Pular navegação

Archive: julho 2012

Ajuda

Proposta UX Cards versão 3

Pessoal montei uma proposta já com todos os cards catalogados até o momento (37). 

Já estão no formato para impressão em pvc (1 lado de card por página). 

Peço, para quem possa, que revisem os textos, e os ícones propostos para as cartas de recurso. Os arquivos estão em anexo.

Abraços

Cartas de recursos humanos

No comentário sobre o reality show, recuperei a idéia de ter algumas cartas representando os membros da equipe responsáveis pela execução de métodos e entregáveis. Essas cartas teriam apenas uma ilustração, com espaço suficiente para escrever o nome da pessoa embaixo. 

A minha proposta anterior, usava avatares do Faceyourmanga, mas vejo que não podemos fazer isso porque parece que eles tem restrições de uso.

Então, criei, algumas ilustrações de profissionais de UX genéricos. Eu não sou ilustrador e briguei bastante com o iPad pra chegar nessa. Se alguém quiser fazer melhor, podemos no futuro ter um deck só para cartas de avatares.

Experiência com UX Cards

Pessoal,

Durante o EBAI tive a oportunidade de ter contato com uma versão dos cards em PVC oferecida pelo Fred para um teste, juntamente com a Fernanda, Íris e Fanny do UOL.

Nós fizemos uma reunião para experimentarmos os cartões em um projeto que está em fase inicial, sem definição de como será executado. Não conseguimos o acesso ao QR Code naquele momento e tivemos dificuldades para entender aspectos relacionados aos métodos menos comuns. Percebemos que o texto é crucial para comunicar o máximo sobre os métodos disponíveis. Sentimos necessidade de criar duas novas cartas para atividades relacionadas ao projeto: Layout e Desenvolvimento. Destaco o aspecto lúdico existente nos cards que contribuíram para envolvimento e descontração da equipe. Foi um tipo de brainstorming de processo de pesquisa com usuários.

Percebi três momentos básicos:

Estimando o tempo de cada fase do UX Cards com o Planning Poker

Planning Poker Deck

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
UX Cards

Search Personas

A Nubia Souza criou uma proposta de baralho inspirada nos UXCards para a área de SEO (Search Engine Optimization). O objetivo dos cards é ajudar no planejamento das personas de busca, que representam perfis de usuários.

Muita gente diz para criar personas da própria cabeça (bom já tentamos isso) e isso pode ser um grande erro, afinal é impossível que se possa pensar em todos os possíveis clientes de um determinado website, para amenizar isso você pode além de criar pessoas da própria cabeça, fazer pesquisas na web, recolher dados. Um ótimo caminho para isso é usar usuários de fóruns sobre determinado assunto, você consegue ter dados de um usuário, perguntas, tipo de perguntas que ele faz, e isso pode te ajudar a montar algumas personas.

Proposta colorida para UX Cards

Montei aqui uma versão colorida do UX Cards, com intuito de melhorar o visual dos cards e deixá-los mais auto-explicativos com fotos.

A ideia também foi de criar um sistema de cor para facilmente identificar os cards pelo seu tipo (Método, Entregável, Recurso). As cartas de método seriam de cor laranja, de entregáveis azul, e de recursos verde.

Quanto ao material continuaria com PVC.

Só nas cartas do tipo Recurso que pensei em reduzir o tamanho pela metade e fazer com acrilico transparente, pois assim poderiam ser sobrepostas sobre outras cartas economizando espaço.

Outra ideia para as cartas de Recurso seria de usar objetos como pinos e bonequinhos ao invés de cartas, a desvantagem nisso é que não poderia se escrever neles modificando a funcionalidade.

O que vocês acham?

Abraços

Idéia - Proposta de sistema de LEVEL (junior/pleno/sênior/master)

Acho que está na hora de por level nesse jogo (junior,pleno,sênior e master)

O tipo de jogo do UX cards se encaixa perfeitamente no mesmo sistema do jogo Talento. Fato. Eu só venho propor agora como melhoria, uma simples idéia.

Proposta para UX cards

Que tal fazermos os cards no tamanho 9x6?

No modelo de foto na frente com qr-code e nome e atrás a descrição.

Sendo que nas cartas de métodos no texto diria também possíveis deliverables e cartas de recurso compatíveis.

Vejam o modelo .

Layout dos cards

Hoje queremos discutir o layout dos UX cards. O tamanho que estamos trabalhando é 54mm X 86mm (tamanho padrão de cartão de crédito). Precisamos definir que informações serão exibidas na frente e no verso do card para iniciar a coleta de informações para o primeiro protótipo.

Não queremos exibir informação demais no card, pois é um tamanho pequeno demais para isso e está integrado com a base de conhecimento dos Corais. Além do link para a página que descreve em profundidade o método, teremos também um QRCode de atalho para consultas via celular.  
 
Abaixo as variações. Por favor, dê sua opinião e nos ajude a decidir qual é a melhor abordagem. 

Conceito e primeiros esboços para Visualização de Projetos

Em diversos projetos que participei, principalmente online, senti dificuldade de visualizar o corpo que o projeto ia tomando durante seu desenvolvimento. Mais difícil ainda é conseguir compreender o andamento de um projeto quando alguém entra nele "pela metade", quando já possui uma série de etapas já executadas.

Em um desses projetos, por exemplo o Entropia, tivemos um grande número de publicações. Por isso criamos um documento resumindo as etapas do projeto, que ajudou bastante mas ainda assim não foi uma boa solução.

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Prototipação
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.