Modo de jogo desafio estilo Talento
Lembrei de um jogo de tabuleiro antigo da Estrela chamado Talento. O jogo tinha dois tipos de cartas: as cartas de desafio, contendo uma imagem sugestiva e as cartas de frases. A cada rodada, uma nova carta de desafio era escolhida e são distribuídas 6 cartas de frases para cada jogador. Cada jogador escolhe uma das frases e propõe no tabuleiro. Ao final da rodada, os jogadores votam na frase que encaixou melhor com a foto. O resultado era sempre motivo de muita diversão.
Creio que essa dinâmica poderia ser transportada da Criação Publicitária para a Experiência do Usuário trocando as cartas desafio por problemas comuns em projetos dessa área. Essa dinâmica poderia ser usada como um warm-up de início de reunião, tal como propôs a Claudia Duarte. Também pode ser usado como dinâmica de integração da equipe de UX, criando um motivo para trocar experiências.
Sendo assim, temos que bolar também um novo deck, o deck de Problemas Capciosos (do inglês wicked problems). Problemas capciosos são problemas que não tem uma única solução, pois envolvem múltiplos fatores e sua complexidade aumenta quase que infinitamente conforme se embrenha nele. Qualquer carta de método poderia solucionar o desafio, porém, cabe aos jogadores votarem na que faz mais sentido.
Algumas sugestões de problemas capciosos bem característicos do Brasil:
O trânsito em São Paulo, estudado pelo Marcos Koji em seu TCC da pós Faber-Ludens.
A inclusão de idosos na cultura digital.
Educação de qualidade e acessível.
Que acharam da idéia? Que outros problemas capciosos podemos incluir?
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