Pular navegação

Mapa conceitual

Comentários

#1

Esse é o primeiro esboço do mapa conceitual. Pelo que consegui entender, o objetivo do mapa conceitual é principalmente explicar a idéia do site, como se pretende que ele funcione, como as pessoas irão interagir, etc.

Como nesse caso o site não é tão complexo e não existe, a princípio, muita interação ususário X usuário, o mapa conceitual não me parece algo essencial para o entendimento, mas claro que a idéia é aprender o conceito pra poder aplicar em projetos maiores.

Enfim, eu fiz o mapa de acordo com a minha idéia pro site. Conforme a gente for conversando eu vou alterando e colocando a versão atualizada aqui.

Parti do princípio que o objetivo do site é fazer com que os usuários (ou públicos do site), conheçam a ong, tenham confiança que uma instituição honesta e competente e então participem a favor das causas que ela defende (as formas de participação eu estou presumindo, e se conseguirmos contato com eles vamos ajustando). Os usuários do site (público alvo), eu presumi de acordo com as info institucionais que consegui no site atual. Também podem ter ajustes se conseguirmos colaboração deles.

A idéia central é que primeiro o usuário deve conhecer a ONG e as causas que defende, num segundo momento ele deve acreditar, ter confiança que a ONG é séria, que faz realmente aquilo que promete fazer e então, num terceiro momento o usuário se dispõem a ajudar (a forma de participação vai depender de cada público. Por exemplo, empresas podem patrocinar, um jornal pode fazer uma matéria sobre a ONG; um programa de TV pode entrevistar alguém da ONG; um pessoa pode fazer trabalho voluntário, fazer uma doação, divulgar atraves das midias sociais; uma escola pode solicitar uma palestra pra conscientizar os alunos, etc. Essas formas de participação também dependem de ajuste com a ONG).

Qualquer coisa vamos falando que eu vou ajustando.

#2

Eu gostei, acho que é por aí. :) Será que o Edyd nos dá um feedback?

Chegando em casa eu olho com mais calma e dou sugestões.

Abraços!

#4

Ficou muito bom o mapa conceitual de vocês, parabéns!

Complementando o que o Fred falou, este modelo mental macro proposto através do mapa conceitual pode ser mantido durante várias etapas do projeto, como um guia, seja no sitemap ou no wireframe, é um caminho a trilhar  na Arquitetura de Informação deste site.

E o texto que vocês escreveram complementando o entregável pode ser usado posteriormente no relatório final como parte da justificativa de certas escolhas no projeto.

Continuem assim ;)

#3

Eu não estou participando do curso, mas tenho que reconhecer que o mapa conceitual de vocês ficou muito bom hein? Me lembrou o que a gente fez para a OnG BrOffice.org A estratégia de Re/Conhecimento depois foi aplicada nos próprios wireframes, como lógica de separação das regiões.