Imaginem a VUP ocupando a Escola Monteiro de Carvalho!!!

Pontos: 3

Pessoal,

Raíssa me contou umas ideias e propostas sobre fazer aulas de fotografia e informática em um espaço livre e muito bom... no Colégio Monteiro de Carvalho.

Pensando em algumas demandas críticas da VUP:

  • vocês precisam de um espaço fixo e próximo de casa para aprender mais e trabalhar (ficar agendando assessorias em salas aleatórias e sem acesso a internet na petrobras não supre essa necessidade. E parece que o Cefet também não está suprindo. Além disso, ainda dá pra economizar no transporte);
  • vocês precisam de computadores (tem muita gente no grupo sem computador em casa);
  • vocês precisam de internet;
  • vocês precisam de parceiros e "clientes" para seus serviços.

Então, o Monteiro tem salas, tem computadores, tem internet, tem estudantes ávidos por aprender tecnologias digitais.

Por outro lado, a VUP traz a sua breve experiência em tecnologias digitais e multimídia (programação, softwares educacionais, fotografia) e o suporte da Assessoria do Voluntariado da Petrobras.

Imaginem o que poderemos trocar com eles?

Poderemos montar oficinas de Scratch, de desenvolvimento de aplicativos móveis, de robótica, de raspberry... Imaginem um Hacklab no Monteiro!!!

O céu é o limite!!!

Na próxima sexta, dia 13/11, de 8h40 às 9h30, Raíssa e eu teremos uma reunião com o Grêmio Estudantil do Monteiro para discutir o assunto.

(Para os mais curiosos, em anexo estão os detalhes da conversa que tivemos)

Pré-visualizarAnexoTamanho
vup_ocupa_monteiro_ou_monteiro_ocupa_a_vup.pdf24.98 KB

Comentários

#1

Eu adorei a ideia. Pode contar comigo se precisarem na reunião!

#2

Show! Ideia mais brilhante, se eu tiver alguma melhora eu vou tentar ir. 2 ex alunos poderiam ser bem úteis

#3

Super curti a ideia, estarei presente.

#4

Pessoal, segum anotações minhas dos encontros de sexta, 13/11, e segunda, 16/11:

13/11:

. Jonathan, Vinicius, Raissa (Vup), Luiz Arthur, Fernando (Petrobras), Ocupa Escola e Núcleo de Cultura do Monteiro

. Ocupação do laboratório de informática 《《 vup coletivo residente? Crachá da vup?
. Núcleo de cultura >> 3 alunos, do núcleo estão no jovem aprendiz Petrobras
. Vai rolar Black santa, semana da consciência negra 《《 cobertura da vup dia 27/11? (Jonathan não pode, é aniversário dele...)

. Ideias:

    . Tecnojovem no Monteiro

    . P3C - Produtora Colaborativa Cultural Carioca
 

16/11

. Vinicius (VUp), Fernando e Luiz Arthur (Petrobras), Prof. Ângela, João, ? (Monteiro), Ocupa Escola

. Escola está interessada na ocupação da VUp do laboratório em 2016, mas precisa da autorização da secretaria de educação. Mandaram as regras pro email do Vinicius, que ficou de repassar.

TAREFA >> montar projeto/proposta e enviar pra escola

#5

Caríssmos,

Excelentes notícias...

Creio que a ocupação de espaço preliminar como um projeto no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho é excelente. Só termos que analisar as restrições existentes, pois tem sempre uma burocracia a cumprir.

Aqui no CEFET/RJ-Maracanã, Rua General Canabarro, apresar do custo de transporte até o local, estaremos prontos a abraçar o projeto de modo a receber os empreendedores e fornecer computadores, notebooks e rede na sala da ITESS. Como a VUP já é Pré-incubada, o que precisamos:

1. Acertar quem é o empreendedor responsável, maior de idade, que assinará o TERMO DE COMPROMISSO, instrumento legal que estabelece as condições de apoio ao projeto pela ITESS. E isso é URGENTE!

2. Termos o cadastro dos empreendedores que utilizarão o espaço e uma AGENDA ORGANIZADA somente para o controle do uso do mesmo, inclusive aos sábados e domingos (domingo aquela área é bem deserta) pois precisamos informar à administração do Campus 3 - quem vai usar o espaço e os horários PREVISTOS, para que o vigilante possa fornecer a chave da ITESS.

OBS.: O interessante é que haverá sempre vigilante na portaria do Campus 3, logo é fácil autorizar a circulação de pessoas na ITESS.

Bem... adorei a proposta de pensar uma alteração do nome para P3C - Produtora Colaborativa Cultural Carioca... é isso? esse nome é genial e tem um potencial de marca muito interessante. outra sugestão...  P2C -Produtora Calaborativa Carioca... podemos brincar com essa sugestão em várias vertentes. Não externar o Cultural no nome para não prender o objeto do empreendimento... pois cobertura de eventos pode abranger uma gama enorme de situações e atividades.

É isso no momento... aguardamos comentários...

Abs

Ellen Dias

#6

Estou muito impolgada com essa proposta! Teremos  trocas incríveis com o Monteiro e ganharemos muito tendo o espaço. 

No próximo encontro farei o máximo para estar presente.