AUDIO LIVRE - ELEMENTO SONORO

OUVIDO

Ferramenta biológica responsável pela percepção de perturbações sonoras e pelo equilíbrio. Nos humanos, é dividido em em três partes, o ouvido externo, o médio e o interno. Seu funcionamento possui algumas qualidades que devem ser entendidas para a compreensão da experiência do ouvir e manipular amostras de som. O ouvido humano tem sua capacidade variando de acordo com a frequencia e nível de pressão sonora.
(vide aqui!)

PSICOACÚSTICA

Nosso capacidade auditiva é limitada. em níveis de frequência, so percebemos, normalmente, fontes sonoras que ocupam a faixa de 20Hz ate 20KHz, no entanto, sob mesma pressão sonora, entendemos melhor as faixas entre 1KHz até 5KHz, quanto mais distante dessa faixa, mais pressão sonora é exigida para percebermos as intensidades niveladas. lembrando que esse fenómeno não é acústico, mas sim, o comportamento do nosso sistema auditivo.

SOM

é a propagação de uma onda mecânica que ocorre apenas em meio material, que tem massa e elasticidade, sejam sólidos, líquidos ou gasosos. O som não se propaga no vácuo. A percepção destas vibrações é o que nos permite ouvir. Os sons audíveis têm frequência entre 20 Hz (hertz) e 20 kHz (quilohertz) acima e abaixo desta faixa estão, os inaudíveis, ultra som e infrassom, respectivamente.

VELOCIDADE DO SOM

A velocidade do som varia de acordo com a temperatura e o material, convencionalmente, no ar, a 20 graus celcius, temos um valor médio de 344m/s.

ACÚSTICA

É a ciência que estuda o comportamento de produção, propagação e manipulação do som.

DECIBEL (dB)

É a decima parte da unidade de medida BEL. É usada para medir o nível de pressão sonora simbolizada pela sigla dB. 0 dB é o limite minimo para percepção do som pelo ouvido humano e 130dB o limite máximo da audição.

SENSAÇÃO AUDITIVA “EFEITO HAAS”

A descoberta de Haas pode ser aplicada a sistemas de sonorização e sistemas de distribuição pública de som (PA). O sinal para os alto-falantes colocados em locais distantes da origem pode ser atrasado eletrônicamente por uma quantidade igual ao tempo que o som leva para viajar através do ar da origem para o local distante, cerca de 10 a 20 milissegundos. A primeira chegada do som de origem determina a localização percebida, enquanto o som um pouco mais atrasado simplesmente aumenta o nível de som percebido sem afetar negativamente a localização.

CICLO ou PERÍODO

É o tempo de execução de um único pulso. Esse movimento compreende uma compressão, uma descompressão e um tempo. Quanto maior a frequencia mais rápido é o ciclo.

FORMAÇÃO DE ONDA

É a variação periódica de um estado físico que se propaga em meios materiais.

Compressão e Descompressão

Para que um som possa ser produzido só é necessário um meio de propagação e os movimentos de compressão e descompressão. Uma corda de violão ao ser tocada produz som resultante desses movimentos.

Elementos de Onda

  • Elongação

É a distancia entre um ponto aleatório do ciclo e o eixo X em uma representação gráfica de uma onda, seu valor também é chamado de Amplitude Eficaz.

Quando o estado de elongação atinge seu pico máximo, chamamos de Amplitude ou Elongação Máxima. é o volume/intensidade propriamente dita produzida pela onda sonora.

Quando dois pontos tem a mesma elongação e mesmo sentido em um dado tempo comum diz-se que estão em fase.

É a distancia entre dois pontos com mesma elongação. Para se calcular o comprimento da onda divide-se a velocidade pela frequencia.

  • Velocidade da Onda

É a velocidade que um ponto qualquer da onda se desloca até outro ponto em um determinado espaço de tempo percorrido.

  • Fases da Onda

Considerando o avanço da onda em relação a outras ondas, podemos caracteriza-las observando o seu comportamento relativo de mesmo sentido em um comportamento ideal, onde duas ondas de mesma amplitude e frequencia geram a mesma frequencia com o dobro da amplitude, ou, contrários, causando um cancelamento de fase.

  • Cancelamento de Fase

quando as ondas se diferem de fase em 180 graus, se anulam.

FREQUENCIA

São a quantidades de ciclos ou periodos que uma onda realiza em um segundo.

MÚSICA

A expressão de sentimentos em forma de sons.

  • Timbre
  • Altura
  • Dinamica
  • Duração

CALCULO DE NIVEIS DE PERDA

Existem calculos para dimensionamento de caixas e amplificadores em relação ao público, local e distancia de alcançe.

Calculadora de Áudio

RUIDO

É todo som indesejado que é captado por microfones, produzido por dispositivos de áudio e resultante de falhas de aterramento em um sistema sonoro. O ruído não pode ser totalmente eliminado, mas deve ser controlado para níveis aceitáveis.

NIVEIS DE RUIDO DE FUNDO

Procure saber da legislação geral e local a respeito dos níveis sonoros para ações que exijam estes normativos. As leis mudam e todo material fixo pode ficar obsoleto.

As coisas funcionam assim em RECIFE , até o presente momento.

Pré-visualizarAnexoTamanho
guiaaudio_colaborativa.pe_.odt8.22 MB
elementos_de_acustica.pdf331.64 KB
ouvido_humano.odt1.36 MB

Comentários

#1

A aula começou com uma rodada de apresentações dando oportunidade para conhecermos cada aluno presente suas aptidões e expectativas em relação ao curso. Foi apresentado todo conteudo que será abordado durante o curso. Foi discutido tambem, durante a primeira aula, o primeiro tópico, elemento sonoro, tendo como assuntos relacionados o ouvido humano, o som e seu comportamtento, e rapidamente todo conteudo abordado nos tópicos acima.

a missão para a semana foi captura livre de qualquer som utilizando qualquer aparelho que grave e publicar aqui no corais.

Lembrando que é possível para todos adicionar, nos comentários, incremento sobre o assunto, links e anexos, que possam enriquecer os conteúdos

#2

segue amostra de audio para a aula de amanhã(29/10/2013)