Pular navegação

Fantasia Direcionada

Ajuda
A Árvore do Conhecimento funciona como um Wiki. Se você quiser acrescentar ou corrigir uma informação, utilize as abas superiores. É preciso estar logado para participar.
Prestadores de Serviços
Nenhum ainda...
Nenhum ainda...
Site License
Creative Commons Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons Attribution

Fantasia Direcionada

Secretária usando computadorPedir ao usuário que imagine como deve ser um determinado produto e ir guiando ele para explorar suas funcionalidades. Tim Mott usou essa técnica nos laboratórios da Xerox Parc para definir o comportamento do mouse num processador de texto. Coisas como seleção de texto, dupli-clique, arrastar e soltar textos foram todas criadas nessa ocasião.

Esse método é interessante para gerar idéias radicalmente novas, porém, se já é difícil como designer imaginar coisas novas, imagine então quem não é profissional nisso. É preciso um bom facilitador, que saiba direcionar o usuário em sua fantasia de modo a gerar idéias produtivas.

O paradoxo que essa técnica deixa claro é o fato de que idéias novas não passagem de recombinações de idéias existentes. A secretária que ajudou Tim Mott usou como analogia as operações que realizava na máquina de escrever, usando fitas adesivas, borracha e caneta.

Precisa de ajuda?

Conhecimento

A Árvore do Conhecimento é um espaço para compartilhar e aprender sobre Design. Funciona como um wiki, ou seja, um texto colaborativo. Qualquer pessoa pode:

  • Adicionar novos Conhecimentos
  • Anexe arquivos em páginas para compartilha-los com outros.
  • Adicionar comentários e revisões
  • Arquivar conhecimentos que estão desatualizados ou incorretos