Pular navegação

Revisão de Programação de qui, 28/09/2017 - 17:32

Ajuda

Programação

1º DIA -  4 de outubro (quarta)

LOCAL: Recepção/ almoço/atividades - Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa, Porto Alegre - RS)

14h - Abertura

RODAS DE CONVERSA
15h - Como a web 3.0 pode ser um mutirão para fazer a inteligência coletiva emergir? Daniel Muller (ASL)
16h - Permacultura digital: intertextualizando a cultura da permanência. Fabianne Balvedi (PR), Pedro Jatobá (BA) e Leandro Atlas (RS)
17h - O Corais 20 tá chegando!: apresentação da nova versão da plataforma de gestão da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas, Cooperativa EITA
19h – Install Fest - Oscar Luz e Associação do Software Livre (ASL)
19h - CINELIVRE: exibição de filmes produzidos em software livre e/ou distribuído em licenças livres, seguido de debate (Curadoria; Cláudia Archer)
20h30 O Futuro do Software Livre no Brasil (Associação do Software Livre - ASL)
21h - Quarta Livre no 512
Shows: Mosaico Fluido, Áurea Vênus, Andrei Côrrea (vocalista/guitarrista da banda Trem Imperial) e convidado surpresa. Nos intervalos do show, DJ Virgulinux (http://www.iteia.org.br/virgulinux) vai tocar suas seletas musicais nordestinas montadas só com músicas livres para baixar e de domínio público disponíveis na internet.

2º DIA -  5 de outubro (quinta-feira)

LOCAL: Unisinos Porto Alegre ( Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640, sala 307)
 

Seminário do III Encontro SUL das Produtoras Colaborativas

10h - Abertura. Mesa 1: As produtoras colaborativas e os arranjos locais de produção econômica
Tempos de "crise" são tempos de união e de criar novas (ou recriar velhas) formas de produção. Também são períodos para se buscar bons exemplos e soluções de viabilidade financeira que sejam, de fato, colaborativas. Como a tecnologia social das Produtoras Culturais Colaborativas pode contribuir para este cenário? Como a economia solidária pode dialogar com a economia colaborativa na produção de alternativas viáveis financeiramente e socialmente justas? Quais os principais desafios para quem quer sobreviver produzindo uma cultura livre, colaborativa e economicamente sustentável? Como, nas brechas da crise, detectar e potencializar arranjos locais de produção cultural livre? Estas e outras questões serão discutidas nessa mesa de abertura do Seminário do III Encontro SUL de Produtoras Culturais Colaborativas.
_ Pedro Jatobá (Iteia/Rede das Produtoras Colaborativas)

_ Aline Bueno (mestranda em design estratégico na Unisinos, integrante do SeedingLab e do Vila Flores)
_ Ana Mercedez Sarria Icasa (Núcleo de Estudos de Gestão Alternativa - NEGA, UFRGS)
_ Joel Grigolo (Matehackers/MachinariumLAB)
_ Leandro Anton (fotógrafo, Geógrafo e Educador Popular, integrante da Coordenação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo)

14h - Crise capitalista atual e possibilidade de um pós-capitalismo: o papel da democratização da cultura via militantes digitais
Gláucia Campregher (Departamento de Economia e relações Internacionais da UFRGS) e Rodrigo Brites (discente de Relacões Internacionais da UFRGS e pesquisador da internet como ferramenta de poder). A proposta da discussão é alertar para o alcance da cultura digital, principalmente aquela voltada para o desenvolvimento de práticas colaborativas, na proposição de alternativas à crise atual que aponta para maior concentração de riqueza, poder, e controle das produções materiais e imateriais, mesmo que ao mesmo tempo estas novas tecnologias permitam também alguma democratização na sua produção e consumo.
 
16h - Mesa 3: Comunicação e cultura livre em tempos bicudos
Virou consenso dizer que o jornalismo brasileiro vive um "apagão" nos últimos anos, a partir do acirramento político que se deu em torno das Jornadas de Junho de 2013 e das eleições presidenciais de 2014. Ao mesmo tempo que o dito jornalismo tradicional está em crise,  é visível a expansão de coletivos de comunicação e jornalismo "contra-hegêmonico" pelo Brasil, que buscam construir narrativas sobre os acontecimentos de pontos de vista que não os tradicionalmente mostrados na mídia tradicional. De que formas estes coletivos conversam com o software e a cultura livre? Como produzir comunicação e jornalismo em tempos bicudos, de acirramento de lados que não dialogam? Como fugir da polarização e produzir informação qualificada sobre os acontecimentos hoje no Brasil? Essas e outras questões vão pontuar o debate com diversos integrantes de coletivos de comunicação do RS e SC.
_ Agência Ganesha (Florianópolis, SC) - http://www.ganesha.org.br/
_ Nonada Jornalismo Travessia (POA-RS) - http://www.nonada.com.br/
_ Coletivo Catarse (Porto Alegre - RS) - https://coletivocatarseblog.wordpress.com/
_ Coletivo Maruim (Florianópolis, SC) - http://maruim.org/
Mediação: Leonardo Foletto (http://baixacultura.org, doutor em comunicação e informação pela UFRGS)

3º DIA - 6 de outubro (sexta)

 
10h - Oficina Laboratório Fotodoc online com ferramentas livres (Sheila Uberti - http://fotolivre.org)
Atividade de apresentação e prática guiada sobre as possibilidades de publicar online a documentação fotográfica de projetos culturais. Falaremos sobre licenças, softwares, integração de ferramentas, atualização e manutenção dos conteúdos. Não é necessário conhecimento de nenhuma linguagem de programação ou de edição de imagens avançada.
LOCAL: Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa, Porto Alegre - RS)
 
14h - Passeio pelos Espaços coletivos de produção cultural em Porto Alegre (conhecidas como "Casas Colaborativas").
A proposta da atividade é conhecer os espaços e compartilhar informações sobre as atividades realizadas, as formas de gestão e de troca de informação entre os participantes.
Quilombo do Sopapo (
http://quilombodosopapo.redelivre.org.br)
Marquise51 (https://www.facebook.com/marquise51records)
Galpão Makers - (http://www.galpaomakers.com.br/)
Vila Flores (
https://vilaflores.wordpress.com) - encerramento com roda de conversa sobre a reconfiguração das Casas Colaborativas
 

4º DIA - 7 de outubro (sábado)

 15h -A tecnologia blockchain (Bitcoin¢) e seus impactos socioeconômicos (Lucas Alberto - ASL e convidados)
 16h - Internet(s) possíveis para a cultura livre. Roda de conversa ( Casa de Cultura Digital Porto Alegre - http://ccdpoa.com.br/)
17h - Roda de Conversa: Redes Livres pelo mundo (Rodrigo Troian, Cooperativa laboratório de redes livres - COOLAB)
Local: Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa – Porto Alegre).
 
Festa de Encerramento

19h - Festa da Cultura Livre: Junção Primavera Cultural Novo Hamburgo  - Lúpulo Jah e Outro Mundo Acontece: Kalunga Quilombola (POA) e Expo Arte,

Local: Espaço Sideral (Rua Casemiro de Abreu, 272, Novo Hamburgo) e Casa Aberta Clube da Esquina (Rua Casemiro de Abreu, 251), uma na frente da outra.

Comentários

Precisa de ajuda?

As revisões permitem que você veja as diferenças entre as várias versões de um post.

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.