Pular navegação

Relatório do encontro realizado dia 02/10/2014

Ajuda

Relatório do encontro realizado dia 02/10/2014

Nesta reunião estiveram presentes Felipe, Heitor, Jatobá e Leilane.
 
De  forma a dar prosseguimento aos estudos sobre o painel de LEDs, Felipe conduziu a reunião nos mostrando como procederia a comunicação do Arduino com o driver de leds e sua respectiva comunicação com o painel em si. Planeja-se, não usar um Arduino inteiro, mas o chip Atmel separado, para baratear, consumir menos energia e não cair em subutilização do Arduino.
 
Através  de uma porta digital do Arduino, utilizaremos sua capacidade de comunicação serial para repassar as informações ao driver. Mas antes de utilizarmos um  driver, nos debruçaremos antes sobre o que vem a ser a comunicação de portas e suas respectivas aplicações em CIs (circuitos integrados) mais simples. Começaremos do que há de mais simples em termos dessa comunicação, para depois irmos avançando e, se tudo der certo, construirmos nosso próprio driver de LEDs com software próprio com um projeto próprio. Tudo sob as devidas licenças livres e não comerciais.
 
Planeja-se, no encontro seguinte, observar, em realidade simulada, o funcionamento de alguns CIs que possuem portas AND, OR e NOT, além de combinações dessas portas. A partir desses blocos básicos, construiremos um circuito bastante utilizado na eletrônica digital chamado multiplexador (e demultiplexador), que é bastante utilizado em instalações nas quais há um grande conjunto de dados de diferentes origens que trafegam num único barramento (centrais telefônicas, microprocessadores etc). Veremos como construir um circuito lógico a partir da sua tabela-verdade.
 
Posteriormente, chegado a um volume interessante de conhecimento gerado, será criado, sob formato que será discutido, uma documentação com os conteúdos passo a passo para que qualquer pessoa possa também se apropriar e ressiginificar essa tecnologia à sua vontade.
 
Eu, Heitor, gostaria de registrar meus sinceros agradecimentos a Felipe por ter nos introduzido, com sua boa vontade e atenção, a esses primeiros estudos sobre os assuntos acima descritos.
 
Abraços.
 
Além do discutido acima, os assuntos que giram em torno deste aprendizado: portas seriais, comunicação serial, síntese de circuitos lógicos.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.