Pular navegação

CRONOGRAMA DO MÓDULO DE GESTÃO COLABORATIVA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

CRONOGRAMA DO MÓDULO DE GESTÃO COLABORATIVA E ECONOMIA SOLIDÁRIA

Nome do Módulo: Gestão Colaborativa e Economia Solidária

Total de horas: 30h presenciais e 30h a distância

Facilitador: Pedro Henrique Jatobá

Objetivo: O que se espera de um aluno que conclui este módulo?

Aprender o funcionamento de empreendimentos autogestionários e metodologias para gestão e tomada de decisão coletiva destes empreeendimentos. Como organizar e gerir um banco comunitário com uma moeda social digital. Práticas envolvendo a gestão de empreendimentos reais e a moeda social Concha aceita por empreendimentos da Cidade Universitária e do bairro da Várzea.

Ementa: o que será trabalhado e como

O módulo consiste em aprofundar com os participantes conhecimentos de autogestão e adminsitração coletiva, trabalho colaborativo e economia solidária. Para isso os participantes vivenciaram problema reais relacionados a estas questões e receberá informações conceituais e exemplos sobre como solucionar estas vivências. Serão trabalhados em dez encontros presenciais e dez encontros a distância intercalados os mesmos em encontros de produção coletiva e momentos de leitura e pesquisa sobre as temáticas relacionadas. Cada temática envolve 5 encontros presenciais e 5 a distância. Na primeira o foco é a organização do empreendimento, divisão de tarefas e gestão colaborativa dos processos produtivos em que o grupo estará resposável durante este período. São exemplos de tematicas: O Movimento ConchATIVA, A Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE, O MujiCAFÉ, A RádioCiclo. A etapa seguinte será refernte a organização de moedas sociais locais, trocas e crédito solidário, planejamento e gestão de caixas coletivos e oferta de produtos e serviços no território e através da internet utilizando critérios do comércio justo e solidário. Para isso teremos como laboratório a moeda social digital Concha, onde vivenciaremos na prática transações em moeda social e como é possível replicar esta tecnologia social em outros territórios. Além de conceitos serão apresentados exemplos de outros bancos comunitários brasileiros que se organizam de distintas maneiras.

Inscrições:

Os interessados precisam preencher o formulario de inscrição e realizar o pagamento da matrícula na sede da Produtora Colabor [at] tiva [dot] PE ao lado da Concha Acústica da UFPE.

Comentários

Oi Muito massa! quero

Oi

Muito massa! quero participar sim, virtualmente, que é como posso nesse momento. Mas quando tiver em ssa, to colada! Vou divulgar na incubadora também. 

oi jatobá, tenho interesse,

oi jatobá, tenho interesse, como faço pra participar.

abs

Ola Fernanda, Este módulo é

Ola Fernanda,

Este módulo é uma formação semi presencial que começa no fim deste mês na UFPE em Recife.

Não temos ainda uma previsão de formação totalmente a distância, mas caso realize um módulo semelhante em Salvador te aviso para você participar.

De toda forma metade da formação será a distância e utilizaremos o ambiente virtual do Laboratório coLABOR como espaço para debate dos participantes em gestão colaborativa de empreendimentos criativos. Caso deseje participar por aqui com idéias e sugestões, estão tod@s convidados.