Pular navegação

História em Quadrinhos

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

História em Quadrinhos

Conceito

Histórias em quadrinhos (HQ), são narrativas que tem em sua composição linguagem imagética (Não-verbal) e textual (verbal). Essas duas linguagens se interrelacionam, de modo a completar o sentido uma da outra, criando a dinâmica única de uma HQ.

Essa ferramenta é marcada pela interatividade e alto nível de envolvimento, uma vez que o leitor precisa completar, e até mesmo supor ações, que por vezes não estão descristas nos quadros. 

Método para criação de HQs

Para criação de um quadrinho profissional é necessário se ter em mente o que vai ser tratado dentro da História, a moral ou o conteúdo que se quer passar, a isto é chamado Tema. Depois de escolhido o tema, é necessário pensar de que forma ele será tratado, como virá dentro da história, a isto é chamado Trama ou Plot.

Depois de definidos estes conceitos se parte para criação de fato, o primeiro passo é o roteiro. Assim como um filme, HQs também são construídas a partir de um script. Existem duas maneiras conhecidas de fazê-lo: O full-script, ou roteiro completo, onde são descritos todos os detalhes da história, quadro a quadro, balão a balão; Outra forma é o Marvel Way, (chamado no Brasil de Argumento), criado pelo famoso roteirista de quadrinhos e fundador da editora Marvel, Stan Lee. Nesse método a história é desenvolvida a partir de um texto descritivo corrido, sem falas, onde se resume a História.

Após confeccionado o roteiro, se parte para a fase de Storyboard. Essa ferramenta consiste na criação de um rascunho da HQ por inteiro, onde se passa o que foi descrito no roteiro para os quadros, com um desenho simplificado. Sua função é perceber se o número de quadros por página é adequado, se os quadros estão devidamente posicionados na página, se não há muita informação na mesma, etc. Dessa forma, evita-se efetuar mudanças no momento em que se está finalizando os desenhos da HQ de fato.

Por último, e não menos importante, o processo de desenho e arte-finalização. Aqui é a etapa final de todo o processo, onde a HQ é produzida de fato. Cada quadro é desenhado detalhadamente, vetorizado e finalizado em softwares de edição e colorização, e/ou finalizados a mão (no caso de colorização em aquarela). Recomenda-se nessa etapa desenhar as páginas em A3 para uma maior superfície de desenho e detalhes.

História que descreve o contexto de uso e atividades de um produto, sem necessariamente mostrar o seu funcionamento. 

Exemplos

Projeto Joãozinho e Anita, pelos alunos do Instituto Faber-Ludens.

hq_ipad_anita-e-joaozinho-rumo-aos-descobrimentos-das-novas-tecnologias.jpg

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos