Pular navegação

CAPÍTULO: Meta-colaboração, colaborar sobre como colaborar

CAPÍTULO: Meta-colaboração, colaborar sobre como colaborar

Pontos: 2

Essa é uma questão que muitas vezes passa desapercebida, mas que já está acontecendo nesse projeto do livro: enquanto nós estamos colaborando, estamos também escolhendo como colaborar.

O problema é que esse como colaborar não vem junto com as ferramentas colaborativas. Não é plug-and-play. Tem que pensar como aplicar num contexto específico do projeto. Por que falta esse conhecimento, muitas pessoas não sabem como usar essas ferramentas.

Por outro lado, as pessoas que conhecem essas ferramentas e as possibilidades de colaboração definem a estrutura de ante-mão e só depois convidam outras pessoas a colaborar, com a desculpa de deixar mais simples. Existe o perigo aí da estrutura não permitir as pessoas se engajarem, entenderem o que podem fazer, ou mesmo serem manipuladas pelo arquiteto da colaboração.

O capítulo versa sobre como colaborar sobre a colaboração, como escolher as ferramentas disponíveis, como adaptá-las, e principalmente, como mantê-las abertas para as eventuais mudanças necessárias pela evolução do processo.

Eu tive um bate papo bacana com o Rene de Paula Jr. sobre o assunto, registrada no videocast dele.

http://youtu.be/K-sfZ0faXpM?t=4m

Comentários