Pular navegação

segundo passo em direção da FT como parceira

Ajuda

segundo passo em direção da FT como parceira

Fromatamos o projeto para vairos potenciais caminhos de incentivo fiscal e varios financiadores...

Projeto: OCCA Digital

Data / período de realização do projeto:09/01/2012 a 30/06/2012 (06 meses)

Local de realização do projeto: Ilhéus/Bahia

Apresentação

OCCA DIGITAL é um projeto que reúne quatro principais ações, através de Oficinas gratuitas com Arte e Tecnologia, voltadas para mais de 500 crianças, adolescentes e jovens indígenas, em parceria com a Escola Indígena Tupinambá, a saber: Incubadora de Cultura Digital; Centro de Formação, Intercâmbios e Residências; Laboratório de Experimentação e Inovação; Agência Produtora de Arte, Tecnologia, Comunicação e Educação que, durante 06 meses de 2012, o qual propõe registrar, resgatar e divulgar a Cultura Indígena, com vistas à aproximação de índios para com a sociedade brasileira, valendo-se da internet, mídias locativas, celulares e rádios comunitárias, fomentando o fortalecimento da Lei 11.465/08, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, disponibilizando conteúdos e produtos (licenciados em Creative Commons) em site, blogs e redes sociais, capacitando professores e replicando a Tecnologia Social para 6 etnias indígenas .

Defesa de Inovação e uso de Tecnologia

Nativos Digitais. Uma geração que nasceu plugada. OCCA DIGITAL proporcionará aos seus participantes o acesso às novas tecnologias e equipamentos. Com celulares, GPS, produzirão um mapa da aldeia com suas atrações georeferenciadas. Fotografias 360° de uma farinhada, de uma tapa de taipa de uma casa, da vida quotidiana na aldeia. Os indígenas vão desenhar, scannear, modelar, compor mensagens artesanais digitais para baixar nos celulares, imprimir camisetas, como o próprio grafismo corporal (rituais de pintura com jenipapo), além de serem motivo temático para camisetas, wallpaper de computadores e celulares. Em Oficinas de animação, ensinaremos a remixar materiais naturais e pixels; tradição com inovação. O som de um maracá pode ser um ringtome – nativo digital.

Como o projeto impacta o público infantil e jovem?

Na OCCA DIGITAL, 15 jovens indígenas (10 Tupinambás e 05: Pataxó, Pataxó Hahahãe, Tumbalalá, Kariri-Xocó, e Pankararu) participarão de 10 oficinas, de 600 h/a (3h turma x 02 turmas x 05 dias semana x 04 semanas mês x 05 meses). Os 05 indígenas visitarão a OCCA em forma de residência e replicarão em suas aldeias. 500 crianças e adolescentes da Escola Tupinambá receberão aulas de informática sob a temática Arte Digital, além de serem alfabetizadas digitalmente. A OCCA receberá visitas de alunos de Ilhéus, Una, Buerarema, Itabuna e Salvador (BA); bem como organizará a saída dos indígenas da OCCA para participarem de ações educativas (escolas, universidades, seminários, encontros, pontos de cultura). Potencial de público: 3mil jovens indígenas (em curto prazo) e 100.000 internautas.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.