Pular navegação

CAPÍTULO: Co-criação e criatividade

CAPÍTULO: Co-criação e criatividade

Pontos: 0

Em contraste com a tomada de decisão, a co-criação acontece de forma menos explícita, porém não menos importante para efetivar a participação. A criatividade não é um dom ou talento de um indivíduo, mas o resultado de uma atividade social em que o "indivíduo criativo" expressa os desejos de um grupo.

O trabalho colaborativo é caracterizado pelo desenvolvimento da criatividade em grupo, aproveitando os diversos dons e talentos de cada indivíduo. Pode não resultar em obras que impressionem o mundo, mas que satisfazem os desejos do grupo, representam sua própria tentativa de se superar.

co-criacao.jpg

Como então nutrir essa criatividade coletiva? Como evitar que um indivíduo domine a co-criação sem que sejam negados seus dons particulares? Que ferramentas podem ser usadas para a co-criar? Quais são os riscos da monopolização do lápis e da fala? 

Depois de responder essas e outras perguntas, encaixa bem o capítulo de autoria do @gonzatto. 

Sobre o assunto, eu já escrevi alguns artigos:

Comentários

#1

Apesar de não termos utilizado a plataforma Corais para isso na época, seria legal se pudéssemos incluir o material que já escrevemos, ou adaptá-lo ao contexto do livro, sobre o processo de participação social da INDA, onde foi construído (até onde sabemos) o primeiro portal de governo em colaboração com o cidadão, o dados.gov.br.

#3

Olá Augusto! Esse case parece bem legal pra incluir no livro. Apesar do livro estar sendo escrito no Corais os exemplos não precisam estar restritos à aqui.

#6

Augusto, acrescentei o estudo de caso da INDA no capítulo de cocriação do livro. Tive que cortar alguns parágrafos para caber no formato que estamos usando. Se quiser fazer ajustes ou acrescentar algo, fique à vontade!

#2

Fred

Acredito que vc deveria rever a frase:

"A criatividade não é um dom ou talento de um indivíduo, mas o resultado de uma atividade social em que o "indivíduo criativo" expressa os desejos de um grupo."

Penso que a criatividade pertence ao indivíduo, ela PODE ser resultado de uma atividade social, mas nem sempre o é, e NEM SEMPRE expressa os desejos de um grupo. Na verdade, tlz vc nem precise desta frase, pois o parágrafo seguinte já é suficiente:

"O trabalho colaborativo é caracterizado pelo desenvolvimento da criatividade em grupo, aproveitando os diversos dons e talentos (E VISÕES DE MUNDO / REPERTÓRIOS / CONHECIMENTOS - minha sugestão de acréscimo) de cada indivíduo. Pode não resultar em obras que impressionem o mundo, mas que satisfazem os desejos do grupo, representam sua própria tentativa de se superar."

grande abraço,

#4

Olá @jairpires ! Essas linhas são apenas um rascunho. Quando a gente for escrever o texto final, a dinâmica será outra. Qualquer um poderá complementar a escrita do outro ou acrescentar questionamentos como o seu. Pra isso a gente vai usar a ferramenta de texto colaborativo. Nada impede de irmos adiantando o debate por aqui nos comentários. 

#5

Este link é um dos utilizados em uma pesquisa de conteúdo para a criação do DI de um curso para docentes de IES. Colo e amanha desenvolvo e partilho as ideias para apreciaçao coletiva  http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000100003