Oficina – 02 - Projetos Culturais
Apresentação
Apresentamos uma proposta de capacitação em Projetos que possibilita uma mudança de postura frente a sua modulagem e execução. Conscientes de que um projeto não pode ser reduzido à simples obediência às exigências formais das organizações, ou fontes de financiamentos.
Um projeto é em suma um instrumento de gerenciamento de idéias, além de um instrumento de comunicação. Sua qualidade deve residir em sua capacidade de: Focar um problema ou identificar uma ideia original; Transformar as idéias em conceitos, e esses em ações; Justificar a relevância e a oportunidade de sua realização; Traduzir as ações em tempo e recursos; Agregar parcerias e gerar desdobramentos.
Dito isso, apresentamos uma proposta de capacitação na elaboração de projetos culturais.
O objetivo é Estimular a capacidade intelectual e crítica em transformar “ideias” em projetos e sobretudo fazer um redesenho da forma de pensar e agir, frente a responsabilidade de executá-los.
Objetivos Específicos:
- Servir de orientações para os gestores em busca da auto sustentabilidade dos coletivos culturais;
- Formar grupos de pessoas na comunidade interessadas e comprometidas em usar as ferramentas a serem apreendidas a favor do desenvolvimento sócio-cultural local.
- Abordar as fases conceituais e práticas da elaboração, planilhas de custos, formatação final, o uso das plataformas para encaminhamento, uso de plataformas colaborativas na gestão do projeto, a Política Cultural no estado e municípios, seus mecanismos de fomento, quais são os gargalos na mobilização de recursos, a disputas nos editais, a fase de execução e monitoramento, avaliação, a comunicação no projeto, prestação de contas, geração de registros e produtos finais, acervos digitais e uma discussão sobre como atender os itens de acessibilidade cultural, trazendo atualizações sobre o assunto
- Levá-los a realizar um projeto de educação para atividade produtiva transformador da sua realidade – apreendendo métodos e técnicas de trabalho – orientar para os hábitos de pesquisa, leitura sistematização de resultados além de outros cuidados necessários no desenvolvimento de tarefas.
Metodologia – Aprender Fazendo
O importante benefício desse processo metodológico (aprender fazendo) é a formação de cidadãos e grupos colaborativos nas comunidades comprometidas em usar novas ferramentas em favor do desenvolvimento sócio-cultural local.
Serão utilizadas exposição com recursos audiovisuais, que conferem experiências, depoimentos e temas que estiveram no cenário nacional nos últimos períodos sobre benefícios culturais, estudo de casos, exemplo de projetos com gestão de sucesso, dinâmicas e trabalho em grupo com apresentações e debates.
Elaboração de um projeto cultural, discussão de todas as fases de um projeto, modelagem, adequação para fontes de financiamentos, comunicação e agenciamento, uso das plataformas virtuais e de informações culturais com apresentação final dos trabalhos.
Destacamos ainda como aspectos metodológicos:
- O envolvimento dos participantes num processo de construção do conhecimento e operatividade grupal.
- Incentivá-los a um processo de gestão colaborativa que compreende o reconhecimento dos valores inerentes ao perfil do agente que estabelece trabalhar em colaboração;
- O reconhecimento do planejamento estratégico como principal ferramenta que permitirá o exercício na gestão para sustentabilidade dos projetos, acrescida destes três aspectos de forma pioneira.
- O reconhecimento de novas ferramentas de comunicação e sua aplicação na gestão de projetos.
Avaliação – Usaremos um processo de observação, relatoria e registros fotográficos e em audiovisual garantindo a documentação do evento, promovendo ao final as avaliações de todo o processo desenvolvido incluindo os produtos finais resultados da elaboração dos projetos dos grupos. Uso de formulário de avaliação e impressões por parte dos participantes. Avaliação do Produto Final desenvolvido pelos grupos.
Público: Agentes Culturais, Gestores de organizações culturais da sociedade civil preferencialmente com baixa experiência em elaboração de projetos.
Carga horária – 40 hs (Sendo dois encontros de 16 horas, dois encontros de 04 horas para aprimoramento do uso de plataformas e acompanhamento dos projetos dos grupos)
Datas: São definidas com as parcerias e interessados.
HORARIOS 08h00 as 16h00
Local ; São definidos com as parcerias e interessados.
Orientações para os participantes
Inscrições
- Mediante acesso a plataforma corais no endereço: ou solicitando via email a ficha de inscrição para impressão.
Ficha de Inscrição
http://www.corais.org/cecprojetos/node/96168
- Quem puder levar:
- Notebook e seus devidos acessórios
- Pendriver ou um DVD para copiar o material didático
- Usar roupas leves e confortáveis pois faremos vivências.
TEMAS A SEREM ABORDADOS
- Entendendo alguns conceitos no âmbito da Cultura;
- Visão da cultura e desenvolvimento;
- De onde vêm as Idéias e a criatividade;
- O que é um Projeto Cultural;
- Fases da Elaboração de um Projeto Cultural;
- Projeto como um Instrumento de Comunicação;
- Planejamento / Plano de Trabalho;
- Estrutura Para Apresentação de um Projeto (modelagem);
- Processos colaborativos em rede;
- Como atender os pré-requisitos de Acessibilidade Cultural;
- Mecanismos existentes de apoio a projetos na Política Cultural;
- Ferramentas de comunicação e sua aplicação na gestão de projetos.
- Uso de plataformas digitais de encaminhamentos e plataformas colaborativas de gerenciamento de projetos.
PRÁTICA
- Elaboração supervisionada de um projeto cultural;
- Construindo as principais fases;
- Instrumentos de Controle;
- Instrumentos de Avaliação;
- Formatação dos Relatórios e Anexos;
- Uso das plataformas virtuais de incentivos e plataformas colaborativas de comunicação;
- Prestação de Contas;
- Registros e geração de produtos finais.
Coordenação: Cris Alves
Contato 71 9 99529753 (whatsapp)
Informações Adicionais
Investimento São discutidos com as parcerias