Teste dos primeiros protótipos dos UX Cards

Estivemos com a equipe de inovação da WebGoal, empresa com a qual o Instituto Faber-Ludens está realizando o programa DRIFT. Eles gostaram da ideia e aceitaram testar os cards para atualizar o seu processo de trabalho. Descrevo abaixo as descobertas e ideias que surgiram neste teste, para melhorarmos cada vez mais os UX Cards :)

Teste dos UX Cards

Teste dos UX Cards

Definimos alguns papéis para o jogo com os cards. Os participantes, pelo seu perfil, tinham agências diferentes durante o jogo:

  • Gestor de projetos
  • Documentação: aquele que vai documentar o jogo
  • Métodos: aquele que conhece mais métodos de UX para eventuais explicações e ajuda
  • P.O. - Product Owner: é o mestre, ou o "deus" do jodo, pois fica com as cartas-coringa e pode criar novas cartas

Os participantes definiram algumas metas a serem atingidas com o projeto ao qual se quer definir o processo. É como se fosse o "céu" de um jogo de amarelinha. Do outro lado da mesa, definimos o ponto inicial para chegar nestas metas, o entendimento necessário para começar o projeto.

Observações, idéias e sugestões para melhorias dos cards

A partir da observação do teste, anotamos idéias e sugestões para melhorar os cards. Um comportamento interessante da utilização dos UX Cards foi que, na hora de escolher os métodos, os participantes primeiro se separavam os métodos que sao desejados e, depois, colocam eles na ordem desejada. 

Questões gerais

  • Cartas em branco: foram extremamente importantes, para que os participantes não fique limitados aos métodos e entregáveis dos cards impressos e também para que um mesmo método possa ser utilizado mais de uma vez.
  • Cartas de métodos que se tornam entregáveis (e vice-versa): a carta de Cenários foi impressa como método mas, durante o teste, foi utilizada como entregável, assim como o Mapa Mental, que a princípio seria apenas um entregável, foi utizado como método. Para diferenciar métodos e entregáveis, durante o teste, utilizamos  como referência o posicionamento da carta: cartas viradas na horizontal são entregáveis e na vertical são métodos.
  • Turnos: uma sugestão que surgiu no teste foi a de turnos, como ouvir, criar, entregar, entendimento, estimativa, validação e mensuração. 
  • UX Cards versão Macro: outra sugestão foi a de existirem cards para planejar uma versão maior e ampla (macro) dos processos. Seriam cartas mais genéricas, como "Método de UX", que não especifica qual método, mas evidencia a necessidade de ir ao encontro dos usuários de alguma maneira.

Proposta de novas cartas

  • Carta-coringa: uma carta de incerteza, pois nem sempre as cartas brancas evidenciam que os participantes simplesmente podem não saber o que fazer em determinado ponto.
  • Voltar no processo: uma carta que mostre que uma parte do processo se repete. Ou talvez duas cartas: uma de início e outra de fim do processo que vai se repetir.
  • Equipe inteira: uma carta de pessoas com todas as pessoas, para simbolizar a equipe inteira.

Questões específicas

  • Modificação nas cartas de tempo: atualmente temos horas e dias. Esta definição se mostrou fechada e pouco prática. Melhor que não estejam explícitos e o tempo a ser estipulado seja definido pelos próprios participantes, escrevendo os dias ou as horas na própria carta.
  • Modificação nas cartas das pessoas: deixar espaço para colocar o nome dos participantes.
  • Modificação nas cartas de recursos: elas serem bem diferentes dos métodos, talvez até com tamanhos diferentes... hummm...
  • Para repensar as cartas de tempo: elas não foram tão úteis no começo do teste, pq eles estavam mais numa etapa de entendimento do projeto. Ele é mais útil justamente na etapa de definição de métodos, onde precisa-se ter mais controle sobre a estimativa de prazos.
  • Rever carta de User Stories: ela contém erros, temos que rever ela!
  • Cards grossos: o fato dos cards utilizados no teste serem grossos facilitou para que um jogador, mesmo diante de um processo enorme, conseguisse facilmente arrastar todos os cards empurrando \-o, arranjando espaço para colocar uma nova carta no meio.

Protótipo dos UX Cards

Para o teste descrito acima imprimos um protótipo dos UX Cards em papel adesivo colado em cartas de PVC com 9 x 6 cm. Eram quadrados e duros, mas foram ótimos para testar o baralho!

Primeiro protótipo

Primeiro protótipo dos UX Cards

Primeiro protótipo dos UX Cards (verso)


Segundo protótipo

Abaixo, a reimpressão mais recente: cards com bordas arredondadas e impressão direta no PVC. Ainda bem que testamos primeiro com a versão mais simples dos cards e pudemos fazer esta, mais caprichada, já incorporando as modificações, como cartas de fluxo (que chamamos provisoriamente de loop).

Segundo protótipo dos UX Cards

Segundo protótipo dos UX Cards (verso)

Uma imagem aproximada para ver o detalhe do acabamento e a nova carta:

Detalhe do segundo protótipo dos Ux Cards
 

Comparação

Veja só a diferença entre as duas versões:

Comparação dos primeiros protótipos

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Protótipo funcional

Comentários

#1

Aí vai a primeira versão que desenvolvemos do UX Cards. Está no formato Corel 13 e é livre para qualquer um copiar, modificar e distribuir.

Você pode pegar nosso modelo livremente e adaptar a sua necessidade. Se precisar deste arquivo em outro formato estamos a disposição.

Se você criar um modelo novo aproveite e compartilhe através do Corais.

#2

Pessoal, eu estava conversando com o Edyd, e foi utilizado o Corel Draw para criar estes primeiros modelos, mas vale a pena discutirmos a questão de formatos de edição vetorial, dentro do Design Livre. O que acham? O que recomendam?

#5

Que tal usar o InkScape?

É um software open source para ilustração vetorial: http://inkscape.org/

Até algumas gráficas já estão aceitando arquivos em formato .SVG.

#6

Que tal usar o InkScape?

É um software open source para ilustração vetorial: http://inkscape.org/

Até algumas gráficas já estão aceitando arquivos em formato .SVG.

#3

Oii pessoal, se puderem disponibilizar a segunda versão....

Muito bom o UX Cards... vcs podiam fazer um teste com as turmas da pós, acho que seria legal !! Aula prática!!

Parabens!
 

#4

Olá Simone, que bom que gostou! A segunda versão já está disponível para download :)

#7

Olá, hoje sobrou um tempinho para conhecer o projeto. Gostei bastante. Estive lendo os textos e agora as anotações deste primeiro teste. Concordo com os pontos que vocês levantaram. Este jogo é parecido com o que já usamos na agência para a metodologia Scrum. Vou a partir de agora acompanhar e tentar participar mais de perto. Vou apresentar os cards para nossa equipe e quero testar com eles. Depois vou postar aqui os impactos do seu uso. Parabéns para os que tiveram a idéia e a ajudaram a desenvolver.

#8

Legal Thiago! Aguardamos os resultados e o processo que realizar :)

Baixe a segunda versão dos UX Cards, já atualizadas com as considerações acima. Abraço!

#9

Seria bacana se vocês pudessem fazer um video breve explicando como funciona o jogo. Baixei aqui o arquivo mas não entendi bem como testá-lo :(

#10

Boa ideia, Paulo! Vamos preparar e publicar um exemplo simples do jogo até para que a comunidade possa aprimorar e inventar novas maneiras de jogar :)

#11

Ótimo Gonzatto.  Eu sou de Brasília. Aqui no FNDE estamos animados com o projeto. Passei o link para meus alunos da faculdade tbm (Design de Interfaces). O video vai nos ajudar bastante. Abs

#12

Paulo, gravei um vídeo demonstrando como a gente usou no passado, mas podemos pensar em outros jeitos!