Pular navegação

Briefing

Ajuda

Briefing

Neste post se concentra as principais diretrizes para o desenvolvimento do projeto gráfico do material, estes foram obtidos mediante a uma conversa de cararater mais informal, via Whatsapp, com o professor Anderson, no entanto já direciona algumas escolhar para o projeto.

A medida que novos questionamentos surjam estes devem ser respondidos aqui (se possível sem se alongar em discussões) de forma a concentrar as necessidades e direcionamentos do produto.

1) É diagramação só para este manual? ou para futuros? Poderiamos fazer o projeto gráfico do atual, de modo a ficar de padrão para re-utilizar 

"Sim, teria futuros. Esse é o dos UCAs, estamos na produção, com estrutura idêntica, de um caderno para uso dos software de desktop. Só muda o fundo, e o nome que seria SOfiaEdu."

2) Será impresso por editora, ou só digital?  Deve ser preparado para impressão pessoal, por impressora em casa? 

"O caderno, a princípio, é para uso dos professores(as) da rede municipal. Cogitamos imprimir, mas com necessidade de estar anualmente atualizando, não sei se seria viável. Talvez ter um ou dois exemplares para apresentação, não pensei muito sobre isso..."

3) Quem vai ler? tamanho de letra para quem ler? 

"O foco são professores(as) da educação básica. O tamanho de letra deve considerar um público adulto, nem tão jovem, mas nem tão idoso."

4) Existe restrição para uso de cores e imagens (pensando em custos de impressão) ? 

Não há restrição, mas achamos importante ilustrar o software, para a pessoa conhecê-lo visualmente também.

5) Vamos combinar de usar fontes/tipografia livre?

"Com certeza, o problema é a fonte existir no computador do professor(a). Em pdf, ele armazena a fonte no seu interior?"

6) Existe alguma identidade visual prévia do Projeto EdUCA ou que vocês utilizam? 

"Não há identidade. Só essa imagem que devem ter pego na internet, e que está no fundo da primeira página."

Comentários

#1

Muito bom! Dei mais um passo e transformei essa "entrevista" acima em uma lista de diretrizes que devem orientar a diagramação. Adicionei em baixo algumas sugestões/ideias a partir destas guias:

  1. Público do caderno: Professores(as) da rede municipal da educação básica. Público adulto.
  2. O layout deve servir para manuais futuros ou ao menos, deve servir como uma base a ser aprimorada a cada novo manual.
    • Portanto, deverá permitir a insersão de um elemento visual único/personalizado (como o fundo em marca d'agua) para capa e primeiras páginas, em cada novo manual.
  3. O caderno deve priorizar o uso/leitura digital, mas permitir impressão sob demanda (1 ou 2 exemplares para apresentação) quando necessário
    • A prioridade é a leitura digital, então é recomendável pensar em um caderno que possa ser lido em monitores de notebooks, telas de tablets e em celulares. Possivelmente é recomendado o uso de colunas para o texto.
  4. Cores e imagens podem ser aplicadas. É uma facilidade também por não ser visada a impressão do caderno. O mais importante é priorizar e dar foco em ilustrar o software, para o/a leitor/a conhecê-lo visualmente.
  5. Utilizar fontes/tipografia livre, de modo que o PDF o armazene. Lembrar de incluir a fonte no pacote final para permitir que outras pessoas editem em outros lugares com as fontes corretas. 
  6. Diagramar o caderno no LibreOffice em formato ODT (aberto/livre).
  7. Está em aberto, mas a identidade visual  deve ter como referência o único element já definido para o projeto (a imagem de fundo da 1a página).
    • Talvez criar uma imagem similar, autoral, pois essa imagem da 1a página não se sabe a autoria. Aí teríamos uma imagem livre/aberta em vetor. Inkscape? Editor de vetores do LibreOffice/OpenOffice?
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.