Pular navegação

Vamos criar uma capa para o livro?

Vamos criar uma capa para o livro?

Estamos indo para os momentos finais do desenvolvimento do livro, mas ele ainda não possui uma capa! Alguém possui ideias, sugestões e propostas para esta capa?

Eu tenho uma sugestão inicial, mas acho que ainda está bem ruinzinha, basicamente peguei a logo do Corais e abstrai as cores e o desenho, tendo como conceito a ideia de Coralizar/Coralizando, da capa se tornando os corais pelas cores e traços que vão tomando conta dela. O que acham? Fiz um rascunho! (tá em formato de imagem PNG)

Pré-visualizarAnexoTamanho
capa-coralizando-ideiarascunho.png
capa-coralizando-ideiarascunho.png3.67 MB

Comentários

#1

Fiz mais uns rascunhos de capas explorando a mesma ideia!

A fonte se chama Junction, e é livre: https://www.theleagueofmoveabletype.com/junction

#2

Super legal! Eu gosto muito!

Eu gosto mais do primeiro.

#3

massa Gonzato!! Adorei a 3ª. Para inspirar talvez ajude ver a imagem do logo em caleidoscópio que postqi aqui ou o vídeo com movimento que está aqui. Tinha te enviado convite. Viste?

#4

Nossa, é mesmo, Paula! Eu vi daquela vez mas nem lembrava, as suas criações tinham ficado bem interessantes mesmo rs, apesar de que estas que fiz foram só para dar início a ideia de capa! 

#5

Gostei muito do último. Parabéns Gonzatto.

#6

Essa capa é só um convite à cocriação! Não é a definitiva, nem as opções para escolher...

Eu pensei em algo que continuasse no conceito da logo (rabiscos) e fosse expandindo até cobrir toda a capa. Fiz um rascunho só pra ter uma ideia, claro que pode ficar muito melhor se for feito com cuidado.


Continuar este desenho

#7

Adorei Fred!! Sabemos que é um começo de opções mas acenamos para o que apreciamos mais. 

Acho muitoo ttrii essa ideia de algo que "continuasse no conceito da logo (rabiscos) e fosse expandindo até cobrir toda a capa. Pus a criação do Rodrigo junto dela para ver o efeito e se não tivesse o nttervalo sem riscos - para mim, estaria show.  Vejam!capa_colalizando.jpg

#8

Ótimas ideias e lindas as co-criações! Parabéns a@s criativ@s!!

#9

Fiz um modelo apenas para aceitar o desafio seguindo as ideias aqui colocadas.

coralizando.jpg

#10

Bela Julio! Acho que ficaria mais interessante mais vazado o que torna as cores maais claras, como no logo corais. E ainda acho que escrever o nome em rabiscos, como Fred sugeriu, é o canal. Daria para escrver e continuar em uma imagem tipo essa.

#11

Julio, gostei muito da sua proposta! Me deu a ideia de tentar gerar o padrão de recife através de arte generativa. Fiz uma pesquisa no OpenProcessing e encontrei o script Coral Reef, de Jackie London. Esse script gera um padrão de crescimento de corais a cada vez que você clica o mouse. Se você mover o mouse de um lado pra outro por cima do coral, ele muda de cor. Você decide o momento em que ele muda de cor, mas não como ele vai crescer.

Talvez a gente possa mexer no código-fonte e adaptar o script para elaborar o fundo da capa. Talvez seja possível colocar algum tipo de imagem negativa que as partículas se recusem a crescer, ou seja, permitindo que a gente escreva em algumas partes.

Esse aqui é o padrão que eu gerei. Alguém tem paciência de tentar de novo até gerar um padrão mais bonito? O meu ficou vermelho demais...

corais_gerado_fred.png

#12

Baixei o Processing, copiei o código e fiz várias modificações:

  • funcionar no fundo branco
  • controlar o crescimento dos corais
  • salvar o resultado como um arquivo de imagem
  • desenhar vários corais e conectá-los por linhas, como se fosse uma rede

Em anexo algumas imagens que gerei com minha versão remixada do script. Experimentem gerar suas próprias imagens. É preciso ter o Java instalado pra rodar o script. Vejam os controles via teclado nas instruções.

Agora que esse recurso está sob controle precisamos pensar num conceito da capa em que ele seria útil! Alguma ideia?

#13

Estou lutando com o Java para tentar experimentar, procurei outras formas de criar Corais, mas não é fácil. Vou ampliar a pesquisa para ver se tem opções.

#14

Em alguns navegadores (Firefox Mac) o sketch abre sem precisar de Java. A tela inicial é branca, daí é só clicar que começa a gerar os corais.

#15

Trabalhei mais em cima do sketch e consegui fazer exportar em PNG transparente, assim é possível gerar os corais no Processing e usá-los no Gimp para a composição da capa. Também mudei as linhas de conexão para algo mais suave.

Ainda não temos um conceito integrador para esse recurso, entretanto.

#16

Agora sim, um conceito completo pra capa: misturei o sketch de geração de corais com o sketch Machinography e consegui escrever "Coralizando" num padrão parecido visualmente com o dos corais. Utilizei a fonte livre Oaxaqueña para o título.

Fiz três versões à partir do conceito: fundo verde, amarelo e mar. Em anexo os códigos-fonte para quem quiser continuar a brincadeira. No GIF animado abaixo uma captura do proceso de design da versão verde até a versão mar, passando pela amarela. 

capa_processo_design1.gif

Vale notar que esta criação se baseia em várias ideias aqui colocadas pelos demais:

Estou documentando cuidadosamente pois acredito que dará um bom case de design livre. Ficaria mais legal ainda se alguém entrasse com outras ideias ou ajudasse a aperfeiçoar essa proposta de capa generativa.

#21

Finalmente consegui desenvolver a ideia das linhas aleatórias que eu queria no sketch. No próximo passo vou tentar conectar os dois sketches num só e ver se algumas linhas se conectam dos corais ao título. Talvez o título possa ficar no centro da capa.

#17

Ficou bastante bonito. Só achei que no nome, ficaram uns "quadrados"...

Parabéns pelo trampo!

#18

Ficou muito interessante, Fred. 

Da última versão de capa que mandou, eu achei a com fundo mais claro mais interessante, talvez teria que pensar em alternativas. O site www.corais.org poderia vir em baixo. A logo poderia ser em tipografia normal mesmo, e o subtitulo do livro, em outra cor que não verde ou então os nomes em outra cor. Fiz uma versão com estes detalhes alterados, utilizando sua imagem:

Outra ideia: Já que tem um recurso generativo, dara pra utilizar elementos desses corais nos capítulos internos do livro. :)

#19

Eu pensei em um padrão como este: http://momath.org/wp-content/uploads/spiralsBlack.jpg

Eu gosto mais das letras que do círculo, mas é uma ideia para a alimentação da discusão.

coralizando.jpg

#20

Se puder anexar o código-fonte seria bem legal pra gente ir colaborando.

Achei bem interessante esse padrão, Emilio! Torna a capa muito mais forte visualmente. Seria interessante se conseguíssemos suavizá-lo para ficar parecido com uma boca.

460378-tropical-fish-underwater-sea-life-mushroom-coral-razor-coral-fungia-sp_0.jpg

preview_coral22-l.jpg

#22

Ficou lindo demais esse corais-mandala! Arrasou!!

Combina super com o lettering do título que Fred criou, seguindo o fluxo arredondado dos corais.

Penso que o miolo da mandala é chave e pode ter um formato bacana que simbolize o trabalho colaborativo de escrita do livro, uma boca como sugeriu Fred ou um balão de fala com múltiplas vozes ou alguma intersecção, ou ...

#23

Pegando essa ideia de centralidade que o Emilio propôs, montei um padrão de corais em volta do título Coralizando. Ainda não está muito visível. É preciso fazer ajustes.

Seria bacana se conseguisse fazer as conexões entre os corais formassem uma espécie de turbilhão, mas ainda não sei como fazer isso com código.

Uma possibilidade que o Processing nos oferece também é trabalhar com dados reais. Essa imagem poderia ser uma visualização real dos projetos da plataforma corais, por exemplo, o tamanho dos corais seriam relativos ao número de posts num projeto, as conexões aos links, etc. Alguém tem alguma ideia nesse sentido?

#24

Combinando os dois sketchs fica assim (anexos). Infelizmente não está rodando no OpenProcessing via javascript, portanto, estou anexando o código-fonte do Processing direto aqui caso alguém deseje gerar outras imagens e brincar com o código. Abaixo um gif animado mostrando como é divertido interagir com a geração do desenho.

capa_sketch_processing.gif

#25

Que 'máximo'!!! Lindas criações!!! aff! Quanta cria-tividade desses amigos criativos! até+! abs

#26

Incorporei os avatares dos co-autores na capa e fiz diversos experimentos para ficar mais explícito o conceito de que a Plataforma Corais é uma rede social, porém, com um foco diferente. Ao invés de conectar as pessoas diretamente, como faz o Facebook com sua lista de amigos, ele conecta através dos recifes de corais, ou seja, através de projetos.

Nos últimos experimentos consegui direcionar as linhas para emular o movimento de turbilhão proposto pelo Emilio.

#27

Ok, finalmente consegui concluir o conceito que tinha em mente. Fiquei um tempão gerando os corais cuidadosamente para que dessem a ideia de movimento que o Emilio sugeriu. Integrei os avatares como se eles fossem parte dos recifes. Depois importei no Inkscape e achei muito estático em relação à moldura da capa, por isso dei essa inclinada no desenho e nos textos. Acredito que traga mais dinâmica ao layout. Por fim, ficou muito pobre o fundo branco, mas nenhuma outra cor funcionava de fundo, então fiz mais alguns rabiscos agora no próprio Inkscape usando a ferramenta de caligrafia. Um pouco de transparência e suavidade e pronto.

Alguém pode perguntar: porque tantas cores? Essa é uma característica dos recifes de corais saudáveis, indicando diversidade de seres. Caso haja poluição na água, os corais começam a branquear, a diversidade diminui e acabam morrendo. Quem quiser saber mais sobre esse fenômeno, veja a pesquisa do Instituto Ambiente em Movimento sobre o assunto.

Os códigos-fonte estão anexo, caso alguém deseje fazer alguma melhoria.

capa_corais_generativa4.jpg

#28

Massa Fred, como ninguém mais se manifestou sobre este ponto considero a proposta acima como a definitiva.

Estou fechando na proxima semana a versão final da minha monografia para enviar para a banca e o nosso livro é o anexo quando faço referência a residência social.

Para fecharmos a capa dei uma revisada novamente nos colaboradores e notei que está faltando o nome da Fernanda Castro que escreveu o Estudo de Caso sobre a Rede de Economia Solidária e Sustentável de Matarandiba (ECOSMAR) no capítulo de trabalho colaborativo e economia solidária (http://corais.org/colabor/node/80038).

Ela e Aline se agregaram no úlltimo mutirão que realizamos após a convocatória na Teia Nacional em Natal.

Você poderia gerar um coral para ela também nesta TEIA? :)

Também o título da imagem acima está com a ultima linha diferente do que tinha ficado definido nos comentários da votação (http://corais.org/colabor/node/80335#comments):

O correto não seria: Coralizando: um guia de colaboração para a economia criativa?

Como todas as revisões foram encerradas acho que chegamos a versão 1.0 do documento.

você poderia gerar uma versão em pdf com a capa acima e os demais capítulos aproveitando aquele script do scribus utlizado no boneco do livro (http://corais.org/colabor/node/80814)?

Todos concordam que essa seja nossa versão 1.0? Podemos seguir melhorando o livro aqui e lançar versões futuras.

#29

Jatoba e Fred, eu gostei bastante da capa, vendo essas últimas questões de alterações,  me parece que dá para fechar mesmo!

#30

Putz! Um guia de colaboração para a economia colaborativa é puro pleonasmo! Como é que eu não vi isso, heheeh.

Vou fazer a alteração na capa, mas devo dizer que vai ser bem difícil pois a imagem inteira teria que ser gerada novamente para acrescentar uma pessoa. O que eu vou fazer é tentar editar a imagem final.

Vou montar um boneco com a capa e tudo o mais. Até o final de semana posto aqui.

Uma coisa que ainda está em aberto é o projeto gráfico do miolo (páginas internas). Teria que desenvolver uma linha que combinasse com a capa. Alguém pode ajudar com isso?

#31

Olá turma. Exceto a parte que o fred colocou em aberto, por mim está tudo ok e pode fechar o 1.0

@Fred, infelizmente não posso ajudar nessa demanda pois tenho pouco conhecimento nesta parte.

#32

Por mim de boa fechar essa versão tb!

#33

Parabéns!! Ficou belíssima a capa! Editei este comentário porque achava que não estava nas referências o livro Design Livre mas agora já está.

#34

Parabéns! Ficou muito legal a capa!

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.