Pular navegação

Recomendações de usabilidade de Dul & Weerdmeester

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Recomendações de usabilidade de Dul & Weerdmeester

Recomendações que incluem os objetos de interfaces físicas. 

------

Recomendações de usabilidade apresentadas por Dul & Weerdmeester

DUL, J. WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgar Blücher, 1991.

Apresentação: Diálogo Homem-Máquina Diálogo homem-máquina é definido como sendo uma comunicação de duas vias entre o usuário e o sistema, a fim de atingir um determinado objetivo. Nos últimos anos, os sistemas que permitem esse tipo de diálogo têm evoluído muito, aumentando a efetividade, eficiência e a satisfação do usuário.

1. O diálogo deve ser adequado à tarefa

O diálogo é considerado adequado à tarefa, quando permite que o usuário alcance o objetivo de forma efetiva e eficiente. Algumas características típicas desse princípio são: - o sistema deve apresentar, ao usuário, apenas os conceitos relacionados com as atividades do usuário no contexto da tarefa em execução; - qualquer atividade necessária ao sistema, mas não relacionada com a tarefa do usuário, deve ser executada só pelo sistema; - os formatos de entrada e de saída devem ser especificados de modo que se ajustem à tarefa.

2. Faça o diálogo autodescritivo

Um diálogo é autodescritivo quando o sistema fornece, a cada passo, o retorno (feedback) de informações ao usuário ou quando o mesmo pode pedir informações adicionais. Algumas características típicas desse princípio são: - após qualquer ação do usuário, o sistema passa a gerar informação de feedback. - as explicações ou feedback fornecidos pelo sistema ajudam o usuário a ter uma compreensão melhor do diálogo;

- se houver erros, o usuário deve ser imediatamente informado, se possível, dando alternativas para o prosseguimento.

3. Faça o diálogo controlável

O diálogo é considerado controlável quando o usuário tem possibilidade de direcionar o curso das interações até que o objetivo seja atingido. Algumas características desse tipo de sistema são: - a velocidade da operação não deve ser ditada pelo sistema

- deve haver possibilidade de desfazer a última etapa executada, com interações reversíveis; - a forma de apresentar dados de entrada e de saída deve estar sob controle do usuário, não o obrigando a executar operações desnecessárias, por exemplo, digitar 000123 no lugar de 123.

4. O diálogo deve atender as expectativas do usuário

Pode-se considerar que um diálogo atende às expectativas do usuário quando está de acordo com o seu nível de instrução, conhecimentos, experiências e as convenções normalmente aceitas. Esse tipo de diálogo caracteriza-se por: - os comportamentos exigidos no diálogo devem ser coerentes. Por exemplo, o término deve ocorrer sempre da mesma forma, seja com um enter ou return ou simplesmente nada;

- os termos usados devem ser familiares ao usuário, com o uso de uma só língua. Por exemplo, não se deve misturar termos em português com inglês, a não ser no caso de termos técnicos consagrados como ‘software’.

5. O diálogo deve ser tolerante a erros

Um diálogo é tolerante a erros quando, apesar dos erros evidentes de entrada, o processo pode ser mantido com apenas algumas ou nenhuma correção, até chegar ao resultado. Para isso, deve ter as seguintes características:

- os erros devem ser apresentados ao usuário, com orientações para que o mesmo possa corrigi-los.

- o sistema deve ter dispositivos para prevenir erros do usuário;

- as mensagens sobre erros devem ser apresentadas de forma objetiva e construtiva. Essas mensagens não devem ter nenhum julgamento de valor do tipo “esta entrada não tem sentido”.

6. O diálogo deve ser adaptável a indivíduos

Um diálogo é considerado adaptável aos indivíduos, quando o sistema admite mudanças para se adaptar ao nível de conhecimento e às necessidades individuais.

As características principais desse tipo de diálogo são: - a quantidade de explicações necessárias pode ser ajustada para o nível de

conhecimento do usuário; - o usuário tem possibilidade de incluir seu próprio vocabulário para designar

objetos ou ações; - o usuário tem possibilidade de modificar a velocidade do processo, de acordo

com sua própria velocidade.

7. O diálogo deve ser adaptável à aprendizagem

Um diálogo é adaptável à aprendizagem quando fornece meios, orientações e estímulos ao usuário, durante a sua fase de aprendizagem. As principais características necessárias são:

- deve haver informações de help sempre que o usuário necessitar;

- o sistema deve ser organizado de modo a criar familiaridade, por exemplo, tendo padrão pra localização de mensagens e uma disposição constante dos elementos na tela.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos