Pular navegação

Tudo's blog

Ajuda

Sobre a reunião do grupo Professores Inquietos em 14 de novembro de 2020

Sobre a reunião realizada na plataforma google meet, no sábado passado, 14 de novembro de 2020, com a presença deste que escreve, Maíra Magno e Deuzete Fonseca, muito foi conversado, discutido, celebrado.

E por isso, pela qualidade das falas, percebemos o quão importante é a gravação das mesmas. Porém,  isso demanda custo, mas estamos vendo alternativas para o uso de plataformas sem precisarmos pagar para isso.

Caso Maíra  e  Deuzete possam  escrever um texto síntese relatando o que conversamos,  será legal.  Como Maíra manifestou ter dificuldade para escrever, pode ser por gravação em áudio ou em vídeo.

PROFESSORES INQUIETOS BUSCANDO SAÍDAS.

No dia 12 de Maio de 2020, em conversa com professores em um grupo no whatzapp,  a colega Deusete,  se referiu a fala de uma aluna de Aracaju no programa Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo . Ela pedia o adiamento do ENEM, mas aproveitou  pra dizer que  os professores não estão ajudando, não estão fazendo nada. Disse várias vezes.  A reportagem  mostrou imagens do Colégio João Costa, conhecido como Costão e localizado em Aracaju. 
Respondi  ser uma uma pena, talvez esteja nos  faltando uma metodologia de ensino que consiga fazer os alunos entenderem  a conjuntura de forma mais ampla, sem ficar olhando em demasiado  pro seu próprio umbigo.  Parafraseando Chico Cesar: Já  fui aluno, eu sei. Se não  fosse a formação extra curricular que recebi, também ficaria pensando como ela a vida toda.

CRONOLOGIA DA AMABA

Face aos problemas enfrentados pela população do bairro América,  e a necessidade de organização popular como alternativa para exigir das autoridades a solução dos mesmos, surgiu em 1983 a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro América. (AMABA)

Durante os anos de 1983 e 1984 a AMABA trabalhou em duas frentes reivindicatórias: Contra a poluição da fabrica de cimento e pela urbanização do terreno ocupado por sem teto nas proximidades do Terminal Rodoviário.  Lutas que foram vitoriosas. Do ponto de vista jurídico, a AMABA conseguiu nesse mesmo período o registro do seu estatuto e o CNPJ, na época  chamado de CGC, etc...

A partir de 1985 além das lutas  a associação, já registrada, começa a promover atividades sociais e recreativas, destacando-se os festejos juninos do Alto do Miolo, que se tornaram uma tradição em Aracaju.

Diário de Bordo do Livro sobre a AMABA/Projeto Reculturarte 10 de Marco de 2019

LIGANDO OS PONTOS. UM MOMENTO FORTE DO PROJETO RECULTURARTE EM 1990 COM O CARNAVAL 2019.

Bastante curioso como os  dois tempos em que  estou imerso nesse momento, dialogam  de forma intensa. O  ano de 1990, quando escrevo sobre a organização do primeiro encontro de menores do bairro américa e a passeata  de protesto “culturalizada”,  realizada como culminância do referido encontro que aconteceu neste ano, e o tempo propriamente em que estou inserido agora, o ano de 2019  com seu  carnaval, considerado um dos mais politizados.

Da parte dos setores mais tradicionais e conservadores  de direita,  leio critica quanto aos aspectos imorais e violentos do carnaval, resumindo o carnaval a isso, tão somente.  

Curso EAD Economia Solidária

Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência

Relatório síntese da reunião da coordenação da frente de luta pela economia solidária em Sergipe .No dia 26 de fevereiro de 2019. Via whatzap

O encontro, falta o nome do encontro, acontecerá em 23 de março

Local: Colégio Estadual Governador Augusto Franco no Santos Dumont. Falta endereço.

 O pessoal dos Caatingas (Centro Eru Kerê)  vão dar apoio de mídia, conforme informa Lucivânia. Eles entram como assessoria/Instituição fomento.

Sidney : Quem bola a carta convite ? Pra socializar aqui até amanha às 9 hs,  junto com a relação das entidades?

Eu vejo a carta convite -   Lucivania

Sidney: Vamos fazer esse evento com quantas pessoas? Fechamos mesmo nas 50?

Zezito - O que consta na lista por entidade. Nao e melhor consultar uma por uma, para saber? Com a realidade que conheco de dificuldade de transporte e outros interesses de programacao que muitos jovens tem,sugiro reduzir o numero.  Opinião colocada, mas não corroborada pelos demais

1) Caritas do Centro Sul 3 pessoas;

2) Caritas de Estância 3 pessoas;

PLANILHA PARA EVENTOS CULTURAIS DA AÇÃO CULTURAL.

Outras sugestões para melhorar essa lista de tarefas são bem vindas e podem ser escritas nos comentários.

(Baseada no livro “Aprenda a Organizar um Show” do produtor cultural, Alê Barreto do Rio de Janeiro)

Elaboração: José de Oliveira Santos “Zezito” - Educador e Produtor Cultural.

Pequenos eventos tipo roda de conversa, mesa redonda e etc..

Projeto mínimo com aspectos gerais (seguindo o padrão comum, contendo objetivos, justificativa, cronograma, metodologia e etc.. De forma simplificada e detalhando os aspectos operacionais, utilizando o roteiro abaixo.)

Programação

Previsão da quantidade de pessoas que participarão  do evento.

Inscrições.

Release

Banner ou flyer de internet.

Alimentação e água:

Segundo relato da quinta reunião presencial da Colaborativa Serigy.

O relato abaixo é a continuação de um outro postado no dia 23 de jullho de 2018, o qual está sendo trazido novamente para cá.

A reunião foi realizada no dia 14 de julho de 2918, no salão paroquial da igreja S. Francisco de Assis, Stos. Dumont, Aracaju.

A reunião contou com a presença de Zezito de Oliveira, Maíra Ramos, Pe. Soares, Igor Gonçalves e  seis jovens ligados ao grupo poverello.

A reunião teve como pauta principal a discussão dos valores, missão e visão de futuro da ColabSE. Essa discussão foi mediada/facilitada  por Igor Gonçalves.

As falas apresentaram as seguintes opiniões abaixo.  Após o registro e publicação na plataforma corais, quem não participou da reunião presencial poderá apresentar suas opiniões, assim como poderá refazer ou organizar o que foi produzido na reunião presencial.

PRODUTORA CULTURAL COLABORATIVA Links para quem quer conhecer os detalhes e repercussões da proposta.

Prezados Senhores

 
Vivemos um período difícil,  quiça seja passageiro,  e observamos  um descontrole planetário sem precedentes  e por conseguinte,  nossas atenções estão mais voltadas para a sinalização de crises, problemas, dificuldades e etc, contudo as energias positivas também estão lá nos seus respectivos espaços influenciando e gerando uma reação inversa é portanto necessário  direcionarmos  o nosso olhar  para  as oportunidades bem como para as boas práticas.
 
Segue uma sequência de links com informações que registram a nossa continuidade, e a nossa confiança de que com atitudes  colaborativas o o percursos se torna mais ameno. 
 

Matéria veiculada pela Fundação Banco do Brasil

Precisa de ajuda?

Blog

O blog permite que os membros de um projeto se comuniquem, discutindo e publicando novidades. É um ótimo lugar para compartilhar processos, desafios e explorar ideias.