Pular navegação

Observação Sistemática

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Observação Sistemática

Observação Sistemática é um método utilizado para compreender como funciona uma determinada atividade ou tarefa. O pesquisador observa as etapas de um processo, as ferramentas utilizadas, as dificuldades que aparecem, as conversas e resultados do trabalho.

A Observação Sistemática é guiada por um objetivo definido, uma coisa que se deseja saber sobre aquela atividade. A observação é feita repetidas vezes até que se tenha suficiente evidências para afirmar tal coisa. 

A Observação Sistemática pode ser utilizada para fazer Mapeamento Comportamental, Análise da Tarefa ou Análise da Atividade.

Fly on the wall

A técnica Fly on the Wall consiste no pesquisador agir como se fosse uma mosca na parede: ele apenas observa e registra o comportamento do usuário na execução da atividade, sem interferir em suas ações.

Esse técnica, indicado para uma fase mais inicial da pesquisa, é eficiente para ver o que de fato os usuários fazem numa situação real, e como se comportam dentro desse contexto, ao invés de apenas aceitar e confiar em suas opiniões e observações acerca da tarefa, ou mesmo em suposições por parte do designer.

Além disso, trata-se de um método de baixo custo, que possibilita observar e analisar questões acerca da usabilidade de um artefato específico, e também para análise de determinada tarefa.

As principais diferenças deste método para com o teste de usabilidade, por exemplo, são no ambiente e na forma de interação com o usuário. Enquanto no teste de usabilidade o ambiente é controlado e monitorado e há um profissional que fica ao lado do usuário para atendê-lo, no método Fly on the Wall o ambiente é o próprio ambiente de uso do artefato ou realização da tarefa, e não há interação do observador com o usuário.

Aplicando este método numa sala de cirurgia, os designers da IDEO acompanharam um transplante de órgão, o que lhes permitiu incorporar idéias para um dispositivo de transporte que estavam desenvolvendo.

Este outro exemplo mostra com detalhes a aplicação deste método e os resultados obtidos.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos