Pular navegação

GNU(Pesquisa)

GNU(Pesquisa)

        O GNU é um sistema operacional semelhante a o UNIX, considerado um software livre, por respeitar a liberdade do usuário, onde a sua criação possibilitou que qualquer usuário pudesse usar um computador sem ter sua liberdade limitada por softwares proprietários.

            Seu projeto foi concebido em 1983 por Richard Stallman com o objetivo de reviver o espírito de contribuição cooperativa que havia na comunidade de computação em seus primórdios. Isso se deu porque no início da década de 80 houve o surgimento de muitos softwares proprietários, o que significava que eles tinham donos que proibiam a contribuição coletiva no desenvolvimento ou no aprimoramento dos softwares fazendo o surgimento do projeto do GNU necessário.

            Um sistema operacional GNU, como nele há características do UNIX, contém também um “Kernel”, um programa que aloca recursos de máquina e “conversa” diretamente com o hardware.

            Sua importância está diretamente ligada a o fato do GNU ser um software livre, não somente por ser gratuito, mas por oferecer as liberdades aos usuários que os softwares proprietários não oferecem. Liberdades estas que tornaram-se as principais filosofias da Free Software Foundation , exemplo: Liberdade de executar o software para qualquer propósito; de estudar como ele funciona e adaptá-lo as suas necessidades (sendo o acesso ao código fonte um pré-requisito para este acesso); liberdade de distribuir cópias de forma que você possa ajudar ao seu próximo; liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Referências Biliográficas: 

https://www.gnu.org/

https://www.gnu.org/gnu/gnu-history.html

http://www.fsf.org/about/

 

Comentários

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.