Pular navegação

Submissão #8936

Informações da submissão
imagem de Anônimo
Enviado por Anônimo
Domingo, 3 Dezembro, 2017 - 18:48
172.68.27.234
Raízes do Capibaribe
Banda / Grupo Artístico
Raízes do Capibaribe

O grupo artístico-cultural “Raízes do Capibaribe” nasceu em meados de setembro de 2013, a partir da vivência dos músicos em espaços de cultura popular do bairro da Várzea, localizado em Recife, capital do Estado de Pernambuco.
A trajetória musical dos componentes do grupo teve seus primeiros passos na infância. Os integrantes, cujos nomes artísticos são: Petson Gomes, Vitor Hugo, Henrique Siqueira e Marquinho são amigos e sempre tiveram contatos com os movimentos de atividades culturais da Várzea.
Os fatores que influenciaram o surgimento do grupo vieram do processo de aprendizagem através de instrumentos de percussão, como por exemplo, os grupos de apoio social, como o Lar Fabiano de Cristo (CAPEMI); dos grupos de maculelê, de afoxé, a exemplo do grupo Opá Xorô; através das vivências com o professor de capoeira Josimar o “Mestre Uá”, que trabalhava juntamente ao Projeto Escola Aberta da Prefeitura da Cidade do Recife no bairro da Caxangá e hoje compõe o grupo.
O Raízes do Capibaribe é fruto também do Maracatu Real Várzea do Capibaribe, o qual tem como protagonista principal o artista cultural “Abissal de Pernambuco”. A integração dos meninos no Maracatu possibilita a eles desenvolver e praticar muitos estilos musicais, como o maracatu, a ciranda, o coco e os toques de candomblé e umbanda e ainda dançar. Um rico processo de aprendizado, lutas, resistências e culto aos seres de luz e manifestações culturais e populares da comunidade e em outros lugares do Estado que fez brotar a semente da formação do grupo.
Além dos quatro músicos que integram o grupo desde a formação, houve a passagem do músico José Luiz e da cantora Marília Parente. E, agora é formado pelo Mestre Uá na percussão e da e no back vocal e com a musicista Poliane Forte no back vocal.
O grupo mostra em suas apresentações toda a musicalidade do Coco da Várzea, uma vertente desse ritmo tão presente no nordeste do Brasil além de outros ritmos da cultura de raízes.
A primeira apresentação do grupo em evento ocorreu em setembro de 2013, ao final de um ensaio aberto do Maracatu Real Várzea do Capibaribe, como era de costume, na Praça da Várzea e depois em dezembro do mesmo ano na Abertura da Festa de Aniversário de 16 anos do Maracatu de Abissal também na Praça Pinto Damásio.
No início das atividades o nome artístico do grupo era “Raízes do Coco”, pensado pelos integrantes, mas logo depois descobriram a existência de outro grupo chamado “Raízes do Coco” de Olinda-PE com muitos anos de existência, havendo a necessidade de modificar o nome do grupo.
Após a apresentação de março de 2014 no hotel Casa Grande em Gravatá-PE, o grupo decidiu se chamar “Raízes do Capibaribe”. Que faz alusão às raízes culturais do bairro da Várzea, que é cortado e banhado pelo Rio Capibaribe. E ao primeiro nome do bairro que se chamava Várzea do Capibaribe ainda na época colonial.
Os jovens percussionistas tiveram a ideia de formar o grupo musical próprio, que tomasse como base a autêntica manifestação cultural pernambucana do coco de roda, em especial o coco de jurema, símbolo de resistência da cultura negra e periférica, bem como cantos e pontos das religiões afrodescendentes, como o candomblé e a umbanda.
O Raízes vem se apresentando nos eventos artístico-culturais mais diversos de nosso Estado, como no acolhimento da Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido no dia 19/03/2014; no Aniversário de 68 anos da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE em 2014; em umas das edições do Arrastão Cultural, na Concha Acústica da UFPE, também em 2014; no Projeto Terça Negra, produzido pelo Movimento Negro Unificado- MNU; como também tocadas em Sambadas do Catucá e a Sambada de Túia na cidade de Camaragibe- PE em muitas outras sambadas. Além da realização de atividades em locais fechados como o Capibar, localizado no bairro de Casa Forte em Recife.
Outras atividades são as oficinas de percussão, danças populares e afinamento dos instrumentos, que acontecem todos os sábados, das 17 às 21h, na Praça da Várzea junto com Abissal de Pernambuco e o Maracatu Várzea do Capibaribe. Os públicos têm a oportunidade de conhecer não só a música e a dança deste coco tão peculiar, mas compreender a formação histórica e cultural desta Nação, além da integralização no movimento cultural da Várzea, debatendo, deliberando e implementando ações diante das demandas culturais locais, junto aos demais artistas que compõe o movimento, entre eles podemos listar, poetas, escritores, compositores, artistas plásticos, com movimentos sociais e outros profissionais e entidades.
O grupo também vem participando e contribuindo nos Festivais de Inverno da Várzea nos anos de 2014 a 2016. Apresentou-se Ciclo Carnavalesco e Olinda - Polo Selma do Coco no ano de 2017, participou do 8º Prêmio da Música de Pernambuco, no Teatro de Santa Isabel na categoria Cultura Popular, o qual recebeu uma homenagem do Mestre Salú, ganhador do prêmio da categoria composta pelo grupo, participou do 27º Festival de Garanhuns - FIG, no dia 27 de julho de 2017, às 18h, no Polo de Cultura Popular Ariano Suassuna. Obteve a consagração do Terceiro Lugar no Concurso Som na Arena II Edição - 2017, na Arena de Pernambuco no dia 10 de setembro de 2017.
Realizou apresentação solidária no 19º Aniversário do Coco Raízes de Arcoverde e no Casarão da Várzea com Som na rural no lançamento do novo álbum de Matalanamão “Mundo Pornô” e também do 8º Festival Camará Solidário no Gruta Bar em Camaragibe- PE, dia 07 de outubro de 2017.
Coco e também estão presentes a ciranda, o maracatu, o afoxé, o maculelê e a capoeira
6.00
Fortalecer a cultura popular local, pernambucana e nacional através da nossa musicalidade de matriz afrodescendente.
RUA TRÊS RIOS, Nº 145
João Paulo II
CAMARAGIBE
8199095895
O endereço e telefone mencionados é da responsável pela produção do Raízes do Capibaribe, a Marília Lima.
SIM, eu AUTORIZO a Produtora [email protected] a publicar os registro de imagens, áudios e vídeos no Portal iTEIA