, inclusive os designers/programadores.

Após a apresentação, os participantes presentes foram convidados a utilizar o Arcaz, para familiarizar-se com os problemas e oportunidades do sistema. Os participantes foram divididos em dois grupos e receberam a tarefa de incluir no sistema dois conjuntos de materiais, um sobre Pandas e outro sobre Coalas (vocês podem ver os materiais ao acessar o Arcaz - http://arcaz.dainf.ct.utfpr.edu.br/rea/). Além disso, foi solicitado que construissem, a partir dos itens, coleções e uma exposição. Finalmente, os grupos deveriam acessar o Arcaz do ponto de vista dos usuários e ver como as informações são apresentadas. Esse exercício proporcionou uma primeira experiência de uso com o sistema e a identificação de alguns problemas/oportunidades para trabalharmos nas próximas etapas.

Infelizmente não foi possível contar com vários participantes na reunião de hoje, por isso ficou combinado que a primeira atividade de design participativo será realizada na próxima reunião. Aqueles que tiverem possibilidade, podem trabalhar com o sistema usando um dos dois usuários criados para a prática, usando a área de login do Arcaz (http://arcaz.dainf.ct.utfpr.edu.br/rea/admin/)

usuário: grupoA | senha: grupoA   /   usuário: grupoB | senha: grupoB

abraço a todos!

Comentários

#1

Apenas passando, obrigado pelo informe da reunião!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.