Pular navegação

Relatorio Sub-Articulação CNPDC

Ajuda

Relatorio Sub-Articulação CNPDC

Relatorio Sub-Articulação CNPDC


 

Reunião realizada no dia 29 de janeiro via whatshap.

Participaram da reunião: Damiana Campos, José Jr. -Catatau, Lula Dantas-PaiLula e Leila Negalaize Lopes. Luciana Simãozinho não participou estávamos sem todos os contatos, mas está ciente e aprovou o relatório  e encaminhamentos no dia 02.01

A sub-articulação iniciou sua reunião as 20h10 com os membros acima citados. A pauta circundou sobre o plano de trabalho 2015 e as ações prioritárias, ou seja, articulações que devem estar em primeiro plano na atual conjuntura.

Pontuou-se após exposição das impressões individuais do atual panorama macro político relacionado a conjuntura atual e os reflexos na cultura que a nova composição do congresso nacional e senado refletirá no processo político e de articulação no campo da  Cultura deste país.

Após esta reflexão, focamos em estratégias para maior articulação com o MINC e outros Ministérios, e como as subcomissões da Comissão Nacional e Comissão Nacional Ampliada podem traçar ações para o fortalecimento da articulação. A partir deste ponto os membros da Sub iniciou o processo de eleição do membro que fará a representação desta sub-comissão na Secretaria Executiva da CNPdC. Sendo o Lula Dantas, com unanimidade, eleito.

A partir da discussão, elencamos alguns pontos importantes que a Articulação coloca a CNPdC como relevantes ao trabalho e fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura Nacional são:

a) Sub de Articulação, além de indicar uma representação oficial, é um Colegiado e que  nos faremos representar diante da disponibilidade de agenda de seus membros.

b) Que a Subcomissão de Mobilização tenha como uma das suas ações o contato direto com as as representações estaduais e fortaleça o pedido de sitematização das agendas nos estados;

c) E. que a Sub Comissão de COmunicação enviei uma carta a coordenaçao da SCDC indicando a importância de se entender melhor o processo das Caravanas e Encontros pelo Brasil. Temos nossas representacoes em todod os Estados e Distrito Federal. E, que a Comissão Nacional desconhece a parceria com o Fora do Eixo e para entender melhor é necessário rever algumas questões, tais como: as lideranças de base, as redes estaduais e Pontos de Cultura, Memória e Casas de Saberes.

d) Necessidade de um grupo que agregue todas as sete (07) sub-comissões para que o debate, articulação, mobilização, comunicação resumindo que agilidade para que focar as ações que a executiva deve estar trabalhando, representando.

e) Urgente, agenda com Ministro Juca Ferreira e Ivana, com a executiva da CNPdC, na qual sugerimos a seguinte pauta:

    -Regulamentação e implementação da LCV

  • Fomento as ações     temáticas e territoriais;    

  • Apresentação     do formato da nova comissão;

  • Termo de Conduta e processo anteriores dos Pontos de Cultura    (este estou colocando por conta, mas está dentro da Normativa, percebo que devemos

  •  

Após debate, foi sugerido que o encontro com o Ministro e com a Secretária fosse pública, podendo interagir com todos os Pontos de Cultura. Não chegando num consenso sobre, ficou deliberado que tal decisão deva partir da Comissão Nacional em conjunto com a Executiva.

f) Também ampliar agendas com outros ministérios e deputados e senadores, assim como outros espaços pertinentes para buscarmos apoios tanto para a Regulamentação e implementação da LCV, mas também para a autonomia da comissão, leia-se sustentabilidade.

Representando a Sub-Articulação para marcação de agendas propostas por esta comissão ficou a Leila se mais alguém estiver no DF, ajudar na labuta das agendas.

Sendo assim, já foi feito um 1º contato no Gabinete com a Marielle, no qual a mesma foi informada que a executiva da cnpdc quer uma agenda com o Ministro e a mesma informou que é necessário um ofício com a pauta e quantas pessoas. Cabe salientar que foi pedido premeiramente para que o ministro receba a executiva paa acertar as questões da pauta acima e levarmos um planejamento estratégico com açoes e atividades da CNPDC, isto é, a sub-comissão de articulação propoe o pedido de apoio do MINC para (ver data ) para o Encontro de [email protected] membros da comissão com o MINC ( 300 pessoas) em local que também deve ser escolhido.

g) A sub-articulação propõe que o GT comunicação inicie a carta e encaminhe para as subs e assim poderem aprovar e encaminhar a carta o quanto antes para darmos início ao processo de agendamento com o MINC e demais ministérios.

h) ver como os sete (7) membros da executiva se farão presentes na reunião. Sugerimos que busquem apoio em seus Estados. A proposta que possam estar presentes em dois (02) dias para estarem presentes em todas as agendas.

Por fim, foi aclamado para ser membro da executiva PAI LULA, Por todo seu histórico que vem fazendo não só pela comissão, mas por todos os pontos de cultura do Brasil.

Nota: acreditamos que um novo mundo é possível com igualdade e paridade nos espaços de empoderamento e visibilidade e nesta subcomissão, Pai Lula, representa vários dos seguimentos marginalizados nesta sociedade.


 

[email protected], consegui trabalhar até o ponto da reunião e data...Tô saindo para zona rural e só volto no domingo! Seguem ai!!!

Leila, querida. Obrigada por compartilhar  conosco o seu texto e parabéns pela memória ou tecnologia de olhar no zap e jogar pro docs!!!




 

 
Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.