Pular navegação

Testando com baralhos de plástico

Ajuda

Testando com baralhos de plástico

Por ocasião do curso de Mudança Organizacional em Favor da Experiência do Usuário, que dei no Rio e em São Paulo, foram produzidas mais 40 unidades dos UXCards. Testamos desta vez um material diferente, o baralho de plástico. As edições anteriores eram feitas com cartões de PVC, os mesmos para crachá e cartões de crédito.

preview_uxcards_baralho.jpg

Minha avaliação pessoal é que o PVC é mais fácil de limpar depois de escrever algo em cima com canetas de quadro branco. No PVC basta passar o dedo. Nas cartas de baralho, fica meio borrado. É preciso passar um pano ou apagador de quadro branco.

A manipulação é diferente. Por um lado, o baralho plástico é mais fácil de achar uma carta específica, de passar por todas as opções na mão. Por outro lado, dificulta a inserção de novos passos na mesa. Com o PVC você pode arrastar o processo todo pra baixo empurrando uma carta na outra. Com o baralho plástico não dá pra fazer isso.

O baralho de plástico é obviamente 3 vezes mais fino que o de PVC, mas eu ainda prefiro o primeiro. Estaremos aguardando o feedback das pessoas que pegaram cartões nessa leva. 

Para quem ainda não tem o UXCards, o Horácio Soares da Internativa tem algumas cópias sobrando para vender. 

Veja no vídeo abaixo a descrição de um processo de design contínuo para ecommerce feito por uma aluna. 

Além do material, temos duas outras inovações nos usos dos cards que surgiram no curso. Pedi aos alunos que usassem o UXCanvas para classificar os cards, com o intuito de familiarizá-los com os métodos disponíveis. É como se fosse um card-sorting dos métodos de Experiência do Usuário. Os dados obtidos talvez possam ser usados para aperfeiçoar a navegação da Árvore do Conhecimento no Corais. De qualquer forma o exercício demonstrou o poder do UXCanvas como um framework para planejar projetos de Experiência do Usuário.

Outra inovação foi o uso de bichos para representar relações de poder nos processos de trabalho. Eu ia dando os bichos e fazendo as seguintes perguntas:

  • Sapo: onde é que o pessoal engole sapo nesse processo?
  • Formiga: onde está concentrado o trabalho braçal?
  • Aranha: onde é que acontece o networking para o projeto?
  • Rato: onde é que está a sujeira nesse processo?

preview_uxcards_bichos.jpg

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.