Pular navegação

Blog

Método Marco Lógico - Matriz de Projeto da Empresa Cerro Azul

É um método desenvolvido pela USAID para elaboração,  descrição, acompanhamento e avaliação de programas e projetos.
 
- É utilizado por diversas agências internacionais de financiamento, como o Banco Mundial, o BID e a GTZ alemã - que incorporou ao seu método ZOPP (iniciais, em alemão, de Planejamento de Projetos Ori

Textos complementares para a elaboração do Projeto da Empresa Cerro Azul

Para embasar a definição do escopo do projeto, será utilizado um material fictício que vai ajudar na definição dos principais problemas a serem enfrentados e dos stackholders envolvidos.

Esse material de apoio trata-se matérias de jornais abordando os problemas e reclamações que incidem sobre a Empresa de Transporte Público Cerro azul.

Abaixo o arquivo:

projeto-caso-cerro-azul-contexto.pdf

Prof. Fábio Carlos realiza oficina de Elaboração de Projetos Públicos no NAEA/UFPA

O prof. Fábio Carlos, diretor geral do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (NAEA), realizou oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Públicos no mês de dezembro de 2013, para os alunos do Mestrado de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.

A oficina tem o objetivo de habilitar os alunos aos conhecimentos dos principais fundamentos teóricos, metodológicos e operacionais da concepção, elaboração e gerenciamento de projetos públicos.

O método do curso intercala teoria e prática. A parte teórica trata dos principais conceitos e instrumentos de elaboração e gestão de projetos públicos de desenvolvimento. Já as sessões práticas serão dedicadas a realização de exercícios práticos para a aplicação dos fundamentos teóricos e operacionais, através de oficina de planejamento e gestão de projetos.

Texto: Larissa Carreira

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.