Pular navegação

Organizando uma Entrevista / Focus Group

Organizando uma Entrevista / Focus Group

A pesquisa é uma etapa importante no desenvolvimento do projeto e tem o objetivo de entender melhor o usuário, seus anseios, objetivos e comportamentos.

A proposta inicial de pesquisa era de montar um questionário bastante objetivo e rápido de ser preenchido para que informações dos hábitos de consumo de HQs e da intimidade com dispositivos móveis High-end.

Mas em uma consideração mais profunda sobre essa pesquisa, chegou-se a conclusão que seu resultado seria muito superficial e informações mais sutis sobre o modelo mental do público alvo não poderiam ser observados. Basicamente o questionário cai na modalidade de pesquisa quantitativa que deve ter uma amostra significativa pra indicar qualquer tendência e portanto, não seria muito útil ao projeto.

A nova proposta é conversar com algumas pessoas que considerarmos mais próximas do público-alvo (que podemos deduzir por um estudo de personas). A conversa será no modelo de entrevista em profundidade, com um roteiro pré-estabelecido mas não impositivo, que dê liberdade criativa e de diálogo entre entrevistado e pesquisador.

Dependendo do tempo disponível para a pesquisa e da disponibilidade dos entrevistados, iremos organizar um grupo focal (http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/DIAS%20Grupo%20Focal.pdf, http://...) que poderá ser presencial ou online por vídeo-conferência (por google hangout ou skype). Grupos focais trazem um resultado mais completo que a entrevista individual porque exite no grupo uma sinergia de ideias, que com a devida moderação, eleva a qualidade da discussão, deixando a pesquisa mais rica.

- Este documento visa a elaboração do roteiro de entrevista.

Você edita o conteúdo do texto na aba "Ver". A aba "Editar" serve apenas para o título. Para mudar sua cor de edição, clique no ícone de pessoa à direita. Caso você veja uma mensagem de erro sobre cookies, libere o rastreamento entre sites nas configurações do Safari.

Comentários