Pular navegação

CAPITULO: Autoria(s)

CAPITULO: Autoria(s)

Pontos: 0

Creio ser um tema relevante para pensar e fazer projetos colaborativos e para todar a gestão colaborativa: quem são, quem é, ou não é (ou nunca é) autor(a) de uma ideia ou texto? Quem leva crédito é porque fez o quê e quem não leva, faltou o que? A relevância de uma colaboração é por quantidade/qualidade ou outro critério? Existem lideranças, méritos ou algo do tipo? Quando a autoria beneficia ou atrapalha um grupo? São questões que acho que tem que ser aprimoradas (e outras tem que ser levantadas). 

Em um mundo no qual os direitos autorais foram ''automatizados', como licenciar e dar brechas para que produtos e processos da colaboração não sejam devorado por si mesmo (ex.:)? O caso do hardware livre Arduíno é interessante nesse sentido.

Acredito que esse tema tenha implicações para a questão da meta-colaboração e alguns casos da participação informal.

Comentários

#1

Eu não sei se a questão da autoria é tão importante assim para quem não é acadêmico, designer ou artista. Nem todos os tipos de trabalho possuem uma autoria. Talvez a questão mais fundamental em que a autoria eventualmente está implicada seja o crédito, o reconhecimento, a valorização do trabalho. Isso é importante para todos.

Talvez esse capítulo possa ser a parte final (ou inicial) onde os créditos são dados aos que participaram do livro.

#2

É mais nesse sentido que queria enfatizar, talvez o título não devesse ser "Autoria" rs

É um assunto, ao meu ver, que devia ser debatido não só no sentido desse livro, mas de projetos em geral (ou de projetos específicos se assim for estabelecido como foco do livro). Mas dá pra atrelar um ao outro.

Temas como licenciamentos, a tragédia dos comuns ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_dos_comuns ), conflitos nas comunidade ou grupo que geram forks (ex. OpenOffice / LibreOffice / BrOffice ) ou ainda de dinâmicas para animar a comunidade (de valorizar a ideia de alguém, sua colaboração, para dar visibilidade) como você comentou.

#3

Vocês tem intenção de falar de autoria sob uma perspetiva legal? Porque tem muitos temas complicados como work for hire ou atribuição que são muito interessantes, mas ums deles não se poderiam explicar muito, eu acho.

#4

Olá Emilio,

Acho interessante sim esta temática mas não temos tanta experiência, você acha que poderia contribuir com esta seção do capitulo?

Nesta seção podemos abordar sobre as licenca livres, para alem do Creative Commons, e também o papel do autor nas situações que você mencionou

Segue o link direto para o Texto Colaborativo referente a este capitulo:

http://www.corais.org/colabor/node/80037