Pesquisar sobre o projeto GNU

Boa noite pessoal,  segue nossa primeira atividade online, vocês realizaram uma pesquisa e vão postar um resumo com imagens aqui no corais.org sobre o Projeto GNU.

Se baseiem nestas perguntas para a elaboração do resumo:

- O que é?

- Quando surguiu?

- Quem criou?

- Qual sua importância e dê exemplos.

Data final de entrega: 07/05/2015.

Boa pesquisa.

Comentários

#31

Em 04/05/2015 09:54, <mensagens [at] corais [dot] org> escreveu:

#1

 É um projeto com o abjetivo de criar um nono sistema operacional, em 1983 quase todos s softwares

#2

O projeto GNU foi iniciado em 1983 por Richard Stallman cientista do MIT , tendo surgido do desejo de criar aplicativos que fossem livres, não dependendo de um determinado sistema operacional para funcionar. O projeto teve sucesso pois vários profissionais que tinham trabalhado no desenvolvimento do sistema operacional Unix, não concordavam com o uso comercial dado ao sistema Unix. Criou-se uma fundação sem fins lucrativos e vários profissionais passaram a dedicar-se ao desenvolvimento e distribuição gratuíta desses aplicativos. 

A iniciativa trouxe vários benefícios, tornando possível que uma boa ideia possa se difundir e ser aprimorada.

O projeto continua a ser desenvolvido pois muitos programadores continuam o projeto inicial, trazendo inovações e compartilhando conhecimento.

#3

Projeto GNU é sistema operacional baseado em software livre. Surgiu 27 de setembro de 1983. Quem o criou foi Richard Stallman. A importância é para que todo podessem ter um software sem pagar na por isso.

#4

O Projeto GNU, Foi lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto. Na década de 1980, quase todo o software era proprietário,ou seja, ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários.Ai surgiu o projeto com o intuito de criar um sistema operacional, chamado GNU, baseado em software livre.

A palavra “livre” em “software livre” se refere à liberdade, não ao preço.Uma vez que você tenha o software, você tem quatro liberdades específicas ao usá-lo: a liberdade de executar o programa como você desejar; a liberdade de copiar e  dar aos seus amigos; a liberdade de modificar o programa como você desejar, por ter acesso total ao código-fonte e a liberdade de distribuir versões.

Exemplos:

  • GNOME
  • GNU Health
  • GNU Hurd
  • GNU MDK
  • GNU Octave 

#5

 

Projeto GNU foi lançado em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trababalho de desevolvimento de software iniciou-se em Janeiro seguinte. Hoje temos varios sistema operativos baseados exclusivamente no Software Livre que resoeitam a liberdade dos usuários dando direito de usar, compartilhar, estudar e melhorar o software para finalidade. 

#6

GNU é o nome de um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e que atualmente é mantido pelo Free Software Foundation. O Gnu surgiu quando Richard Stallman em 1984 estava com o objetivo de criar um 'Sistema Operacional completamente Software Livre.' Esse sistema GNU deveria ser compatível com o sistema operacional Unix, Porém ele não poderia utilizar o codigo de fonte. Então a parti de 1984, Stallman e varios programadores, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como os Editores de texto, Linguagem, etc. Em 1992 o sistema operacional já estava quase completo, mais restava o núcleo "Kernel" do sistema operacional. A importancia do GNU é, os codigos aberto e livres para todos usarem, exemplos de alguns programas desenvolvido pelo GNU: Autotools, Bash, Clisp, Bazaar, entre outros... 

 

#7

 GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto porsoftware livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários[1] . Foi iniciado por Richard Stallman, em 1983, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free Software Foundation.

#8

 Gnu 

Gnu é um sistema operacional tipo Unix que oferecer um sistema operacional que é tautalmente composto por Software- Livre . O Software repeita a liberdade dos usuarios . Surgiu em 1984 por Richad Stallman que tinha o objetivo de criar um sistema operacional com software - livre .O sistema operacional Gnu deve ser combatível com o sistema operacional UnixStllman e os programadores que abraçaram a causa desenvolvendo as principais persas de um sistema operacional com compilador de linguagem C, editores de texto, etc. A importância que todos podessam ter um software sem pagar nada tipo A palavra livre em software livre se refere à liberdade, não ao preço. Você pode ou não pagar para obter software do projeto GNU.

#9

Gnu

​O GNU foi um projeto lançado em 27 de Setembro, O objetivo do projeto era criar um sistema operacional parecido com o Unix,Chamado GNU , Totalmente baseado em Software- Livre. Por Richard Stallam em 1983 que atualmente é mantido pela Free Software Foundation{FSF}. Sua importância era mostrar a todos que o que costumamos chamar para por Linux,Não é apenas o Linux.Na verdade o que usamos ê uma Série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses Programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallmam.

#10

Pesquisa sobre o GNU
-O que é ?
Linux é um sistema operativo: uma série de programas que o deixam interagir com o seu computador e correr outros programas.

-Quando surgiu? 
 27 de setembro de1983.

-Quem criou? 
por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto.

Qual sua importância? 
Sua importância era mostrar a todos que o que costumamos chamar para por Linux,Não é apenas o Linux.Na verdade o que usamos ê uma Série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. 

#11

   P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); widows: 2; orphans: 2; }P.western { }A:link { color: rgb(0, 0, 255); }

O que é? Quando surgiu? Quem criou?

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários. É um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto. Já na década de 1980, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários. Isso tornou o Projeto GNU necessário. O objetivo do projeto é criar um sistema operacional, chamado GNU, baseado em software livre.

Qual a Sua Importância?

O Linux, em suma, não é um sistema operacional completo em sua essência, mas sim um núcleo que deu norte aos programas GNU para aí sim formar um sistema operacional completo. Um depende do outro e nós todos nos beneficiamos de ambos. Contudo, não apenas por utilizar os programas GNU, mas por concordância e respeito à filosofia e contribuições de Stallman deveríamos defender a terminologia GNU/Linux ao nos referirmos à esse sistema operacional, afinal (provavelmente) sem GNU não haveria Linux e sem Linux não haveria GNU.

Exemplos

  • GNU Hurd

  • GNU Health

  • GNU MDK

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); widows: 2; orphans: 2; }P.western { }A:link { color: rgb(0, 0, 255); }

 

#12

Projeto GNU

Projeto GNU ,em computação é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente FSF é a principal organização que patrocina o projeto.Já na década de 1980 quase todo o Software era proprietário ,o que significa que ele possuia donos Que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários .Isso tornou o projeto GNU necessario .O objetivo do projeto é criar um sistema operacional chamado  GNU,baseado em software livre, 200px-gnu-and-penguin-color_0.png                               È importante notar que quanto mais usuario usa um Software,quanto mais cria Arquivos nesse programa mais dependente fica dele ,e se desejar substituí-lo maior se torna o custo de substituição,o que reforçan a dependencia. EX: imagine alguém que publicou um artigo por semana em um jornal .E que foi guardando todos os arquivos em um programa editor de texto ,pois sempre os consulta .E que, subitamente ,esse programa muda,e que os arquivos criados não sejam mais aberto, Oque aconteceria ? O autor não teria mais acesso a seus proprios arquivos ? como poderia continuar  ? ,Ou seja ,quanto mais usa o programa ,mais a pessoa fica dependente daquele sistema e da quele progama
 
 

#13

O projecto GNU foi lançado em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trabalho de desenvolvimento de software iniciou-se em Janeiro seguinte. Hoje temos vários sistemas operativos baseados exclusivamente no Software Livre que respeitam a liberdade dos usuários dando a todos o direito de usar, compartilhar, estudar e melhorar o software para qualquer finalidade.

Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman.heckert_gnu_white.svg_.png

 

#14

O projeto GNU é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix” (GNU não é Unix) e também o nome do animal que representa o projeto, um mamífero grande de casco do gênero Connochaetes e nativo do continente africano.

Surgiu em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que o patrocina.

Embora o objetivo inicial do projeto tenha sido o sistema operacional GNU, o grande mérito dele tem sido a criação de vários programas livres e a divulgação da filosofia do software livre, que dá aos usuários destes quatro liberdades específicas: a liberdade de executar o programa como desejar; a liberdade de copiá-lo e dá-lo a quem quiser; a liberdade de modificar o programa como desejar, através do acesso total ao código-fonte e a liberdade de distribuir versões melhoradas e, com isso, ajudar a construir uma comunidade em torno do produto.

#15

  • Gnu é um sistema operacional totalmente livre, com o código fonte disponível aos programadores, e sem custos.
  • Surgiu em 1894
  •  ​​Richard Stallman Foi quem Criou.

gnu_1.jpg

#16

1;  o que e gnu ; e um sistema operacional baseado em um software livre

2; surgiu em 27 de setembro de 1983

3; criador Richerd Stallman

4; importancia ; mostrar a todos que oque e linux não e apenas linux na verdade e uma series de programas

ex; gnu mdk

babygnualpha.png

#17

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

1- O QUE É GNU Project desenvolveu um extenso conjunto de ferramentas de software livre para utilizar com Unix™ e sistemas operativos do tipo Unix tais como o Linux. Estas ferramentas permitem aos utilizadores executar tarefas que vão desde o mundano (como copiar ou remover ficheiros do sistema) ao arcano (como escrever e compilar programas ou editar de forma sofisticada numa variedade de formatos de documentos).

2-QUNADO SURGIUO GNU O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.

Uma grande razão de sucesso é seu equilíbrio entre sua produtividade e portabilidade.

Ele é dividido em 2 partes, a 1ª é o kernel, que é o núcleo do sistema responsável pela comunicação com o hardware e o 2ª são os programas e serviços que dependem do kernel para interação.

3-QUEM CRIUO O GNU Projeto GNU foi iniciado em 1984 por Richard Matthew Stallman, com o objetivo de desenvolver um sistema operacional totalmente livre, que garantisse algumas liberdades fundamentais aos usuários de computadores, liberdades essas que desde o início dos anos 80 vinham sendo tolhidas por empresas fabricantes de computadores, que pararam de distribuir o código fonte dos softwares que vinham instalados em suas máquinas, restringindo ainda a cópia e redistribuição destes softwares, numa tentativa de evitar que estes programas rodassem nos computadores de seus concorrentes.

4-Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman.

#18

Projeto GNU, em computação, é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto. O projeto criou seu microkernel chamado HURD e boa parte dos programas livres usados atualmente por alguns sistemas operacionais, principalmente as diferentes distribuições Linux. Assim, de acordo com a FSF, da união das aplicações, bibliotecas e ferramentas de desenvolvimento do projeto GNU e o kernel do Linux (programa responsável por alocar recursos e “conversar” com o hardware), obtêm-se o sistema operacional denominado GNU/Linux.

#19

O sistema operacional GNU é um sistema de software livre completo, compatível com o Unix. GNU significa “GNU's Not Unix” (GNU Não é Unix). Richard Stallmanfez o Anúncio Inicial do Projeto GNU em setembro de 1983. Uma versão mais longa, chamada de Manifesto GNU, foi publicada em março de 1985. O texto tem sido traduzido para várias outras línguas.

O nome “GNU” foi escolhido porque atende a alguns requisitos; em primeiro lugar, é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix”, depois, porque é uma palavra real e, finalmente, é divertido de falar (ou Cantar).

A palavra “livre” em “software livre” se refere à liberdade, não ao preço. Você pode ou não pagar para obter software do projeto GNU. De qualquer forma, uma vez que você tenha o software, você tem quatro liberdades específicas ao usá-lo: a liberdade de executar o programa como você desejar; a liberdade de copiá-lo e dá-lo a seus amigos e colegas; a liberdade de modificar o programa como você desejar, por ter acesso total ao código-fonte; a liberdade de distribuir versões melhoradas e, portanto, ajudar a construir a comunidade. (Se você redistribuir software do projeto GNU, você pode cobrar uma taxa pelo ato físico de transferir uma cópia, ou você pode simplesmente dar cópias de graça.)

O projeto que desenvolve o sistema GNU é chamado de “Projeto GNU”. O Projeto GNU foi concebido em 1983 como uma maneira de trazer de volta o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de computação nos seus primórdios — para tornar a cooperação possível novamente ao remover os obstáculos à cooperação impostos pelos donos de software proprietário.

Em 1971, quando Richard Stallman começou sua carreira no MIT, trabalhava em um grupo que usava exclusivamente software livre. Até mesmo empresas de informática frequentemente distribuíam software livre. Programadores eram livres para cooperar uns com os outros, e frequentemente o faziam.

#20

1. o que é projeto GNU ?  O sistema operacional GNU é um sistema de software livre completo, compatível com o Unix.

2.quando surguiu ? O Projeto GNU, Foi lançado em 27 de setembro de 1983 

3.quem criou ? Richard Matthew Stallman

4.qual a importancia e dê exemplos ? Sua importância era mostrar a todos que o que costumamos chamar para por Linux,Não é apenas o Linux.Na verdade o que usamos
 ê uma Série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux.
 
Ex :GNU Hurd e GNU Health.

#21

  Gnu é o sistema de software livre completo  compatível com o unix.  Ele surgiu dia 27 de setembro de 1983 por richard stallman é atualmente a fsf  é a principal organização que patrocina o projeto .este artigo tem por objetivo mostrar a todos  que o que costumamos chamar de linux,mas não é apenas um linux, verdade o que usamos é uma série de progamas que dependem de um kernel chamado linux.

#22

O que é?

o projeito GNU, é um sistema operacional baseado em um software livre.

Quando surgiu?

surgiu no dia 27 de setembro de 1983.

Quem criou?

Foi criado por Richard Stallman.

 Qual sua importância e dê exemplos?
mostrar a todos que oque e linux não e apenas linux na verdade e uma series de programas

Exemplos:

  • GNOME
  • GNU Health
  • GNU Hurd
  • GNU MDK
  • GNU Octave

#23

Linux é um sistema operativo: uma série de programas que o deixam interagir com o seu computador e correr outros programas. O desenvolvimento do que mais tarde se tornou GNU/Linux começou em 1984, quando a Free Software Foundation iniciou o desenvolvimento de um sistema operativo livre, ao estilo Unix, chamado GNU. Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman.

Resultado de imagem para exemplos de gnu

#24

Muitos usuários de computador utilizam uma versão modificada do sistema GNU todos os dias, sem perceberem. Através de uma peculiar reviravolta dos fatos, a versão do GNU que é largamente utilizada hoje é mais conhecida como “Linux”, conexão com o Projeto GNU.

O que eles acharam não foi nenhum acidente — foi o sistema GNU. O software livre disponível compôs um sistema completo porque o Projeto GNU já estava trabalhando desde 1984 para criar um. O Manifesto GNU definiu o objetivo de criar um sistema livre similar ao Unix, chamado GNU. O Anúncio Oficial do sistema GNU também ressalta alguns dos planos originais para o sistema GNU. Quando o Linux foi escrito, o sistema já estava quase acabado.

Se tentássemos medir a contribuição do projeto GNU dessa forma, o que concluiríamos? Um distribuidor de CD-ROM percebeu que em sua “distribuição Linux”, software GNU era o maior contingente único, por volta de 28% de todo o código-fonte, e isso incluía alguns dos componentes essenciais sem os quais não poderia haver sistema. O Linux representava por volta de 3%.

Por volta do início dos anos 90 nós agrupamos todo o sistema à parte do núcleo (e nós ainda estamos trabalhando em um kernel, o GNU Hurd, que executará em cima do Mach). Desenvolver esse núcleo tem sido bem mais difícil do que esperávamos, e nós ainda estamos trabalhando em sua finalização..

GNU - mesmo com fundos. Nós financiamos a reescrita das extensões da biblioteca GNU C relacionadas ao Linux, para que agora elas estejam bem integradas, e os novos sistemas GNU/Linux usam a versão corrente da biblioteca sem modificações. Nós também financiamos um estágio inicial do desenvolvimento do Debian GNU/Linux.

CURIOSIDADE: O PROJETO GNU FOI CRIADO EM 1985 E DESDE ENTÃO ESTA SENDO USADO E TAMBÉM É MAIS CONHECIDO COMO LINUX.

Resultado de imagem para o que é GNU

#25

1 -GNU é um sistema operacional

2 -criado por richerd stllman,começou

3 -em 27 de semtembro de 1983

4 -mostra a todos que linux na verdade e uma serie de programas

#26

GNU e um sistema operacional criado por Richard Stallman o sistema foi surgido em 27 de setembro de 1983 ja na década de 1980 ,quase todo o software que ele possuia danos que proibiam e evitava a cooperação dos usuarios

#27

GNU é um projeto que foi lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Mattheuw Stallmam, e que atualmente é mantido pela Free Software Foundation (FSF)

Como objetivo de desenvolver um sistema operacional totalmente livre. Essas que geralmente desde o início dos anos 80 vinha sendo por empresas em suas máquinas.

#28

1° O que e GNU ? 

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários1 . Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free Software Foundation.

2°̣ quando surgil o GNU ?

O sistema original GNU/Linux surgiu da fusão de dois trabalhos: o projeto GNU e o KERNEL Linux. A idéia fundamental do projeto GNU esta expressa "Manifesto GNU" escrito em 1985 por Richard Stallman. GNU é uma abreviatura em inglês auto-referente que explicitada torna-se GNU is Not Unix. Abaixo algumas palavras de Stallmann expressando suas idéias a respeito de programas livres:

3° qual a importãncia de exemplos do gnu

Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman.

#29

1° O que e GNU ? 

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários1 . Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free Software Foundation.

2°̣ quando surgil o GNU ?

O sistema original GNU/Linux surgiu da fusão de dois trabalhos: o projeto GNU e o KERNEL Linux. A idéia fundamental do projeto GNU esta expressa "Manifesto GNU" escrito em 1985 por Richard Stallman. GNU é uma abreviatura em inglês auto-referente que explicitada torna-se GNU is Not Unix. Abaixo algumas palavras de Stallmann expressando suas idéias a respeito de programas livres:

3° qual a importãncia de exemplos do gnu

Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman.

#30

O projeto GNU é um sistema operacional que é software livre, isto é, que respeita a liberdade dos usuários. Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral. Na década de 1980, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários. Isso tornou o Projeto GNU necessário.

#32

O PROJETO GNU  foi lançada em Setembro de 1983 por Richard M. Stallman para criar um sistema operativo completo de Software Livre. O trabalho de desenvolvimento de software.Hoje temos vários sistemas operativos baseados exclusivamente no Software Livre que respeitam a liberdade dos usuários dando a todos o direito de usar, compartilhar, estudar e melhorar o software para qualquer finalidade.O projecto GNU consiste em inúmeros pequenos sub-projetos mantidos por voluntários ou empresas ou combinações destas duas. Estes mesmos sub-projetos são também designados por "GNU projects" (projetos GNU) ou "GNU packages" (pacotes GNU).No início da década de 1990 muitos dos programas GNU estavam rodando em muitas plataformas Unix com muita gente envolvida no desenvolvimento dos projetos, porém eles ainda não haviam obtido êxito na construção de um Kernel
Esse Kernel é um programa central que serve basicamente para alocar e gerenciar recursos do sistema dando condições para que os outros programas sejam executados. Por volta de 1991 os envolvidos no Projeto GNU haviam substituído praticamente todos os programas necessários para o Sistema Operacional GNU
. mas ainda faltava um Kernel livre e de codigo aberto..Resultado de imagem para projeto gnu

#33

O projeto GNU é um sistema operacional que é software livre, isto é que respeita a liberdade dos usuários, Foi iniciado por Richard Stallman em 1984 e sua importancia mostra a todos que oque é linux não é apenas linux na verdade é uma serie de programas Resultado de imagem para gnu

#35

É um sistema operacional tipo UNIX cujo objetivo desde sua concepção e oferece um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre,isto é, que respeita a liberdade dos usuários.Foi iniciado por Richard Stallman em 1984.A palavra livre em software livre refere-se à liberdade não ao preço.Você pode ou n pagar para obter software livre.De qualquer forma uma vez que você tenha o software, você tem quatro liberdades específicas para usa-lo:a liberdade de execultar o programa como você desejar;a liberdade de copiá-lo e dá-lo aos seus amigos;a liberdade de modificar o programa como você desejar, por ter acesso total ao código-fonte; a liberdade de distribuir versões melhoradas e , portanto, ajudar a constrir a comunidade.

#36

GNU é um sistema operacional cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários1 . Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free software foundation.

Resultado de imagem para o que e gnu

#37

GNU é um sistema operacional que é software livre, isto é, que respeita a liberdade dos usuários. O desenvolvimento do GNU tornou possível usar um computador sem o software que iria atropelar a sua liberdade.

Recomendamos versões instaláveis ​​do GNU (mais precisamente, as distribuições GNU / Linux) que são inteiramente de software livre. Mais sobre GNU abaixo.

Screenshot do GNU
O que é o Movimento Software Livre?

As campanhas movimento do software livre ganhar para os usuários de computação a liberdade que vem com software livre. Software livre põe seus usuários no controle de sua própria computação. O software não-livre coloca seus usuários sob o poder do desenvolvedor do software. Veja a explicação de vídeo.
O que é Software Livre?

O software livre significa que os usuários têm a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

O software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "livre" como em "liberdade de expressão", não como em "cerveja grátis".

Mais precisamente, o software livre significa que os usuários de um programa ter as quatro liberdades essenciais:

    
A liberdade de executar o programa como quiser, para qualquer fim (liberdade 0).
    
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.
    
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
    
A liberdade de melhorar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos ao público, de modo que toda a comunidade beneficie (liberdade 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para isso.

A evolução da tecnologia e da rede fizeram uso destas liberdades ainda mais importante agora do que eram em 1983.

Hoje em dia o movimento do software livre vai muito além de desenvolver o sistema GNU. Consulte o site da Free Software Foundation para saber mais sobre o que fazemos, e uma lista de maneiras que você pode ajudar.
Mais sobre GNU

GNU é um sistema operacional Unix-like. Isso significa que é uma coleção de muitos programas: aplicativos, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento, até mesmo jogos. O desenvolvimento do GNU, iniciado em janeiro de 1984, é conhecido como o Projeto GNU. Muitos dos programas no GNU são liberados sob os auspícios do projeto GNU; aqueles que chamamos de pacotes GNU.

O nome "GNU" é um acrônimo recursivo para "Not Unix do GNU." "GNU" é pronunciado g'noo, como uma sílaba, como dizer "cresceu", mas substituindo o r com n.

O programa em um sistema Unix-like que aloca recursos da máquina e fala com o hardware é chamado de "núcleo". GNU é normalmente usado com um kernel chamado Linux. Esta combinação é o sistema operacional GNU / Linux. GNU / Linux é usado por milhões, embora muitos o chamam de "Linux" por engano.

Próprio kernel do GNU, O Hurd, foi iniciado em 1990 (antes do Linux foi iniciado). Voluntários continuar a desenvolver o Hurd, porque é um projeto técnico interessante.

#38

Projeto GNU, em computação, é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto. Já na década de 1980, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários. Isso tornou o Projeto GNU necessário.1 O objetivo do projeto é criar um sistema operacional, chamado GNU, baseado em software livre.
                         
                                    

#39

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre.

O desenvolvimento do GNU começou com Richard Stallman em 1984 com o objetivo de criar um "sistema operacional que seja completamente software livre". Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional Unix, porém não deveria utilizar-se do código fonte deste.

A partir de 1984, Stallman e vários programadores que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como, compilador de linguagem C, editores de texto, etc.

Resultado de imagem para o que e gnu

#40

projeto GNU palavra “livre” em “software livre” se refere à liberdade, não ao preço. Você pode ou não pagar para obter software do projeto GNU. De qualquer forma, uma vez que você tenha o software, você tem quatro liberdades específicas ao usá-lo: a liberdade de executar o programa como você desejar; a liberdade de copiá-lo e dá-lo a seus amigos e colegas; a liberdade de modificar o programa como você desejar, por ter acesso total ao código-fonte; a liberdade de distribuir versões melhoradas e, portanto, ajudar a construir a comunidade. (Se você redistribuir software do projeto GNU, você pode cobrar uma taxa pelo ato físico de transferir uma cópia, ou você pode simplesmente dar cópias de graça.)

O projeto que desenvolve o sistema GNU é chamado de “Projeto GNU”. O Projeto GNU foi concebido em 1983 como uma maneira de trazer de volta o espírito cooperativo que prevalecia na comunidade de computação nos seus primórdios — para tornar a cooperação possível novamente ao remover os obstáculos à cooperação impostos pelos donos de software proprietário.

o sistema operacional GNU é um sistema de software e livre completo.

#41

Progeto GNU

é um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e atualmente a FSF é a principal organização que patrocina o projeto. Já na década de 1980, quase todo o software era proprietário, o que significa que ele possuía donos que proibiam e evitavam a cooperação dos usuários. Isso tornou o Projeto GNU necessário.1 O objetivo do projeto é criar um sistema operacional, chamado GNU, baseado em software livre. p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

O sistema original GNU/Linux surgiu da fusão de dois trabalhos: o projeto GNU e o KERNEL Linux. A idéia fundamental do projeto GNU esta expressa "Manifesto GNU" escrito em 1985 por Richard Stallman. GNU é uma abreviatura em inglês auto-referente que explicitada torna-se GNU GNU não é Unix. O projeto GNU dispõe de seu próprio kernel, o GNU HURD. Atualmente se encontra em funcionamento, mas não está pronto para usuários. Existe uma estimativa que uma versão alfa esteja pronta em breve. Então o kernel do Linux tornou-se disponível. O projeto GNU é sem dúvidas uns dos grandes propulsores da popularidade do Linux.

Richard Stallman, que trabalhava como programador no Laboratório de Inteligencia Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um centro universitário de educação e pesquisa privado que é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia. A comunidade de programadores da qual ele fazia parte e que até essa época compartilhava softwares e códigos-fonte livremente, passou a se desintegrar, quando muitos programadores passaram a assinar acordos de não-divulgação, assim, concordavam em não compartilhar o código-fonte e informações técnicas dos programas com outros programadores. Stallman viu-se diante de uma situação em que teria de escolher entre fazer o mesmo, e ir contra seus princípios, ou desistir do mundo da computação, desperdiçando, assim, suas notáveis habilidades como programador. Chegou a conclusão de que o primeiro passo era começar por um sistema operacional livre, o qual poderia possibilitar a cooperação da comunidade de programadores novamente. Essa foi uma decisão ética que mudou a vida de Richard Stallman e de milhares de usuários de software, levando em consideração o fato de que hoje qualquer um pode ter acesso a softwares livres e sistemas GNU/Linux, que oferecem as liberdades fundamentais pelas quais Stallman lutou e luta até hoje.

É importante notar que quanto mais o usuário usa um software, quanto mais cria arquivos nesse programa, mais dependente fica dele, e, se desejar substituí-lo, maior se torna o custo de substituição, o que reforçan a dependência.

Por exemplo, imagine alguém que publicou um artigo por semana em um jornal. E que foi guardando todos os arquivos criados em um programa editor de texto, pois sempre os consulta. E que, subitamente, esse programa muda, e que os arquivos criados não sejam mais abertos.
O que aconteceria? O autor não teria mais acesso a seus próprios arquivos? Como poderia continuar?
Ou seja, quanto mais usa um programa, mais a pessoa fica dependente daquele sistema e daquele programa?
Portanto, há uma relação de poder entre o usuário e o fornecedor de software. E o usuário pode até ser criminalizado se decidir romper com esta relação, devido às leis sobre propriedade intelectual.
Então, Stallman iniciou um movimento para produzir um sistema operacional e programas que resguardassem aquelas liberdades que os programadores conheciam antes das restrições empresariais  e que rompesse com a submissão de um usuário à um fornecedor de software.

#42

Este projeto teve inicio em 1984, idealizado por Richard Stallman, e tem como objetivo criar um sistema operacional totalmente livre, com o código fonte disponível aos programadores, e sem custos.

O projeto GNU  já desenvolveu vários programas para o seu sistema, todos estes com código fonte livre e disponível na rede. Isto faz com que haja um trabalho de integração entre os usuários e os desenvolvedores, já que muitos dos usuários do GNU/Linux são também programadores.

#43

Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.

É um conceito contemporâneo que remete a uma proposta inovadora de desenvolvimento (econômico ou social), baseada na disseminação de soluções para problemas essenciais como demandas por água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente, entre outras.

As tecnologias sociais podem originar-se quer no seio de uma comunidade quer no ambiente acadêmico. Podem ainda aliar os saberes populares e os conhecimentos técnico-científicos. Importa, essencialmente, que a sua eficácia possa ser alcançada ou repetida por outras pessoas, permitindo que o desenvolvimento se multiplique entre as populações atendidas, melhorando a sua qualidade de vida.

São numerosos os exemplos de tecnologia social, indo do clássico soro caseiro até às cisternas de placas pré-moldadas que atenuam o problema da seca, passando pela oferta de microcrédito, ou ainda pelos Encauchados de Vegetais da Amazônia,que geram renda para populações indígenas e seringueiros, ao agregar valor à borracha nativa, entre outros.  

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gadoo.com.br/wp-conten...

#44

GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários1 . Foi iniciado por Richard Stallman, em 1984, e sua filosofia e Licença Pública Geral (do inglês, General Public License (GPL)) formam o foco original da Free Software Foundation.

No início da década de 1990 muitos dos programas GNU estavam rodando em muitas plataformas Unix com muita gente envolvida no desenvolvimento dos projetos, porém eles ainda não haviam obtido êxito na construção de um Kernel.

Esse Kernel é um programa central que serve basicamente para alocar e gerenciar recursos do sistema dando condições para que os outros programas sejam executados.

Por volta de 1991 os envolvidos no Projeto GNU haviam substituído praticamente todos os programas necessários para o Sistema Operacional GNU, mas ainda faltava um Kernel livre e de código aberto.

Eis que surge Linus Enquanto o Projeto GNU tentava desenvolver seu Kernel (Hurd) nos EUA, um Finlandês estudante da Faculdade de Helsinki desenvolvia por interesses pessoais algo que poderia ser a peça que faltava no quebra cabeças de Stallman: um Kernel que funcionasse e fizesse o que era necessário.

#45

O que é GNU? GNU é um sistema operacional tipo Unix cujo objetivo desde sua concepção é oferecer um sistema operacional completo e totalmente composto por software livre - isto é, que respeita a liberdade dos usuários.

Quando surgio? Surgio em 1984

Quem criou? Foi criado por Richard Stallman

Qual a sua importância? Mostra a todos que linux na verdade e uma serie de programas

Exemplos: GNU MDKO, GNU Linux