Pular navegação

Imagem sobre hiearquia

Imagem sobre hiearquia

Imagem ou charge que ilustre o seguinte parágrafo do texto Auto-gestão e administração coletiva:

Numa grande organização, existem vários centros, um dentro de outro, seguindo uma lógica de hierarquia. A hierarquia aliena as pessoas do fim pelo qual trabalham, transformando suas motivações em coisas a serem geridas pelos líderes. A oferta mais comum é a possibilidade de "subir na vida" pela ocupação de uma posição de gestão e aumento salarial, porém, estas posições são escassas. A forma de organização hierárquica justifica que nem todos possam ter uma posição confortável e instiga a competição entre as pessoas. A hieraquia arranca o poder que cada pessoa tem de fazer algo e concentra nas mãos de poucos que representam os demais. O risco de corrupção e abuso de poder é muito grande, já que a motivação por agir é a competição. Além disso, frequentemente o líder realiza atos que não representam os liderados, que se revoltam e se recusam a seguir ordens. O modelo hierárquico parece robusto, mas é na verdade muito frágil.

Algumas imagens com direitos autorais reservados anexas a título de inspiração. 

Na mesma imagem pode talvez ser possível fazer uma comparação entre hierarquia e heterarquia.

Pré-visualizarAnexoTamanho
controlstructures.gif
controlstructures.gif19.12 KB
heterarchy-and-hierarchy.gif
heterarchy-and-hierarchy.gif7.79 KB
hierarchy.jpg
hierarchy.jpg43.39 KB
Responsáveis: 
fred
Responsáveis: 
leo guedes

Comentários

#1

Fiz esta imagem, que acho que se encaixaria aqui ou em escravo moderno ou em macro e micro economia, talvez até em "contradições da economia capitalista inspirada na queima do café de 1931".

Se gostarem do estilo arrisco mais algumas.

preview_economia.jpg

#2

Gostei do estilo Julio! Só não sei se entendi direito. O sujeito de preto está claramente atraindo muitos com o dinheiro dele, mas e o outro? O que ele está pensando?

#3

É uma imagem que demonstra o círculo vicioso da hierarquia.

Do lado esquerdo está o pelado engravatado, aquele que não tem nada além de sua mão de obra, almeja ter alguma coisa, pois acredita que quanto mais tenha, mais vai ter, e na imagem, ele sonha se tornar o cara de preto, pois acha que se tornando o cara de preto vai atrair sempre mais riqueza, ou seja, ele ainda não sabe que o que o faz acumular é reter o pão do próximo.

O cara de preto sonha em atrair mais pelados engravatados, que lhe darão mão de obra para manter sua riqueza, pois percebe que ela é mantida pela mão de obra dos pelados engravatados, ele já sabe que o acumulo se dá por reter o pão do próximo (ou trabalho, como quiser).

Então quem está embaixo almeja estar acima, e quem esta acima almeja pisar no debaixo.

É o ciclo da ganância, ambição e "sonhos" capitalistas.

Sei que é uma imagem filosófica demais, mas cabem muitas interpretações além das que dei, por isto gosto dela assim não tão explicativa e de uma abstração mais "indiana".

#4

Curti a explicação! É acho que vale à pena colocar ela no meio. Vc pode anexar o vetorial, de preferência SVG por favor? Já pensou em fazer ela com fundo branco? Isso ia encaixar melhor no projeto gráfico.

#5

Ok, está conforme a imagem anexa. O SVG está aqui também.economia_0.jpg

economia.svg

#6

Valeu Julio! Já estou incorporando lá no capítulo de autogestão.