Pular navegação

Pesquisa sobre o GNU

Ajuda

Pesquisa sobre o GNU

O que é GNU?

GNU é o nome de um projeto lançado em 27 de setembro de 1983 por Richard Stallman e que atualmente é mantido pela Free Software Foundation (FSF). O objetivo do projeto era criar um sistema operacional parecido com o Unix, chamado GNU, totalmente baseado em software livre.

O termo “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU’s Not Unix” (GNU não é Unix) e também o nome do animal que representa o projeto, um grande mamífero de casco do gênero Connochaetes e nativo do continente africano.

Quando surgiu?

O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores.

Uma grande razão de sucesso é seu equilíbrio entre sua produtividade e portabilidade.

Ele é dividido em 2 partes, a 1ª é o kernel, que é o núcleo do sistema responsável pela comunicação com o hardware e o 2ª são os programas e serviços que dependem do kernel para interação.

1965 - A Bell Telephone Labs da AT&T, juntamente com a General Electric e o projeto MAC do MIT (Massachusetts Institute of Technology), desenvolvem o sistema operacional Multics.

1969 - Como o Multics não atinge seu propósito o Laboratório Bell saí do projeto.

Por causa de um jogo chamado Space Travel usado como passatempo durante o projeto Multics, dois engenheiros de software da AT&T, Ken Thompson e Dennis Richie, por não terem mais acesso ao sistema, resolveram portar o jogo para rodar em um computador PDP-7 que não era utilizado, desta forma implementaram um sistema operacional rudimentar chamado de Unics como trocadilho ao Multics. De alguma forma, a ortografia do nome tornou-se Unix.

1971 - O Unix é escrito para um computador PDP-11.

1973 - O Unix é reescrito em linguagem C pelo próprio criador da linguagem, Dennis Ritchie. O uso do Unix dentro da AT&T cresceu tanto que foi criado um grupo de suporte interno para o sistema, que cediam cópias do código fonte para fins educacionais em universidades.

Entre 1977 e 1982 a AT&T combinam várias versões do Unix de Ritchie e Thompsom em um único sistema chamado de Unix System III.

A Universidade de Berkeley (Califórnia), partindo de uma versão do Unix anterior ao System III, desenvolvia seu próprio Unix chamado de BSD (Berkeley Systems Division) e em 1978 lança uma versão para computadores VAX.

Bill Joy, um dos diretores do projeto BSD, mais tarde tornou-se fundador da Sun Microsystems, que comercializou outra variante do Unix SunOS para aprimorar suas estações de trabalho.

1983 - A AT&T percebendo o potencial comercial do Unix, iniciou a venda do System V comprometendo-se a dar suporte aos seus usuários.

1983 - Richard Stallman cientista do MIT lança o projeto GNU (GNU´s not Unix) que tinha a pretensão de criar um sistema operacional do tipo Unix gratuito, em função do desagravo de muitos programadores que haviam contribuído para o aprimoramento do Unix e consideravam injustos que a AT&T e outros se apropriassem do fruto deste trabalho.

1984 - O projeto GNU é iniciado oficialmente.

1985 - Para organizar o trabalho do projeto GNU, Stallman e outros criam a Free Software Foundation (FSF) uma corporação sem fins lucrativos que busca promover softwares gratuitos eliminando restrições à cópia, redistribuição estudo e modificação do mesmo formulando assim a licença GPL (GNU General Public License).

1989 - Um estudante finlandês chamado Linus Torvalds inicia um processo pessoal de aprimoramento do Kernel do Minix um sistema operacional do tipo Unix escrito por Andrew Tannenbaum, chamando esta vertente de Linux como abreviação de Linus´s Minix.

Depois de um certo tempo de trabalho, Linus envia a seguinte mensagem para o grupo de discussão comp.os.minix:

"Você sente saudade dos bons dias do minix-1.1, quando homens eram homens e escreviam seus próprios device drivers? Você está sem um bom projeto e morrendo de vontade de colocar as mãos em um sistema operacional o qual possa modificar de acordo com suas necessidades? Você acha frustante quando tudo funciona bem no Minix? Sem mais noites em claro para fazer com que um programa funcione? Então esta mensagem pode ser exatamente para você. :-)

Como eu mencionei há um mês, estou trabalhando em uma versão livre de um sistema operacional similar ao minix para computadores AT-386. Ele finalmente alcançou o estágio onde pode ser utilizado (ou não, dependendo do que você deseja), e eu estou disposto a colocar os fontes disponíveis para ampla distribuição. Ele está apenas na versão 0.02, mas eu tenho executado nele, sem problemas, programas como bash, gcc, gnu-make, gnu-sed, compress, etc."

1990 - A FSF já tinha obtido ou escrito vários componentes importantes do sistema operacional GNU, com exceção de um kernel.

1991 - Em 5 de outubro deste ano, Linus Torvalds anuncia a primeira versão oficial do Linux.

1992 - No início deste ano, o Linux se integra a GNU com o objetivo de produzir um sistema operacional completo.

Desde então, muitos programadores e usuários espalhados pelo globo terrestre tem seguido os ideais de Richard Stallman e Linus Torvalds.

Quem criou?

O Projeto GNU foi iniciado em 1984 por Richard Matthew Stallman, com o objetivo de desenvolver um sistema operacional totalmente livre, que garantisse algumas liberdades fundamentais aos usuários de computadores, liberdades essas que desde o início dos anos 80 vinham sendo tolhidas por empresas fabricantes de computadores, que pararam de distribuir o código fonte dos softwares que vinham instalados em suas máquinas, restringindo ainda a cópia e redistribuição destes softwares, numa tentativa de evitar que estes programas rodassem nos computadores de seus concorrentes. Esse fato atingiu diretamente Richard Stallman, que trabalhava como programador no Laboratório de Inteligencia Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um centro universitário de educação e pesquisa privado que é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia.

Qual sua importancia?

Este artigo tem por objetivo mostrar a todos que o que costumamos chamar por Linux, não é apenas o Linux. Na verdade o que usamos é uma série de programas que dependem de um Kernel chamado Linux. Esses programas começaram a ser desenvolvidos num espírito de coletividade e liberdade. Esse espírito proporcionou a criação da Free Software Foundation e o projeto GNU por Richard Stallman

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.