Pular navegação

Importância da Ergonomia para a saúde do trabalhador.

Ajuda
Licença do Projeto
Todos os direitos reservados.
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Conhecimento
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Importância da Ergonomia para a saúde do trabalhador.

A Ergonomia é uma area de conhecimento que estuda a relação entre o homem e a máquina. Ela tem por objetivo, sempre adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador e a partir de métodos avaliativos, cuidar para que não aconteça o contrário.

Sendo conhecida também como " Engenharia dos Fatores Humanos", ela visa o desenvolvimento e aplicações de técnicas eficientes e seguras para o desempenho das atividades laborais, no intuito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador dentro do ambiente de trabalho e por consequência aumentar a produtividade e eficiência das tarefas. Dentre seus objetivos básicos estão: oferecer conforto ao trabalhador e prevenir acidentes de trabalho; prevenir patologias específicas para determinados tipos de tarefas laborais. Esses procedimentos contribuem também para a diminuição do cansaço.

Benefícios da Ergonomia:

  •  Redução do número de afastamentos e ausências: Como já exposto, a ergonomia reduz o número de afastamentos por problemas de saúde e acidentes de trabalho, uma vez que é responsável pela saúde e bem estar dos funcionários. 

  •  Diminuição de desperdício: A garantia de saúde e bem estar durante o trabalho proporcionados pelas técnicas ergonômicas favorecem na diminuição do desperdício de matéria prima e demais materiais utilizados na empresa. O ambiente laboral saudável assegura trabalhadores motivados e atentos com a tarefa exercida.
  •  Melhoria na qualidade de vida: Investir em ergonomia é investir na qualidade de vida das pessoas, uma vez que, através de exercícios e métodos, há a diminuição no número de acidentes de trabalho e ausências por afastamentos.
  • Valorização profissional: Os benefícios acarretados pela ergonomia proporcionam o sentimento de valorização profissional por parte dos colaboradores. Quando as pessoas recebem suporte para exercerem suas funções, existe o sentimento de reconhecimento que influencia em sua permanência na empresa.
  •   Produtividade: Com a redução no número de ausências, as entregas dos clientes são feitas dentro do prazo estipulado. O cliente satisfeito resulta em mais pedidos e oportunidades de produção para a empresa.

Para mais informações sobre a Ergonomia dentro do ambiente de trabalho acesse:http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm

Pré-visualizarAnexoTamanho
exercicio-laboral.jpg148.34 KB
Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos