Pular navegação

E se o Corais também fosse uma rede federada?

Ajuda

E se o Corais também fosse uma rede federada?

Pessoal, tenho estudado sobre Redes Federadas e creio que seria um avanço para o Corais ,se este recurso fosse implementado na plataforma. Na prática, é a possibilidade de se logar a partir de um perfil criado em uma mídia social federada e livre, ou, a partir do perfil criado aqui, poder conectar com outros usuários espalhados nestas redes. Creio que teria que se criar um ambiente de "mídia social" aqui também.

Isso facilitaria a visualização das atividades de todos aqui e a comunicação com outras redes.

Mais informações sobre o assunto:

https://marcelo.juntadados.org/texts/gnu-linux-juntadados-4-04r2
http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1310366-alternativa-rede-social...
http://softwarelivre.org/colivre/blog/o-que-sao-redes-sociais-virtuais-f...
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252013000400006&scr...
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_software_and_protocols_for_di...
http://skarnio.tv/liberdade-para-a-midia-livre/
https://diaspora.juntadados.org/posts/799300

Sugestão de Redes Federadas:

https://diaspora.juntadados.org 
https://diasporabr.com.br/ 
https://redmatrix.me/ 
http://friendica.com 
https://friendica.ambientedigital.org 
https://red.vilarejo.pro.br/ 

Estas anteriores "conversam" entre elas.
As próximas, entre si, mas não com as anteriores (ainda):

https://quitter.se/ 
https://gnu.io/social/try/

Comentários

#1

Salve Skarnio,

Acho que seria muito bom em pensar em redes federadas para o CORAIS, para isso precisamos juntar outros grupos interessados em contribuir nesta comunidade neste sentido. Seu post pode ser um começo deste debate e conseguirmos agregar mais energia nesta missão.

  Como a base do CORAIS é Drupal seguem outros bons exemplos para gente beber da fonte:

#2

Salve Skarnio e meu querido Jatobá, Inclusive essa semana estava conversando com outro amigo sobre a questão de uma hospedagem mais estabilizada e robusta para o corais, sendo que ele havia citado as redes federadas como uma forma de fortalecimento.

#3

Acho bem interessante essa sugestão, mas precisamos ver como implementar. Pelo que vi, é preciso ter um servidor de autenticação. Por acaso já existe alguma rede livre no Brasil ofertando esse serviço de autenticação?

Se houver um servidor Shibboleth disponível, basta instalar no Corais um desses módulos:

Caso não haja um servidor disponível, podemos até instalar um servidor Shibboleth, mas não faz muito sentido se for apenas para logar no Corais. Só faria sentido se for um esforço de uma comunidade grande querendo conectar outras redes.

Uma coisa que eu não acho interessante é habilitar o login via Google ou Facebook. Depender desses grandalhões é arriscado.

#4

Não sabia que o Drupal estava nesse caminho. Melhor ainda!
Pessoal, infelizmente não sou programador e não tenho muito a contribuir nessa área, mas com o conceito e arquitetura. Sei que requer muito servidor, mas a ideia seria conectar sim com outras comunidades e principalmente estimular o uso de mídias federadas. Imagine, por exemplo, Jatoba, se esse recurso fosse implementado no iTeia. Os usuários conectados lá poderiam usar a plataforma Corais com o mesmo login, ou se conectar com os usuarios daqui e ver as atividades a partir das próprias timelines.

Enfim, sei que é difícil, mas fica como ideia a médio e longo prazo.
 

#5

Skarnio deu uma ótima ideia!

Um caminho que tenho acompanhado é a integração da red#matrix, diaspora e friendica. Estou gostando bastante dos resultados. Seria muito legal a integração com estas redes.

O Corais está num momento de busca de sustentabilidade para manter seus serviços e acho que, vencida esta etapa, poderiamos tentar bolar uma vaquinha para moer essa ideia da rede federada. Uma coisa bem nos moldes que o Cirandas fez com o facebook (cobertura dos custos para pesquisa e implementação).

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.