Pular navegação

Audiência Pública - CULTURA NA ESTATUINTE

Audiência Pública - CULTURA NA ESTATUINTE

A tradição histórica que se mostra ao revisitar o passado dos pernambucanos, impõe à geração de gestores públicos e produtores culturais contemporâneos o dever cívico de refletir sobre o futuro da cultura em nossa universidade. 

A cultura é insumo universal para o desenvolvimento e tende a ocupar um espaço social cada vez mais relevante. Considerando a importância da cultura no âmbito acadêmico e, particularmente, no legado da UFPE, compreendemos que o diálogo sobre a concepção de cultura é estratégico no processo de construção do novo estatuto da nossa universidade. Esta tarefa se faz oportuna por ocasião do debate que pretende construir o novo marco declaratório da comunidade UFPE.

A UFPE como formadora de muitos dos talentos que dão e darão expressão à identidade cultural de Pernambuco, e não pode se ausentar de refletir junto a sua comunidade o papel que pretende ocupar no cenário cultural. A estatuinte deve incorporar a opinião de colegas universitários discentes, docentes e do corpo técnico que, em alguma instância, militam no campo da cultura ou dela são relevantes representantes como formadores de opinião. Para este fim, é necessário a instalação de um processo de consulta às bases acadêmicas para que o posicionamento institucional esteja assentado em um processo participativo, plural e democrático.

Os resultados destes debates devem reverberar com a política do Plano Nacional de Cultura. Pretende-se ouvir o campus e a sociedade. Espera-se que o produto desta oitiva alimente o planejamento estratégico da UFPE, e defina as políticas institucionais para Arte e Cultura, a serem integradas como nas proposições e serem apreciadas por ocasião da Estatuinte ora em curso.

Com o intuito de congregar os interessados em discutir a temática, no próximo dia 10 de junho, a partir das 14 horas, estaremos realizando a Audiência Pública “CULTURA NA ESTATUINTE”. O evento se realizará no auditório 3 do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, instalando um movimento de diálogo e cooperação entre os diversos atores culturais, tanto os da comunidade acadêmica quanto os da sociedade civil pernambucana.

Esta mobilização pretende estabelecer questões eixo-orientadoras fundamentais para um debate mais amplo que deverá ocorrer em julho próximo Com a sua participação as mudanças no estatuto da UFPE serão efetivadas de forma mais democrática e a concepção de cultura se fortalecerá dentro desse novo projeto de universidade.

Venha e participe!


PROGRAMAÇÃO:

14h00 - Abertura prof. Silvio Romero, Vice-Reitor da UFPE

14h40 – Prof. Marcos Galindo – Diretor de Cultura da UFPE.

14h50 – Abertura para debates e formação de Grupos de Trabalho

18h00 – Encerramento Prof. Edilson Fernandes, Pró-Reitor de Extensão da UFPE

RESULTADOS ESPERADOS:

A UFPE precisa ter clareza o papel da cultura, precisamos ouvir o campus. Nesta tarefa é necessário se vencer três desafios: Entender as demandas contemporâneas locais atuais; respeitar a tradição histórica da cultura na universidade; alinhar-se com o Plano Nacional de Cultura.

Para este processo discursivo cabe nos questionar:

• Qual o papel da universidade na cultura?

• Quem são os produtores de cultura na Universidade?

• Como a universidade vai se relacionar com os produtores culturais locais a partir de seus 

equipamentos e recursos?

• Qual a formação do Sistema de Cultura da UFPE?

• Como a cultura se enquadra na composição da Estatuinte da UFPE e no PNC?

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/1491601234406711

Pré-visualizarAnexoTamanho
culturaestatuinte-cartaz.jpg
culturaestatuinte-cartaz.jpg2.11 MB

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.