Pular navegação

Público alvo e introdução

Público alvo e introdução

Pontos: 2

olá grupo :)

já foi definido qual o público alvo para o livro?

é que todos os que estão escrevendo até agora já tem muita habilidade no trato com este tipo de modelo colaborativo. confesso que minha única experiência foi com o audio livro :)

então eu pergunto, é para gente sem experiência ou com alguma experiência no assunto "vamos colaborar"?

se for para todo mundo, é preciso pensar numa parte introdutória. o que a pessoa precisa saber antes de começar a ler de fato? talvez até criar uns roteiros, tipo infrográficos, baseados em perfis diferentes... dando uma trajetória para quem nunca fez nada assim, um boas vindas bem acolhedor!

outra coisa que senti falta é de um tema específico para educação. não lembro mais quem falou de educar as crianças, semear o futuro... verdade pura! por mais que as escolas venham tentando, o mercado de trabalho se encarrega de matar qualquer atitude colaborativa. acho que cabe muito bem um capítulo bem educativo, mostrando o real valor da colaboração. para vocês, que já participam de projetos deste tipo, é fácil e óbvio, mas para quem está no mercado e vai tentar a primeira vez, não é tanto assim.

bjs :)

Comentários

#1

Olá Ana Laura! Seja bem vinda!

Sua pergunta é muito boa. Acredito que ainda não temos bem definido o público-alvo porque por enquanto estamos mais pensando no que nós queremos escrever. Mas talvez seja bom pensar no que as pessoas querem ler sobre o assunto. 

Eu acredito que as pessoas que realmente estão precisando ler sobre o assunto são aquelas que querem inciar um projeto colaborativo, que gostam dessa forma de trabalho, que estão de uma certa forma decepcionadas com formas hierarquizadas de trabalho, que já viram projetos legais por aí que fazem diferente, mas que não sabem por onde começar.

Se você tem uma ideia, como convencer outras pessoas a desenvolver essa ideia junto com você? Como lidar com o apego na hora em que sua ideia inicial se mostrar inviável visto as opiniões dadas pelos colaboradores? Como deixar sua ideia ir e se transformar em alguma outra coisa?

Com certeza existem muitas outras perguntas desse tipo que às vezes as pessoas nem perguntam porque tem vergonha, ou porque nem sabem como fazer essa pergunta. 

Para isso os infográficos, os diagramas, as imagens, as fotos são absolutamente essenciais. Aliás, quem tiver afim de fazer uma coleta de imagens sobre colaboração pode colocar na Galeria de Imagens aqui no projeto.

Sobre educação, a Paula Ugalde já colocou alguns apontamentos. Seria legal se uma de vocês abrisse uma nova sugestão de capítulo sobre aprender a colaborar e colaborar aprendendo, ou algo assim.