Pular navegação

Para a equipe construírem conhecimento sobre os métodos com os cards

Ajuda

Para a equipe construírem conhecimento sobre os métodos com os cards

Uma questão que vejo acompanhando o uso dos UX Cards é como eles podem ajudar uma equipe de trabalho a compreender a utilização dos métodos. Onde vai esta carta? Com quais métodos devo me preocupar primeiro? Como sei que este método vai no fim ou não no começo do processo? 

O Luis Rosa propos uma roda de cores com a intenção de facilitar o uso do baralho. Porém, da maneira como foi proposta, a "classificação" de onde/como cada métodos pode ser inserido em um processo vem fixo no card, deixando menos abertura para mostrar lugares/espaços onde o método pode ser utilizado.

Um exemplo: o Teste de Usabilidade costuma ser utilizado perto do final de um processo, para testar um protótipo ou um produto desenvolvido. Mas, pode estar no início de um novo processo, para avaliar um redesign, por exemplo.

Como solução, proponho que aos cards acompanhem uma cartela colorida de adesivos, com umas 5 a 7 cores diferentes. Desenhei abaixo um exemplo:

A ideia da cartela de cores é como as etiquetas de cores do Gmail ou as cores das etiquetas de arquivos no MacOS. Estou um pouco disso no projeto Conectando Conteúdos. Tendo como base apenas cores, a equipe pode dar um significado para a cor (exemplo: este método é bom para avaliação de uma interface) e colar nos cards. Exemplo dos adesivos colados:

Acredito que isso ajudaria a equipe a desenvolver seu prórprio corpo de conhecimentos, continuamente, usando os cards como suporte para manifestar e preservar este conhecimento, além de permitir ir aumentando o conhecimento (a medida que novos adesivos vão sendo colocado nas cartas).

Pré-visualizarAnexoTamanho
uxcards-prototipo-tabelacores.svg6.84 KB

Comentários

#1

Gostei da idéia. Vai ajudar a organizar as cartas do jeito que faz mais sentido para a equipe. 

A Pimaco já vende em qualquer papelaria esses adesivos. 

Acho bem legal a gente encaminhar as novas idéias como acessórios dos cards ao invés de novas funcionalidades dos próprios cards. Os cards devem ser o mais genéricos possíveis, permitindo esses tipos de adaptações.

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.