Pular navegação

Wireframe - Conecta

Ajuda

Wireframe - Conecta

Esse fds comecei a prototipar algumas telas, senti um pouco de dificuldade porque prototipar para TV é diferente de web... acabei alterando várias vezes algumas telas.

Vou adicionar o navegavel aqui para vocês verem como está ficando, lembrando que isso é só "draft"... e tbm é preciso analisar os rótulos e deixar o mais fácil o possível.

Daron essa versão tem a parte de "Ouvir a Bíblia".

Fred esse é o início das telas... acredito que ainda teremos modificações, tbm quero conversar com o daron via skype p/ gente ir avançando nas idéias.

Acho que tbm precisa de uma tela onde o usuário cadastre o seu perfil (foto,etc).

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Wireframe
Pré-visualizarAnexoTamanho
wif_conecta-v1.rar461.06 KB

Comentários

#1

Legal Simone! A primeira dúvida que me vem à cabeça é quanto ao controle. Porque quando vou testar o protótipo funcional tenho que imaginar que controle será usado, uma vez que provavelmente vocês não irão usar o mouse que uso no meu computador né? Uma sugestão é, caso vão usar um controle remoto, usem o teclado para a prototipação ao invés do mouse, assim dá pra ter uma sensação melhor. Não sei se dá pra fazer isso no Axure, mas seria mais realista. 

Me parece que está sendo projetado para um controle remoto com setas cardinais. Já prevejo diversos problemas de saltos na seleção do controle ativo. Por exemplo, na tela de envio de mensagem, se você pressionar pro lado esquerdo quando estiver gravando, seleciona outro amigo? E se quiser mandar pra vários amigos? 

Tem várias opções aí que se referem a fazer coisas com amigos. Talvez vocês possam unir todas elas dentro de uma categoria só e, ao invés de exibir a funcionalidade antes, exibir o nome da pessoa, tal como no nOnO. A opção de fotos também me parece que pode ser unida. 

Acho que, de um modo geral, vocês tem que pensar essa interface mais integrada à televisão. No momento ela está sendo montada como uma substituição, mas eu acho que a experiência seria mais fluida se ela fosse pensada como um add-on, como um extra. Exemplo prático: estou assitindo um programa de televisão e tenho uma função rápida pra compartilhar com um amigo que está online. Posso ver isso tudo sem precisar entrar num menu gigante. 

O pedido de socorro também me parece importante ter um caminho direto. 

E quanto ao lembretes? Talvez ao invés de um menu, possa ser usada a metáfora de uma geladeira dentro da televisão onde os lembretes já aparecem lá. 

O ideal seria ter todas as funções sem interromper assistir o programa que estou assistindo. Minha tv quando abre a Internet, continua mostrando o programa no centro da tela, minimizado. A televisão é uma máquina que ligamos muitas vezes para não ouvir o barulho do silêncio, que dá a sensação de solidão. Pensem na experiência primeiro, não no menu! Anexei um exemplo de interface integrada.

Vendo agora todas essas funcões fico pensando também que talvez algumas possam ser cortadas, caso os usuários do teste não relatem terem usado. Já está ficando bem complicado de usar!

Dei uma pesquisada em referências sobre design de interface pra TV e não encontrei muita coisa... Mas esse artigo em anexo parece ideal pra vocês: Designing New Interfaces for Digital Interactive Television Usable by Older Adults. Vale à pena dar uma olhada no artigo da Wikipedia, que tem vários exemplos. E, para o bom português, recomendo essa tese recente da USP. Tem um estudo de caso sobre o uso de smartphone como controle remoto no final que parece bom. 

#2

Obrigado pelas suas sugestões quanto ao controle e sobre as interfaces Fred.

Fizemos uma conferencia agora a noite onde optamos por segurar estes protótipos até que não tenhamos os resultados da sonda cultural.

O motivo disso é que recursos que não imaginávamos podem surgir ou recursos que tínhamos no escopo podem sair fora por não terem importância para as pessoas que estamos testando.

Vamos deixar para as pessoas gerarem ideias de o que o Conecta pode fazer até dia 7/04 (onde estaremos acompanhando a evolução das atividades), após isso vamos prosseguir com as interfaces.

Até isso vamos fazer o Diagrama Ecológico + Iniciar Documentação (Metodologias/Primeiras Pesquisas/Outros).

O que você acha do descrito acima? Podemos seguir desta forma?

Hoje foi deixado mais um protótipo do Conecta com outras pessoas: http://corais.org/anovainteracao/node/1248

Desde já, Obrigado!

#3

Ótimo Daron! É bom mesmo começar a escrever o relatório. Sugiro que vocês abram um texto colaborativo no Corais pra isso. 

Uma parte fundamental que não aparece aqui no Corais ainda é uma síntese do que vocês aprenderam na pesquisa com história oral e como vocês tiveram a idéia do acessório pra televisão. Talvez valha à pena escrever uns posts de blog sobre.

Lembrar que a avaliação dos projetos no Faber-Ludens se dá muito pelo processo adotado.

#4

Oii Fred,

Conversando com o Daron agora no almoco, surgiu uma dificuldade em conciliar o controle com a navegacao... se bem que talvez temos que mudar toda a ideia que tivemos ate agora para a fase de AI....

Gostei mto da ideia das cores, mas devido a quantidade de funcionalidades que temos, isso é viável?? e tem a questao de usuarios online e offline...

Vou anexar o Wireframe aqui, mas ainda tem várias telas para alterar.... vou citar aqui só para vc ficar por dentro..

  • Conversar atraves de video e assistir tv em grupo vamos juntar em uma tela (passo a passo), escolher as pessoas primeiro e depois o canal (opcional).
  • Lembrar remedios (vamos fazer passo a passo também)
  • Retirar o digitalizar fotos (devido a inutilizacao das pesquisas)

#5

Sim, mas é exatamente isso que vocês precisam fazer Simone. Os os wireframes estão ainda muito parecidos com um site.Textos muito pequenos para ler a metros de distância, barrinha de login no topo. Eu acho que as pessoas não vão ficar fazendo login e logout toda hora não. Isso aí pode ser coisa pra configuração avançada. De um modo geral, vocês não estão ainda explorando as possibilidades que essa mídia diferenciada traz para a interação.

As mensagens vão ser escritas? Como seria o teclado pra isso? Não seria mais fácil usar só vídeo?

Esse assistir TV em grupo será que não seria melhor ser integrado à própria televisão normal? Tá vendo o programa, aperta um botão e já aparece todo mundo que está online. 

Seria útil no Ouvir a Bíblia enviar para alguém?

Acho que quando alguém deixar mensagem tem que ser um aviso maior, tipo popup. Do jeito que está parece q eles vão receber muitas mensagens e terão que gerenciar todas elas. Seria legal também se tivesse um ícone que aparecesse na televisão no canto dizendo que tem novas mensagens, ou até mesmo um mostrador visual no próprio set-top-box. 

Eu acho possível reduzir às opções de navegação a quatro opções:

  • Conversar
  • Assistir TV junto
  • Lembretes (remédios e outros)
  • Bíblia

Um conceito que pode ser útil para a área de lembretes é o Poka-Yoke, colocar um objeto no caminho de outro para lembrar de fazer algo. Vejam a imagem em anexo, pra lembrar de levar o celular quando for sair de casa.

Vocês já tem uma boa noção da interface e das tarefas, agora precisam pensar mais nos detalhes da interação. O diagrama ecológico ia ajudar a lembrar quais são as possibilidades de input/output. 

#6

Fred realmente acho que seria mais interessante utilizar somente vídeos para as mensagens, focaria mais no proposito da TV neh!?

Mas dai nao salvariamos um "historico" das mensagens ou videos??

O Daron tinha comentado de colocar no controle um botao para cada funcionalidade, mas como tinhamos muitas... a ideia morreu...

Gostei de reduzir as opcoes, mas ainda acho que o "Pedir socorro" é importante, o usuario vai ter que gravar algum celular para receber uma mensagem, ou algo assim...

Achei mto engracado o video do Poka-Yoke... rsrs

#7

Podemos ter um histórico sim, mas isso é opção avançada. E poderia ficar dentro do conversar, se por acaso a pessoa está offiline ele já transforma em mensagem, tipo como faz o telefone que cai na caixa postal.

O lance da emergência tem que pensar bem como vai ser. Será que coloca um botão no set-top-box? Eu acho que no controle vai ter risco de ser acionado sem querer.

#8

Entao vamos partir para opcoes avancandas...

Realmente no controle não acho legal, ou se fosse tipo uma travinha "de seguranca"... tem que ser uma coisa pratica (mas que nao pode ser acionado sem querer).

Se a pessoa nao tiver bem, é muito mais facil fazer uma ligacao do que ligar a tv e procurar o atalho para "Emergencia"....

#9

Para esta situação de emergência creio que um botão no set-top-box Conecta seria interessante.

O que acham de pensarmos em algum recurso via interface para acionar isso?

E quando acionado, vai aparecer alguma opcao para a pessoa falar algo? Simplismente vai avisar todos que determinada pessoa esta passando mal?

#10

Acho que para facilitar poderiamos deixar uma mensagem padrão e o usuário só cadastra os telefones que deseja avisar....

#11

Gente,

Fiz algumas alteracoes no wireframe.

Na home, ao selecionar um amigo, aparecerá varias opcoes, e se ele tiver online tbm tem a opcao de "conversar" (mostrei com aquelas caixinhas em cima da foto), o icone com a camera só indica que ele tem video mensagem.

Pensei em mostrar a ordem dos amigos  no criterio de interacao, aquele que mais interage irá aparecer primeiro... mas nao mudando sempre, assim o usuario ja sabe +/- onde encontrar tal pessoa.

Quando alguém pedir para add, aparecera como primeira opcao...

Falta criar ou alterar
- Lembrar meus remedios
- Criar lembretes
- Pedir Socorro

Obs: Daron alterei as telas conforme conversamos semana passada, de fazer passo-a-passo...  a barra em cima pensei em deixar somente na Home.

Aceito opinioes e sugestões

Bjss

#12

Se voces tiverem outra sugestão (de interacao) para a Previsão de tempo... :)

#13

Bom dia Simone,

#Meus Amigos

As opções em cima do usuário só vão aparecer quando eu estiver com ele selecionado, correto? Creio que seria interessante criar como é um usuário selecionado.

No lugar daqueles links que aparecem creio que deveriamos pensar em uma lista mais intuitiva, como uma lista de opções que aparece na TV.

#Barra de Cabeçalho

Quanto a barra também acho que deve ficar somente na Home. Lembrando que nas demais deveria ter um meio de voltar para a Home.

#Previsão do Tempo

Não consegui abrir este recurso pelos wire.

#14

Oii Daron,

Na Home adicionei link para os 3 primeiros amigos...(usuario online, offline e novo amigo).

Daron acho que melhorou dessa forma mesmo, com a barra para o usuario selecionado.... falta mais alguma opcao?? o cancelar tem no controle, certo.

O que vcs acham de adicionar o botao "home" no controle? naquele canto esquerdo que ficou em "branco"?

Alterei o previsao de tempo, ja coloquei link tbm!!!

Bjsss

#15

#Meus Amigos - Selecionado
Sugestão: O Usuário selecionado estar pouco maior que os demais usuários (apenas um destaque que ele esta selecionado. Apresentar as opções possíveis mais proximas do usuário.
 
No último modelo feito as opções para fazer com o usuário escondem o resto da interface (funcionalidades) e ainda dependendo da quantidade de opções que vai ser disponibilizada para a pessoa fica sobrando um grande espaço em branco até chegar na opção "Excluir Amigo".
 
 
#Previsão do Tempo
Quando selecionada a previsão do tempo pode carregar ela em tela cheia (modal), escurecendo o fundo e dando destaque a previsão.
Vejo que seria interessante mostrar a previsão para o dia atual em uma linha cheia, e abaixo de forma macro as proximas 5 ou 7 datas, caso ele queira expandir outra data, utiliza o dial para selecionar outra opção e "Seleciona" (com o controle).
 
 
#Controle - Espaço Inferior Esquerdo
Aquele espaço seria utilizado para que ergonomicamente a pessoa fixe melhor o dedo polegar da mão esquerda, teria levemente uma profundidade para encaixar melhor o dedo da pessoa e evitar escorregar o controle tão facilmente.

#16

#Meus Amigos - Selecionado
Simulei um amigo adicionado, ficaria com uma "borda" mais grossa e talvez a foto mais "luminosa" (vai dar para destacar isso bem no layout)

O botao excluir ficou separado pq realmente nao é uma funcionalidade iguais as outras, mas com a selecao do nosso "controle" nao vejo problema...


#Previsão do Tempo
Aumentei.. veja como ficou


#Botao Home
Adicionei no canto superior direito de todas as telas

Acho que podemos partir para os itens que estao faltando, assim tento finalizar ate o final de semana

Falta criar ou alterar
- Lembrar meus remedios
- Criar lembretes
- Pedir Socorro

#17

Ainda falta pensar como será o PRIMEIRO ACESSO, configuracao inicial.......... ainda nao pensei nisso

#18

Oii pessoal,

Segue o wireframe com algumas alteracoes... estava finalizando a parte de LEMBRETES, deixei nessa opcao os itens "lembrar remedios" e "adicionar lembretes".

Só fiquei em duvida em como o usuario irá cadastrar a data (frequencia) que deseja ser avisado do lembrete.... por ex: quero ser avisado de "algo" toda segunda, quarta e sexta às 14:00..

Pendente

- Primeiro acesso
- Pedir Socorro

#19

Funcionalidades é jargão de desenvolvedor. "O que eu posso fazer com meus amigos" ou algo mais curto. 

No conversar que tal se ao escolher um usuário offline ele redireciona para o envio de mensagens? Assim não precisa ter a opção de Enviar vídeo mensagem na home.

Na segunda etapa do conversa tá estranho o botão "Não quero selecionar programa de TV". Se são dois modos, então poderia ser "Só conversar" e "Conversar e ver TV" aí numa terceira etapa escolheira o canal. 

A seleção de objetos usando o dial só vai funcionar se for uma linha contínua, tipo cover-flow do ipod, ou se for um circular. O dial não vai servir para selecionar objetos em duas linhas, como na lista de amigos. Pensei em algo tipo esse jQuery Roundr, que aliás pode até ser usado para o protótipo funcional se forem fazer em HTML5.

Eu acho que valeria à pena parar um pouco com os wireframes e pensar melhor como o controle remoto vai controlar a UI. Uns sketches tipo esses do projeto quadrinhos em timeline. Depois que isso estiver definido, volta pros wireframes, desta vez mostrando o controle no próprio wireframe, qual botão aperta e tal.

#20

Gostei dessa sugestao circular :)

Simulei o jQuery Roundr no wire, mas o dial vai ficar somente nesse movimento circular, teriamos que ter um outro botao para selecionar as opcoes abaixo, ou pensar em outra forma... mas acho legal da forma como está, tudo em uma tela e o usuario escolhe se quer interagir com alguem ou fazer outra atividade....

#21

Fiz algumas alteraçcoes que o Fred sugeriu...

Na Home1 esta com o movimento circular, o "clique" seria na foto em destaque, mas como existem varias opcoes (offline, novo amigo,etc) deixei o link direto na fotinha.

O item PEDIR SOCORRO imaginei que o conecta ja teria uma mensagem padrão, e o usuário iria cadastrar somente o telefone (por voz) desejado para receber a mensagem. Para acionar o socorro teria uma trava no aparelho mesmo. Imaginei algo semelhante a imagem anexa, onde ele ligaria o aparelho e deslizaria a travinha (ela tem que ser firme).

O fato de acionar pelo aparelho facilita para a pessoa, pois ela nao precisa ligar a tv e procurar por algo... faz isso direto.

#22

Já anexei os wireframes no seu comentário, Simone. 

Lá nos bilhetes eu vejo um risco. Acredito que o sistema de reconhecimento de voz não será capaz de reconhecer palavras fora de um vocabulário pré-definido. Eu acredito que é mais viável você ter duas opções: uma série de palavras que vocês estudaram ser comuns no dia-a-dia dessas pessoas (academia, fisioterapeuta, fazer compras, médico, etc) ou a opção de digitar as suas próprias palavras, utilizando ao invés do reconhecimento de voz um teclado circular.

Dá uma olhada no projeto SonicTexting, desenvolvido no Instituto Ivrea. A tese sobre o projeto é um exemplo para o relatório de vocês.

Mais referências: patente de teclado circular e essa imagem em anexo que copiei de um artigo sobre teclado baseado em eyetracking

Na seleção de intervalo de horas, também não vejo a necessidade de usar fala. Você pode ter um teclado circular para escolha de números e usar para as horas. O problema é que as pessoas podem falar esse intervalo de maneiras tão diferentes. Se você quiser usar controle de voz você precisa mostrar na tela um template, um exemplo, de como dizer: "me lembre à cada 3 horas durante o dia". 

Dêm uma olhada também no Gnome Pie, que usa o padrão de interação Pie Menu.

Eu acredito que o dial ainda pode ser mais explorado para a seleção de opções. Poderiam haver vários círculos concêntricos de opções, alternados apertando um dos botões fixos do controle. No caso da home, você teria o círculo de amigos e o círculo de funções. Se for muito confuso tê-los um dentro do outro, pode colocar um ao lado do outro. Eu acho bem importante que vocês tentem manter o mínimo de botões no controle e aproveitem os mesmos padrões de interação ao longo de toda a interface. Consistência ajuda muito para esse público.

#23

#Home + Circulos

Concordo com o Fred que se for seguir o circulo aplicado na Home1, devemos repensar a forma e seguir o mesmo conceito para todo o projeto (como no Gnome Pie), sendo necessário criar mais um botão no controle para alternar entre os círculos.

Do contrário, o modelo antigo atende o controle já criado.

A forma como é apresentado as opções para “Novo Amigo, Amigo Online e Offline” não ficou muito intuitiva.

Sugiro abrir as opções a partir do usuário selecionado (próximo ao usuário).

Exemplo: Selecionei o usuário 1, neste usuário abrirá uma lista das opções que eu posso fazer com o usuário.

Selecionei o usuário 2, neste abrirá a lista do que posso fazer com ele, e assim por diante.

#Configurações

Porque os vídeos dos amigos nas configurações?

Lá deveriam ter as definições do Conecta, da conta da pessoa.

#Primeiro Acesso

Possui as interfaces já?

#Conversar

Vejo que seria interessante ter uma mensagem nos amigos adicionados explicando como faço para selecionar um amigo, a partir do momento que selecionou 1 amigo a mensagem some e aparece somente o amigo adicionado.

As opções “Só Conversar” e “Conversar e Ver TV” esta confundindo.

#Lembrete

Gostei da sugestão do Fred. Poderiamos ter alguns tipos de lembrete (remédio seria um deles).

Ainda poderia ter uma opção outro, para caso não encaixar em nenhum dos que elencamos (os da pesquisa) o usuário selecionar outro e utilizar o comando de voz para dizer qual é o lembrete.

Ou só pela TV ou só pelo celular? Poderia ser criado um recurso para ambos?

Ou não seria melhor deixar somente pela TV e nem apresentar uma interface pedindo isso?

Vejo que se fizermos pelo celular teríamos que pensar numa solução para que a pessoa compre um pacote de SMS pela TV e isso agora não seria uma boa hora... Minha sugestão é tirar o celular.

#Previsão do Tempo

Não apareceu pra mim nenhuma interface sobre este recurso.

#24

Fred acho que a tela vai ficar bem pequena se colocarmos 2 circulos (um o círculo de amigos e outro círculo de funções). Vamos ter que repensar nessa tela.... ficou destacado mostrar o circulo de amigos daquela forma e o restante das "funcionalidades" de outra... nao precisamos fazer tudo circular porque o controle é "em forma circular".
A consistencia se mantem sempre quando mostrarmos os amigos (ainda nao mudei nas outras telas, mas se manteria igual..).

Entao a ideia de ter um botao no controle para alternar eu tinha sugerido no inicio e foi descartada... rsrs

"Novo Amigo, Amigo Online e Offline”
O esquema de abrir opcoes ao clicar no usuario eu tbm tinha projetado em alguma versao... e tbm foi descartada.

"Configuracoes"
O nome está errado mesmo, seria um historico dos videos que o usuario recebeu.

"Previsao do tempo"
Está aparecendo aqui pra mim, mas todo caso vou anexar...

Sobre o celular eu acho muito importante, principalmente no "PEDIR SOCORRO"... pois ninguem fica com tv ligada o tempo todo, a mensagem tem q ser enviada para algum dispositivo que o amigo possa ver em tempo real. Dai podiamos ja utilizar para os lembretes tbm... mas se tiverem outra sugestao podemos ver como fica melhor...

Daron sugiro a gente marcar um horario para discutir essas interacoes.... senao acabo perdendo mto tempo desenhando wire. Assim podemos conversar sobre esses detalhes e depois da ideia fechada eu faço o prototipo, senao eu imagino uma coisa, voce outra e o fred outra rsrs...acho que vai ser mais produtivo conversar primeiro....!!

Te mando email p/ combinarmos o horario...



 

#25

Fred, em conversa com o Daron decidimos algumas coisas que estavamos discutindo aqui no corais.... veja o que vc acha. Queria saber tbm se tem algum vídeo sobre o Magico de Oz...


1.    Como será cadastrada as horas do Lembrete (teclado circular ou horas pre-definidas)?
Vamos mostrar ao usuário duas opções para ele escolher, se quer de “hora em hora”  (mostra tela de quantas em quantas hrs) ou com “horário fixo” (mostra tela para ele selecionar um horário)

2.    Adicionar palavras comuns do dia-a-dia ou opcao de digitar com o teclado circular?
Vamos fazer uma lista com comandos pré-cadastrados  (ex: Falar com Fulano, Ouvir a Biblia, Previsão do Tempo)

3.    Apresentacao do amigo (novo, online e offline)
Vamos mudar um pouco essa opção, deixando tipo uma caixa/balão ao lado do nome com as opções.

4.    Opções ao clicar em amigos (tem que rever para ver se existe mais opcoes)
Amigo Online: Ver vídeo, Conversar
Amigo Offline: Ver vídeo (caso o amigo tenha enviado um vídeo para ele), Enviar vídeo mensagem
Novo Amigo: Aceitar ou Recursar amizade

5.    Primeiro acesso
Formato wizard (diga seu nome, telefone) ver primeiro acesso no macbook

6.    Configurações
Opção de editar o que formatou no primeiro acesso
Tutorial com as listas de comandos (ainda falta definir o que vai aqui)

7.    As opções “Só Conversar” e “Conversar e Ver TV” esta confundindo.
Ainda temos que rever essa navegacao

8.    Opcao LEMBRETES
Ainda temos que rever essa navegacao

9.    Mensagens no celular (para funções PEDIR SOCORRO e LEMBRETE)
Conversamos sobre fazer do Conecta um Serviço, onde o cliente irá pagar uma mensalidade, incluindo um pacote de SMS (parceria com alguma operadora), onde as mensagens serão do PEDIR SOCORRO e LEMBRETE .

10.    Protótipo para a Banca
Devido ao tempo e ao que ainda falta fazer (layout, documentação, site), optamos por fazer o Mágico de Oz. Inclusive estamos combinado para o Daron vir a Curitiba na semana que vem e fazermos esses testes.

#26

Fizemos algumas alteracoes no wire no final de semana, mas precisamos fazer alguns testes na navegacao, para ver onde vamos usar o botao "confirmar" do mouse e onde será necessário utilizar um botao na tela mesmo. Acho que esses serao os ultimos ajustes no wire...

Essa versao do wire estao com seguintes alteracoes:

1.    Cadastro do Lembrete (horas pre-definidas)
1.1 Cadastro de remedios
Conversei com uma amiga Enfermeira que trabalha no hospital, sobre horarios de remedio e ela disse que no hospital sao horarios fixos... Entao pensei em seguir essa regra dos hospitais, ela cadastra o que o medico preescrever (a cada 8 horas) e o sistema já mostra o horario padrao.... assim deixamos somente 1 opcao, pq fiz com as 2 opcoes mas acho que pra eles vai ficar mais confuso... dai podemos deixar somente de hora em hora.... o que acham?
3.    Apresentacao do amigo (novo, online e offline)
4.    Opções ao clicar em amigos
5.    Primeiro acesso (formato wizard)
7.    Opções do “Conversar” ficaram ("Só conversar" ou "Ver TV com meus amigos")
8.    Opcao LEMBRETES



DÚVIDAS
9.    Mensagens no celular (para funções PEDIR SOCORRO e LEMBRETE)

Conversamos sobre fazer do Conecta um Serviço, onde o cliente irá pagar uma mensalidade, incluindo um pacote de SMS (parceria com alguma operadora), onde as mensagens serão do PEDIR SOCORRO e LEMBRETE. Fred podemos somente citar na documentacao??

2.    Adicionar palavras comuns do dia-a-dia
Vamos fazer uma lista com comandos pré-cadastrados  (ex: Falar com Fulano, Ouvir a Biblia, Previsão do Tempo)
Fred podemos somente citar na documentacao?? ja que vamos evoluir para o layout..

Fechando esses detalhes vamos partir para o layout desenhando somente as principais tarefas.

#27

Achei muito legal o passo-a-passo do lembretes. Eu só acho que deveria ser usada a interface circular para selecionar.

Intervalo de horas não é um termo fácil, melhor De hora em hora, aí na sequência pergunta de quantas em quantas horas. Fica um pouco estranho, mas pelo menos dá pra entender. Talvez você pensem em algo melhor.

Um ponto importante que a gente não pensou até agora é que na hora em que disparar o alarme seria legal se a pessoa pudesse dizer se tomou ou não tomou o remédio. Isso serviria para uma outra pessoa ou o próprio médico verificar se ela está tomando os remédios regularmente. Uma possibilidade ainda mais forte seria pedir para colocar o remédio em frente à câmera. Já que a TV está conectada na Internet, é possível enviar notificações quando a pessoa pula a tomada de um remédio. Se for nesse caminho, temos que dar uma certa flexibilidade, por exemplo, a opção soneca de 15 minutos ou algo assim.

Outra questão sobre o alarme: como é que o Conecta vai ligar o aparelho de televisão se ele estiver desligado na hora do alamre? Creio que isso não seja possível. Aquele diagrama de ecologia ajudaria a pensar nessas coisas. Acredito que o alarme possa ser via áudio quando a TV está desligada, aproveitando inclusive a voz gravada com o nome do remédio. Aí o Conecta teria que ter uma caixa de som embutida.

É importante que na fase de prototipação vocês pensem nesse tipo de cenários de uso mais detalhados pra que na hora da banca alguém não surprenda vocês com uma pergunta dessas: "e se a TV estiver desligada?"

O primeiro acesso está ficando bem legal, mas acho que o primeiro passo tem muita coisa. Primeiro é bom explicar como usar o controle, aí depois selecionar a Internet. Talvez esse passo da Internet possa ser deixado por último porque acredito que seja o mais complicado. É mais importante para o sistema que ele faça uma conexão emocional com a pessoa do que uma conexão com a Internet. A Internet pode ser configurada depois, com a ajuda de um parente ou amigo. 

Acho que esse assistente é o primeiro momento em que vocês estão começando a dar uma personalidade para o sistema. Eu já passei essa referência, mas vale lembrar do assistente do WiiFit. Uma possibilidade é usar um personagem tipo os da Microsoft. Dar um animal de estimação para um idoso é uma prática bem comum para manter o rtimo da vida.

#28

Sobre as dúvidas de documentação, sim, vocês não precisam colocar tudo no protótipo, apenas o necessário para demonstrar as tarefas críticas. 

#29

Finalizei os wires com ideia de se basear nas atividades do usuario, aquela que tinhamos discutido no outro post.

Vejam o que voces acham..

Aguardo para poder refazer o layout tbm.

#30

A interface tá ficando muito bacana mesmo!

Eu ainda acho que vai dar confusão esse lance de confirmar para voltar (Amigos03 no PDF) se forem mantidos dois botões no controle: Confirmar e Cancelar. Caso seja utilizado apenas o botão Confirmar (o que me parece possível e desejável, já que ficamos com menos botões), aí não tem problema. 

Da forma como está, o botão voltar não está bem posicionado. Ele pode facilmente passar desapercebido como se fosse mais um amigo. Em cada interface ele aparece numa posição diferente. Além disso, pode dar a impressão de que para selecioná-lo, é preciso girar a rodinha, o que não é verdade. Acredito que seria melhor colocar um botão voltar no círculo central ou fora dos círculos, no lado esquerdo.

Tem uma questão que não está clara pelos wireframes e que vai impactar fortemente a usabilidade de toda a interface. Quando eu girar o dial, 1) ele vai mover a minha seleção no círculo (a borda verde) ou 2) ele vai girar o próprio círculo até que chege no marcador fixo (no caso da borda verde ficar sempre na posição superior)?

Eu não saberia dizer qual seria a melhor opção sem fazer um teste com animação ou protótipo em vídeo. No caso da opção 2, ainda valeria à pena testar se a posição fixa deve ser a superior ou a lateral direita. Se for na lateral direita, acredito que possa colocar alguma coisa que indique confirmação de seleção fora do círculo à direita e alguma coisa sobre cancelar/voltar fora do círculo no lado esquerdo. Esse arranjo é coerente com a ordem de leitura, mas por outro lado, é contraditório em relação à leitura do relógio, que começa pela posição superior. 

A opção Ir para a TV acho que poderia ser Fechar Conecta ou Assistir TV.

Até agora vocês não pensaram como é que o Conecta vai interceptar o sinal de televisão. Ele vai entrar no HDMI ou A/V ou ele vai decodificar o sinal de televisão? Acredito que se ele não decodificar o sinal de televisão, não será possível oferecer a opção assistir com amigos. E pensando nisso, acredito que o Conecta teria que ser então um set-top-box decodificador de televisão digital. Nesse caso, haveria que considerar se existem outras funcionalidades de televisão digital a serem acrescentadas ao Conecta (por exemplo gravar programas, navegar pela programação). Esses detalhes deveriam estar lá no diagrama ecológico

Agora vendo como o projeto se desenvolveu, acredito que acrescentar as funcionalidades de um decodificador pode tornar o Conecta um produto comercial muito mais viável. Imagine que chato ter que comprar dois set-top-boxes para poder assistir com os amigos a televisão em alta definição. E a complicação de configurar os cabos (questão do parágrafo anterior). Indo além, o Conecta traz funcionalidades que me parecem muito mais sedutoras do que o próprio set-top-box digital, que não acrescenta nada de especial numa televisão, a não ser a alta resolução. Valeria à pena pesquisar se as vendas de set-top-boxes estão crescendo. Eu acredito que não, pois os consumidores não estão vendo grandes vantagens. Isso seria um business case forte a favor do Conecta. 

Dêem uma olhada no TCC do Paolo Passeri de novo e vejam como ele fez uma pesquisa forte de mercado para sustentar o projeto. O resultado é que a empresa decidiu desenvolver o produto. Se vocês desenvolverem mais esse lado business, acredito que o próprio Paolo pode abrir portas na empresa em que ele trabalha.

É uma sugestão apenas, vocês não precisam necessariamente chegar nesse nível de detalhamento de implementação no TCC da pós.

#31

Hoje a Simone e eu conversamos a respeito dos itens comentados no seu post e abaixo constam nossas dúvidas e decisões:
 
#Opção Cancelar
Temos duas formas:
1) Tirar o Cancelar/Voltar do Controle, onde deverá ser adaptado nas interfaces o Voltar (no formato que esta hoje - onde a pessoa seleciona a opção Voltar e tem que clicar em Confirmar). Seguindo desta forma teríamos que rever onde mais isso vai impactar no sistema e adaptar as interfaces considerando que só teremos 2 botões no controle, (um para dizer "SIM" e outro para "FALAR" o que quero).
A desvantagem disso é que ele precisa girar o dial, acertar o marcador em cima do Voltar e aí clicar em um botão para dizer "SIM", quero voltar.
 
2) Tirar o Cancelar/Voltar da Interface, onde somente no controle existiria este recurso, quando clicado em Cancelar/Voltar seria retornado um nível do círculo onde a pessoa estivesse.
A desvantagem desta forma é que a pessoa pode clicar sem querer e o sistema voltar (o que não fica legal), porém depois que a pessoa aprendeu que não pode clicar lá que volta (ou que pode) ficará mais prático (opa! agora não é mais uma desvantagem).
 
Minha opinião é de irmos pelo item 2.
O que vocês sugerem?
 
 
#Marcador no Círculo
O Marcador no círculo seguirá sua opção '1' - A borda verde vai girar e os itens ficarão fixos (o que já esta nos wireframes).
 
 
#Opção "Ir para a TV"
Esta opção será substituída por "Assistir TV".
 
 
#Interceptação do Conecta com a TV
Fred, precisaremos dizer como é que o Conecta se comunica com a TV (como ele faz esta interceptação do sinal)?
Se sim, creio que vamos ter que estudar melhor alguns meios (HDMI, USB, Outras conexões) para pensarmos em uma forma "viável" de implementar, é isso?
 
 
#Continuidade
Pretendemos fechar os wires e layout até o final de semana, início do próximo no maximo;
Vamos retomar o Diagrama Ecológico que ficou para trás e é importante;
Aguardamos algumas definições daqui para ajustar os layouts e começarmos a trabalhar no protótipo funcional.

#32

#Opção Cancelar

Gostei da opção 2! Se vocês posicionarem o botão cancelar num local seguro do controle, não acontecerá com frequência acionamento acidental. 

#Interceptação do Conecta com a TV

Como disse, vocês não precisam chegar nesse nível de detalhamento, mas acredito que será a primeira pergunta que uma pessoa de background técnico irá fazer. Se vocês quiserem incrementar a viabilidade do projeto pensem nisso, se quiserem se concentrar na interação podem deixar de lado.

No diagrama ecológico, deve constar todos os componentes que se conectam ao Conecta e como eles fazem essa conexão:

  • Roteador wifi
  • Controle remoto (a conexão será via infra-vermelho, bluetooth ou wifi? não tenho certeza se o infra-vermelho ou bluetooth conseguiria transmitir os dados de voz captados pelo microfone)
  • Sinal de televisão à cabo
  • Sinal de televisão antena externa
  • Entrada da televisão (entra como HDMI ou antena?)
  • Telefone celular (SMS lembretes)
  • Servidores cloud do Conecta (onde armazenará os dados das conversas ou vcs vão armazenar tudo no disco rígido?)

#Continuidade

Acho que antes de vocês mexerem no layout e wireframe, vocês deveriam resolver o controle remoto pq se vcs não conseguirem fazer um controle funcional com rodinha, terão que mudar um monte de coisa!

#33

Prefiro a 2ª opcao tbm.
A primeira opcao só chegamos a conclusão que estava confusa, quando eu e Daron (pelo cel mesmo) e vendo as telas fomos imaginando a navegacao e usabilidade, valeu a tentativa! :)

Vamos ver novamente o controle e a questão do protótipo funcional (rodinha)!!

#34

#Continuidade

Este final de semana vou tentar construir o Controle com o mouse e testar utilizando no proprio computador.

Se isso funcionar, aí vamos partir para o desenvolvimento em Flex.

Também será visto o Diagrama Ecológio, Ajustado os Wires e Iniciado o Layout no final de semana.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.