Primeiros passos

Inicialmente, definida a ONG, precisamos iniciar um briefing. A Ana já entrou em contato com a ONG, porém não tivemos retorno.

É necessário definir o escopo, considerando os entregáveis sugeridos:

Comentários

#1

Para facilitar:

Como realizar o projeto final:
http://cursos.faberludens.com.br/mod/resource/view.php?id=3018

Para começar o projeto final, primeiramente, você precisa conversar com seus colegas e formar um grupo com pelo menos 2 pessoas. Após isso você poderá escolher o site na 2a etapa do projeto final. 

O projeto deverá ser desenvolvido integralmente na plataforma de Desenvolvimento de Projetos http://www.corais.org.

Após a criação do projeto, o próximo passo é começar o planejamento das ações a serem realizadas, assim definindo o escopo do projeto. Vocês podem fazer isso utilizando o sistema de tarefas do corais, por exemplo.

Após vocês vão começar a trabalhar nos documentos necessários:

O desenvolvimento dos textos deve ser realizado colaborativamente pelos membros do grupo preferencialmente utilizando a ferramenta de texto colaborativo do Corais.

Ao finalizar o projeto vocês devem enviar um relatório em PDF pelo sistema do Curso. Incluir os entregáveis gerados neste relatório e explicar (justificar) suas decisões. 
 

DICAS

Cuidado ao colocar imagens com detalhes finos como sitegramas no PDF, pois eles podem ficar ilegíveis devido à compressão do arquivo. Procure as opções de exportação de PDF e aumente a qualidade.

Algumas dicas de uso das ferramentas do Corais:

  • Tarefa - definição de quem faz o quê, controle de prazos, veja o sistema de voluntariado
  • Texto colaborativo - briefing, relatórios, reuniões via chat
  • Blog - novidades no projeto, discussões, relatórios de reuniões
  • Galeria de imagens - capturas de tela do site atual, wireframes
  • Mapas mentais - taxonomiasitegrama
  • Questionário - pesquisa com usuários


A estética dessa apresentação final conta pontos também, pois ao final do curso enviaremos os melhores trabalhos para as respectivas ONGs, portanto é uma forma de vocês também terem um projeto social nos seus portfolio de Arquitetura da Informação.

Como não serão executados todos os projetos listados, nós deixamos a cargo de vocês fazerem o primeiro contato com a ONG. Caso não consigam entrar em contato devem realizar o briefing com as informações disponíveis no site da ONG e as que vocês obterem através de pesquisa.

No final do Curso iremos enviar os relatórios finais para as ONGS.