Imagem sobre produção para o próprio sustento

Ilustração ou desenho para a seção sobre economia e trabalho colaborativo. A ideia é ter duas imagens, uma que mostra o sujeito totalmente auto-sustentável, produzindo tudo o que precisa para viver.

Se uma pessoa é capaz de produzir tudo o que ela precisa, ela não precisa se preocupar com o valor de troca do produto de seu trabalho, porém, raramente isso é possível. Eventualmente ela vai precisar produzir algo visando a troca, nem que seja uma parcela de sua produção. Ela vai ter que produzir algo que não precisa para obter algo que precisa que ela não consegue produzir diretamente. Porém, se ninguém precisar do que ela produzir, também não conseguirá trocar a produção, pois não terá valor.

E a segunda imagem é o sujeito produzindo para outros, trabalhando organizadamente, vendendo seu trabalho em troca de sustento, ao invés de produzí-lo diretamente.

Para ter maior estabilidade no sustento, o ser humano se associa a outros para trabalhar. Surge então uma organização do trabalho, que define a parte que cabe a cada um. Uma vez associado, a pessoa precisa produzir o que irá trazer maior robustez ao grupo, não necessariamente o que ela gostaria de fazer, pois este grupo precisa competir com outros grupos. Com o tempo, a pessoa passa a produzir apenas para os outros e deixa de produzir para si mesmo, gerando apenas valor de troca.

Algumas imagens com todos os direitos reservados a fim de inspiração.

Pré-visualizarAnexoTamanho
kevin-mccloud2_2340214b-620x325.jpg
kevin-mccloud2_2340214b-620x325.jpg119.63 KB
url.png
url.png446.45 KB
Responsáveis: 
Eliton

Comentários

#1

Fiz uma sugestão dessa imagem que compara o trabalho para si e para o outro. Eu tinha colocado o Eliton como responsável por essa tarefa, mas ele não se manifestou. Leo, se você quiser pegar essa, manda ver!


Continuar este desenho