Pular navegação

Início

Ajuda
Sobre o Projeto

PERMACULTURA NA VILA

Morretes/PR

Oficineira do Mais Educação:
Ana Correia

OBJETIVO GERAL
Dar suporte metodológico e prático primeiramente à escola, e por seguimento aos alunos, cozinha, pais e entorno para a Alimentação Saudável e Sustentabilidade Ambiental na escola.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Promover através da agricultura agroecológica aliada as tecnologias sociais organizadas pela permacultura um aprendizado prático sobre alimentação saudável; do plantio, feitio, dos resíduos, fechando ciclos completos com atividades apropriadas para cada grupo de alunos.
DURAÇÃO
10 meses
CARGA HORÁRIA
1 dia letivo por semana

METODOLOGIA GERAL

Propõe-se um dia completo por semana, em especial na fase de realização da horta, sendo o dia ainda subdividido em três momentos: teóricos, práticos e integrativos.
Apoio metodológico aos professores que desejarem em ambiente virtual, na plataforma de colaboração social Moovia.
Oficinas em campo, na cozinha e em sala.

A base da Comunicação se orienta pelas pesquisas em andamento da Comunicação não Violenta CNV, de Marshal Rosenberg

METODOLOGIA DOS 4 PASSOS

1. SONHAR

Sonhar significa apresentar a iniciativa da escola às crianças e professores de maneira participativa, estimular o contato dos envolvidos com o próprio ideal (de escola, de alimentação, horta, etc).
Estimular a imaginação individual para em seguida dar suporte no alinhamento de um ideal comum, definindo assim o(s) norte(s) do projeto.
Sonhar é também saber de onde se está partindo, é se conectar com a realidade. Observar.

2. PROJETAR

Projetar significa fazer o design do projeto, depois de já definido o norte, define-se com clareza as tarefas, as necessidades, grupos de trabalho, grupos de pesquisa, ou seja, se pormenoriza tudo o que surgiu como norte para o grupo.
Projetar também significa estabelecer metas e um cronograma de trabalho.
Aqui também se verifica a aplicabilidade das ideias surgidas na fase dos sonhos.

3. REALIZAR

Realizar é por a mão na massa, é trabalhar em equipe, é acompanhar o desenvolvimento das ações, tornar o projeto uma realidade.
Realizar também significa realinhar a teoria a partir da prática.
Realizar é também ter consciência dos pequenos passos, sentir cada avanço, cada tecnologia nova implantada, seja um canteiro, uma composteira, minhocário, desidratador solar de alimentos e o que mais a interação e organização dos grupos permitirem.

4. CELEBRAR

Celebrar significa parar e olhar o novo para se alegrar, significa bem valorar as realizações comunitárias, as próprias e descontrair. Rir junto, dos acertos e desafios, e até ritualizar com uma “boa comilança”, que neste caso será boa mesmo,- almoço comunitário saudável, que pode ser desde somente uma ferramenta de capacitação prática para a cozinha como evoluir gerando interação maior com a comunidade (Mães e pais). Pode-se juntar a isso outras atividades extracurriculares da escola, gincanas, música …
Celebrar é reconhecer cada pequeno passo como uma conquista.

É também reconhecer as limitações, o que não foi como o sonhado, mas sentir gratidão ao aprendizado e confiar no processo. Deixar ir o que deve ir e se abrir novamente ao impulso criativo. Começar o novo de novo.

IANAI

 

Imagem Principal
Este projeto ainda não tem uma imagem principal definida.
Precisa de ajuda?

O Painel fornece uma visão geral do projeto. O painel Novidades mostra tudo que foi adicionado no projeto nos últimos dias. Você pode customizar este painel, adicionar e remover blocos se for o administrador do projeto. Veja um tutorial sobre esta ferramenta.