Pular navegação

O que é Gnu linux

O que é Gnu linux

  • o que é Gnu linux

educando: jonathan gomes da silva

curso: robotica livre

Software Livre é uma forma de manifestação de um software em que, resumidamente, permite-se adaptações ou modificações em seu código de forma espontânea, ou seja, sem que haja a necessidade de solicitar permissão ao seu proprietário para modificá-lo. Não confundir com o movimento Open Source.

O kernel é o coração do sistema. Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux.

Considerado o principal projeto de software livre existente, o GNU/Linux é a junção do núcleo Linux (Linux kernel), desenvolvido por Linus Torvalds e o pacote de serviços e ferramentas originados do projeto GNU, liderado por Richard Stallman.Em 1991, Linus Benedict Torvalds ( 28/12/1969 ) pertencente à comunidade dos "Finlandssvensk", em que se fala sueco e que perfaz cerca de 6% dos habitantes da Finlândia, era um estudante do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki.

Ele sempre gostou de Informática, sendo que aos 11 anos, em 1980, já havia auxiliado seu avô, Leo Tornqvist, a utilizar um computador Commodore VIC-20.

Os computadores da universidade rodavam o sistema operacional Unix, muito útil para servidores,mas pouco prático para computadores pessoais.

Aos 22 anos, ele havia iniciado um projeto pessoal para desenvolver o núcleo de um sistema operacional, usando como base o Minix, um pequeno sistema Unix desenvolvido por Andrew Stuart Tanenbaum, que podia ser executado em computadores de qualquer marca.
Kernel
   Resultado de imagem para o que e software livre linuxResultado de imagem para o que e software livre linuxResultado de imagem para o que e software livre linux                                                                                                                                                                              
É importante lembrar que o núcleo, o kernel, é um programa de computador que gerencia a entrada / saída de pedidos dos programas e os traduz em instruções para a unidade central de processamento e para os outros componentes eletrônicos.

Portanto, é o coração do sistema operacional, pois controla todos os dispositivos e periféricos do sistema, como: placas de som, vídeo, discos rígidos, disquetes, CDs, DVDs, sistemas de arquivos, redes. E possibilita que todos os processos sejam executados pela CPU e que estes consigam compartilhar os recursos disponíveis no equipamento, inclusive a memória. Ou seja, o kernel é uma ponte de comunicação entre o hardware e o software.

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.