Pular navegação

Acompanhamento (Shadowing)

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Conhecimento
Cartão do Conhecimento
Acompanhamento (Shadowing)
Acompanhamento (Shadowing)
Acompanhar o usuário durante a execução de suas tarefas do dia-a-dia, observando especialmente as ações inconscientes. O shadowing é útil para perceber como uma atividade depende de outra, como as pessoas reagem a situações inesperadas e que tipo de soluções criam para manter seus compromissos em dia.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Acompanhamento (Shadowing)

Shadowing consiste em acompanhar um usuário durante a execução de suas tarefas do dia-a-dia, observando suas ações conscientes ou inconscientes. O observador não interrompe o usuário, apenas observa o que ele está fazendo à distância. Em momentos de pausa, o observador faz perguntas ao usuário para compreender suas motivações.

Observar é uma forma eficaz de se entender determinados contextos quando um usuário não consegue descrever o que ele faz diante de uma determinada situação ou o que ele pensa e faz. 

Objetivo

Shadowing é usado para perceber como uma atividade depende de outra, como as pessoas reagem a situações inesperadas e que tipo de soluções criam para manter seus compromissos em dia. Estas informações são utilizadas para compreender demandas específicas e criar produtos e serviços que se encaixem na rotina do usuário.

Como aplicar o método

Acompanhe o usuário ou um grupo de pessoas afim de observar e entender seu dia-a-dia, interações e contextos. Com isso é possível enxergar hábitos e outras coisas que dificilmente poderia ser detectado através de outro método.

Tutorial em vídeo

Passo a passo

  1. Para fazer um shadowing, você precisa encontrar um usuário disposto a ser seguido durante um dia típico de sua rotina. Escolha um local onde estejam pessoas que poderiam utilizar os produtos ou serviços que você está pensando em desenvolver. Aborde as pessoas faça o pedido sem medo. Algumas pessoas irão negar, porém, isso não deverá te desanimar. Você pode seguir conhecidos seus, porém, evite seguir um amigo, pois ele irá ficar distraído com sua presença.
  2. Shadowing consiste em acompanhar um usuário durante a execução de suas tarefas do dia-a-dia, observando suas ações conscientes ou inconscientes. O observador não interrompe o usuário, apenas observa o que ele está fazendo à distância. De vez em quando, quando o usuário está descansando, o observador faz perguntas ao usuário para compreender suas motivações.
  3. Enquanto o usuário executa suas atividades, o observador tira fotos, toma notas e faz perguntas em momentos apropriados.
  4. A maneira mais fácil de organizar os dados é enviar as fotos para o computador e substituir os nomes dos arquivos por uma legenda que descreve o que o usuário está fazendo.

Exemplo de aplicação do método

Seguindo uma prestadora de serviços gerais que conserta tudo na casa e até mesmo pinta paredes.

Seguindo uma pessoa fazendo compras.

https://

Os alunos do Faber-Ludens acompanharam o grupo cultural Odori.

http://www.slideshare.net/ViviDelvequio/pesquisa-de-campo-grupo-de

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos