Cobertura Colaborativa na TEIA da Diversidade 2014

Uma TEIA pode ser tecida de diferentes formas. Mas o que faz o homem ser diferente de um aracnídeo é a possibilidade de conseguir tecer a mesma TEIA por diferentes mãos. 

As TEIAs são encontros dos Pontos e Pontões de Cultura e das comunidades envolvidas com o Programa Cultura Viva em todo Brasil, que visam promover o debate sobre a cultura brasileira e suas expressões regionais, propor estratégias de políticas públicas culturais, analisar e avaliar o Programa. Com esses princípios é que será realizada na cidade de Natal, de 19 a 23 de Maio de 2014 mais um encontro nacional dos Pontos de Cultura.
    A TEIA da Diversidade 2014 trabalhará sua comunicação através de uma metodologia de comunicação colaborativa utilizando as metodologias e ferramentas utilizadas na tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas, possibilitando a articulação e a divisão de tarefas entre os integrantes da Rede Nacional dos Pontos de Cultura que atuam com audiovisual, cultura digital e mídias livres. 

   Para realização da cobertura colaborativa serão capacitados 40 colaboradores de várias partes do país, selecionados pela comissão de organização da TEIA 2014. Os selecionados passarão ao longo de cinco dias, antes do evento, por uma intensa capacitação, para utilização de softwares livres e também como utilizar a plataforma de gestão colaborativa durante as atividades de comunicação na TEIA. A plataforma CORAIS permite este coletivo organizar e dividir atividades e socializar informações de forma transparente e dinâmica, além de oferecer mecanismos para tomadas de decisões coletivas e espaços para comentários e sugestões. A idéia é conseguirmos adotar estes mecanismos autogestionários desde a concepção do plano de trabalho da cobertura permitindo que o grupo defina os horizontes que desejam navegar durante o evento.

Os conteúdos produzidos serão publicados no portal da TEIA da Diversidade 2014, além de serem veiculados e disponibilizados na internet através das redes sociais, blogs independentes, TVs e Rádios Comunitárias, Portais e Acervos Multimídia Livres, criando uma TEIA comunicacional entre os participantes do evento e os demais membros dos pontos de cultura interessados em acompanhar e participar do encontro a distância através da internet. 

A construção de uma rede autônoma e protagonista como foi idealiza o Programa Cultura Viva, passa por uma comunicação livre e empoderada de canais dinâmicos, eficazes e horizontalizados para sua comunicação interna e externa.  O espaço virtual para gestão da Cobertura ColaborATIVA da TEIA 2014 na plataforma CORAIS já está aberto para que tod@s possam começar a participar deste processo. Para isso é preciso realizar o cadastro na plataforma e após logado entrar no ambiente e solicitar sua participação no projeto da TEIA 2014 (botão no canto superior direito da tela).

Este ambiente entretanto não funciona se os comunicadores não se apropriarem do espaço e socializarem com os demais suas idéias e ações para a comunicação da TEIA. Assim vamos encontrando afinidades e pensando juntos os passos seguintes. Como nos ensinou Anildomá de Souza do ponto de cultura Cabras de Lampião: EM REDE BOA TODO MUNDO SE BALANÇA!

Se você pode somar na comunicação do encontro e tá afim de aprender mais sobre gestão colaborativa e software livre, participe desta #colaborAÇÃO e ajude a tecer nossa próxima TEIA.

Equipe da Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE*

*A Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE é um arranjo produtivo de Pernambuco que implementa a tecnologia social da Produtora Cultural Colaborativa. Atualmente a rede é constituída por Pontos de Cultura e coletivos de economia criativa da região metropolitana do recife que atuam com audiovisual, cultura digital e mídia livre. A sede da produtora funciona na Concha Acústica da UFPE na sede do ponto de cultura CUCA Recife. Atualmente integram a Colabor [at] tiva [dot] PE: Cinema de Animação, Coco de Umbigada, CUCA Recife, Pontão de Cultura Digital iTEIA, Tecer / Laboratório Laia, TV Comunitária Canal Capibaribe e Coletivo Marista de Tecnologias Livres

Comentários