Pular navegação

Produção Cultural Comunitária no Brasil: do empírico ao teórico

Ajuda

Produção Cultural Comunitária no Brasil: do empírico ao teórico

Etiquetado:

Artigo publicado na revista mexicana Razón y Palabra.

Resumo: Esta pesquisa qualitativa trata das aproximações teóricas em torno de Produção Cultural Comunitária e sua relação com culturas populares na América Latina, particularmente como se dá no Brasil.

http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/793

http://www.iteia.org.br/textos/producao-cultural-comunitaria-no-bra-do-e...

Pré-visualizarAnexoTamanho
artigo_razon_y_palabra.pdf191.97 KB

Comentários

#1

Mais um artigo publicado utilizando a noção de produção cultural comunitária, desta vez publicado na revista perurana Contratexto em seu número #33 https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/contratexto/issue/view/326

Resumo: Neste artigo pretendemos sistematizar a experiência de articulação em rede para o Encontro de Cultura Livre do Sul, a partir da construção coletiva do primeiro encontro, inteiramente virtual, realizado em 2018. Como método para nossa reflexão, empregamos a análise de conteúdo das mesas temáticas, registradas em vídeos, e a observação participante. Em nossa abordagem teórica, trazemos o debate em torno da construção dos comuns e a problematização do termo livre no atual contexto político e social da América Latina, buscando articulá-lo com o conceito de produção cultural comunitária. Em seguida, apresentamos um resumo do processo de construção do encontro e também dos temas debatidos no evento, registrando ainda o planejamento para sua continuidade. Por fim, avaliamos que o encontro favoreceu o fortalecimento do movimento cultura livre no Sul Global, que se apresenta como uma alternativa para a construção de bens comuns da cultura a partir das diferenças e peculiaridades desses territórios e contribui ainda para mitigar suas desigualdades.

Palavras-chaves: cultura livre; produção cultural comunitári; comum; Sul Global; tecnologias livres

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.