Pular navegação

Cirandas 2.0?

Cirandas 2.0?

Quando conheci a plataforma o Cirandas.net fiquei muito impressionado pelo poder dessa ferramenta de comunicação e inteligencia econômica. Desenvolvido por meio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária tem como objetivo servir de instrumento de articulação para o ecossistema de empreendimentos da economia solidária.

Ao ver o vídeo de apresentação da plataforma publicado em 14 de Maio de 2014 fiquei muito emocionado. O projeto é realmente de grande valia, complexidade e ousadia. 
 


Agora, não obstante, temos um cenário crítico a ser considerado. O Cirandas.net como plataforma, mesmo com tantos recursos e até mesmo usuários despertou e vem despertando muitas necessidades de melhorias ainda não supridas. 

É sabido que o entendimento básico por meio de seu público, apreciando operações básica, não agradou parte dos usuários que sentindo dificuldades de navegação opteram por deixar de acessar a plataforma.

Seria o distanciamento entre a capacidade de coleta e o tratamento das necessidades de seus usuários, juntamente com a necessidade de dialogarmos sobre a  maturidade de mais de um grupo de equipe técnica garantindo a evolução de novos ciclos de vida do produto por meio da transferência de conhecimentos técnicos? 

Digo isso porque a estrutura de programação do Cirandas não é certamente uma das únicas causas do processo de obsolência da plataforma.

No campo técnico, um dos pontos prioritários esta no centro, é a topologia, ou seja, a estrutura da arquitetura do sistema, sua linguagem e componentes implementados. Junto a esse ponto, esta associado os desenvolvedores chaves.

O Cirandas.net foi desenvolvido utilizando um framework chamado Noosfero, sendo este desenvolvido em linguagem Ruby on Rails. 


O Cirandas.net é um projeto aberto e tem seu código no GitHub:
https://github.com/CIRANDAS

Como instalar o Noosfero:
https://gitlab.com/noosfero/noosfero/blob/master/HACKING.md

Podemos compreender o processo de auto gestão: captação e distribuição de recursos como uma das chaves que garantem a participação de uma equipe técnica capaz de executar e operar um cronograma de procedimentos vinculadas ao que chamamos de "ciclos de vida" de um produto, no caso, da Plataforma Cirandas.net. 

A chave então, podeestar na capacidade de auto gerir: captar e distribuir recursos, informações gerando conhecimento e resultados transformadores dentro da própria rede, para que esta iniciativa não seja perdida ou esquecida na obsolência comunitária, será necessário juntos aprendermos sobre gestão colaborativa.

Pensando na responsabilidade, poderíamos facilmente atribuir a iniciativas públicas ou até mesmo a organizações civis organizadas a causa da situação atual de descontinuidade do Cirandas.net, entretanto, fica uma pergunta: seria sua própria rede, comunidades, ou usuários, capaz de assumir o processo de auto gestão e continuidade?

Ademais, seriam seus usuários capazes de promover saltos quânticos e tratar a evolução de sua propria ferramenta de inteligência economica sendo co responsáveis pela sua evolução?

É essa pergunta que fazemos a você Cirandeiro!

Você esta pronto para fazer desse processo de continuidade e evolução do Cirandas.net uma Universidade Colaborativa de Cirandeiros?

Agradecido,
Diogo Lopes







 

Ligação com a Árvore do Conhecimento: 
Cirandas.net

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.