Pular navegação

A idéia

Ajuda

A idéia

Esta idéia surgiu há um tempo atrás, compartilhei uma parte em meu blog:http://gabrielassempre.blogspot.com/2010/04/para-aqueles-que-gostam-do-mgmt-ouca.htmle

Hoje, entrei no site do Interaction South America, e vi que eles estão com um prazo bom para a submissão de Exposição Interativa, e achei que fazia todo sentido realizá-la, ainda mais nesse ambiente regado de 'Designers de Interação'. Pode ser um bom lugar para Testar a eficiência da UX da proposta!

No meu blog eu descrevi da seguinte forma:

'(...)Na época até comecei a desenvolver o projeto de uma instalação, nas quais as pessoas poderiam experimentar estes momentos, os quais seriam servidos em píres (de xícara), que estariam dispostos em rEstantes (Estantes feitas com restos de materiais, no caso, de píres?¿), e então experimentariam os 'RE(in)Stantes PIRÁTÓRIOS' (Instantes respirátórios num mundo de **SONHOS**).
 
A minha busca é encontrar algo como as bolhas do Sonic na fase da água.. sabe!? Quando ele estava ficando sem ar, e podia recuperá-lo em dentro de uma daquelas bolhas?! hahahahahahah
 
(...)No caso, o que mais importa, trazer o confronto e o questionamento: do real x ilusão.
E que cada um tire suas próprias conclusões, quando a hora vier...ou não?!'
 
Ok, os anos se passaram, e algo disso, restou... rs

Comentários

#1

Bom, para deixar isso de forma mais real, e paupável, comecei a esboçar o que tem na minha cabeça, por isso fiz o desenho a seguir:

#2

E para começar a explicar, fiz o desenho a seguir:

Ou seja, ficou definido que o participante passaria por três ambientes. Os temas e experiências para estes ambientes já estão quase definidos, e agora o que falta é a mão na massa, para tornar isso Real.

#3

O que eu tinha pensado toscamente era algo na linha do dilema do prisioneiro... http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro

Dá pra gente cruzar essa idéia dos ambientes diferentes, de forma que os tipos de interações entre as pessoas tenham que ser diferentes em cada ambiente pra que elas consigam o que querem (o que a pessoa conseguiria é algo que a gente teria que pensar ainda). Por exemplo....

  • Em um ambiente, a pessoa só consegue o que quer se a outra pessoa não conseguir o q quer (competição)... 
  • Em outro ambiente, a pessoa só consegue o que quer, se ela agir de modo coordenado e negociando com as outras pessoas (cooperação)...
  • Em outro ambiente, a pessoa só consegue o que quer se ajudar na mesma proporção que as outras pessoas estão ajudando (coolaboração)...
  • Em outro ambiente, a pessoa só consegue o que quer, se fizer o que as outras pessoas estão fazendo (conformidade)...
  • Em outro ambiente, a pessoa só consegue o que quer, se fizer algo diferente do que as outras pessoas estão fazendo (variabilidade)...
  • E por aí vai...

Com o ambiente fornecendo os materiais pra propiciar esses tipos de interações entre as pessoas.

#4

Nossa, achei bem louca essa idéia! Junta algo que eu adoro que é o lance de jogo...

Pq tipo, inicialmente, eu não pensei na instalação como uma ferramenta de interação humano-humano, era mais uma parada de experiência individual... Era interação Humano - Ambiente.

E se a gente fizesse uma instalação que proporciona atividades diferentes em cada dia ao longo do evento?

Ou seja, a instalação seria um 'ambiente interativo' a parte do evento...

O que você acha?

Sugestões de temas para os dias?

Hum, outra coisa que acho fundamental, é a gnt achar uma estratégia para os envolvidos vivenciarem ou 'expandirem' a experiência pela web. Ou isso ser uma ferramenta para a atividade, o cara twita alguma coisa pro outro q tá em outra sala... explorar esse lance meio mágico e imediato... pirei!? rs

#5

Essa idéia das pessoas se comunicarem através das salas por twitter ou algo assim me lembrou o quarto chinês: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarto_Chin%C3%AAs

#6

Esse lance de quarto chinês, me lembrou que temos que elaborar o jogo!

Teríamos um objetivo?

#7

Então, esse lance de poluição mental, é bem cara da sala 1. http://www.adbusters.org/magazine/96/unified-theory-mental-pollution.html

E em paralelo pro jogo, essa sala podia ter uma interação baseada na exploração ou no comércio.

#8

Então, esse lance de poluição mental, é bem cara da sala 1. http://www.adbusters.org/magazine/96/unified-theory-mental-pollution.html

E em paralelo pro jogo, essa sala podia ter uma interação baseada na exploração ou no comércio.

#9

Yep. A gente podia explorar o conceito de tornar público (e comercial) o privado, a apropriação do espaço público pela publicidade e por aí vai...

Algumas viagens:

  • Um grupo onde uma pessoa está tentando "vender" algo, mas as outras pessoas não sabem quem é ela (algo como marketing de guerrilha). 
  • Um diálogo onde a única linguagem possível de ser utilizada seja composta pelo catálogo do brands of the world.

#10

No dia da experiência individual... a gnt podia explorar e ampliar a experiência sensorial desse vídeo na sala 3: 

Por exemplo, projetar esse video em um teto arredondado, ter uns lances de vento, cheiros... 

#11

Existe também a possibilidade de fazer os 3 momentos em um único ambiente... oq deixa muito mais interessante e desafiador!

#13

Olá.

Me apresentando: meu nome é Sabine Araújo, sou arquiteta de informação e aluna da turma B09, já em fase de conclusão do curso. Achei bem interessante a idéia da instalação e gostaria de poder ajudar.

A imagem 'explicacao-resp.jpg' propõe que cada ambiente exponha o participante a situações/sensações diferentes e a sugestão da Gabriela de fazer tudo acontecer no mesmo espaço é realmente desafiador (e talvez até mais econômico).

Então lá vai minhas sugestões:

1º ambiente (loucura, confusão): que tal esta sala ser repleta de monitores, todos eles apresentando vídeos e imagens diferentes? Poderíamos buscar os principais virais da internet, propagandas conhecidas da televisão e outros bordões populares e mostrá-los em loop e randomicamente, em todos os monitores. O excesso de informação, todas-ao-mesmo-tempo-agora, pode simular a sensação de 'estresse' que vivemos diariamente.

2º ambiente (alivio, meditação): poderia ser algo como as aulas de yoga do wii fit, já viram? Uma delas é só ensinando a respirar. Neste momento os monitores mostrariam uma tela branca e só um deles mostraria um vídeo que "ensinaria" a pessoa a se acalmar.

o 3º ambiente (estímulos sensoriais) foi onde mais pirei. Aqui pensei em sons ambientes dos mais calmos, poderiamos sugeri que a pessoa colocasse uma máscara de dormir nessa hora e se sentasse. Outras pessoas entrariam no ambiente com luvas macias e aquecidas e em silêncio poderiam tocar o participante, abraçar, essas coisas.


Muito maluco?
Muito boa a idéia, Gabriela. ;)

#14

Nossa, que bacana Sabine, captou bem a minha idéia! =)

É, você conseguiu traduzir bem oq eu queria que rolasse em cada ambiente! Só no último, eu não acho interessante ter outras pessoas... apesar de curtir muito esse lance de contato físico, carinho, etc... acho que muita gente não ia topar... e nem se sentir a vontade... será que a gnt consegue driblar isso? 

Agora, indo em direção com o que o Luciano tava propondo, você consegue ver como a gnt pode agregar interação humana, ou uma dinâmica de jogo talvez, nesse cenário?

#15

humm.. jogo..
será que combina uma interação humano-ambiente amarrar também a idéia de um jogo? Que acessórios poderiam ser usados em cada ambiente? Que expectativa criar para depois atendê-la? Como pontuar?
Vou pesquisar e pensar um pouco e logo respondo.

Sobre expandir para web, creio ser possível capturar uma imagem da reação da pessoa a cada ambiente (ou etapa), agrupa-las num mesmo arquivo e permitir a publicação via app (instagran, por exemplo) ou web mesmo (twitpic, yfrog). Algo como o photocabine: http://laphotocabine.com/

#16

Bom gente, acho que todo mundo concorda que seguirmos pelo tema de Poluição Mental é interessante!

Daí, oq eu tinha pensado para a sala 2 é mais ou menos isso:

http://www.gittagschwendtner.com/spaces/interiors/likneon/lik_neon_all.jpg

#17

O Luciano me passou essas referências:

http://bocaberta.org/2007/05/o-quarto-de-ames.html

http://redepsicologia.com/o-quarto-de-ames-lei-de-emmert

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2007/04/mais-iluso-tica-quarto-de-am...

Então gente, o que vocês acham que temos que fazer para isso acontecer logo?!

Definir um objetivo é uma boa né?!

Como vamos usar um Analista de Comportamento e vamos fazer o ambiente, só nos resta saber, o que queremos que as pessoas façam?

Se o tema é Poluição Mental, que comportamento a gente quer promover?

Outras questões?

Ok, por outro lado já temos:

1. Vamos criar um Ambiente. (O ambiente é para uma pessoa de cada vez ou para comportamentos de grupos?) (Se for de grupos daí podemos usar o lance de jogos, se for individual é mais Experiências Sensoriais) O que vocês escolhem?

2. Vamos usar videos, projeções! (Alguém se opõe?)

#18

O Luciano me passou essas referências:

http://bocaberta.org/2007/05/o-quarto-de-ames.html

http://redepsicologia.com/o-quarto-de-ames-lei-de-emmert

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2007/04/mais-iluso-tica-quarto-de-am...

Então gente, o que vocês acham que temos que fazer para isso acontecer logo?!

Definir um objetivo é uma boa né?!

Como vamos usar um Analista de Comportamento e vamos fazer o ambiente, só nos resta saber, o que queremos que as pessoas façam?

Se o tema é Poluição Mental, que comportamento a gente quer promover?

Outras questões?

Ok, por outro lado já temos:

1. Vamos criar um Ambiente. (O ambiente é para uma pessoa de cada vez ou para comportamentos de grupos?) (Se for de grupos daí podemos usar o lance de jogos, se for individual é mais Experiências Sensoriais) O que vocês escolhem?

2. Vamos usar videos, projeções! (Alguém se opõe?)

#19

O Luciano me passou essas referências:

http://bocaberta.org/2007/05/o-quarto-de-ames.html

http://redepsicologia.com/o-quarto-de-ames-lei-de-emmert

http://scienceblogs.com.br/100nexos/2007/04/mais-iluso-tica-quarto-de-am...

Então gente, o que vocês acham que temos que fazer para isso acontecer logo?!

Definir um objetivo é uma boa né?!

Como vamos usar um Analista de Comportamento e vamos fazer o ambiente, só nos resta saber, o que queremos que as pessoas façam?

Se o tema é Poluição Mental, que comportamento a gente quer promover?

Outras questões?

Ok, por outro lado já temos:

1. Vamos criar um Ambiente. (O ambiente é para uma pessoa de cada vez ou para comportamentos de grupos?) (Se for de grupos daí podemos usar o lance de jogos, se for individual é mais Experiências Sensoriais) O que vocês escolhem?

2. Vamos usar videos, projeções! (Alguém se opõe?)

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.